Led´s em série, ajuda

Responder
Bruno Valente
Curioso
Curioso
Registado: 16 dez 2009, 15:39

Led´s em série, ajuda

Mensagem por Bruno Valente »

Boa tarde a todos, o meu nome é Bruno Valente tenho 18 anos e sou do Porto, sou novo por estas bandas e gostaria que me tirassem uma dúvida.
Quero fazer com dois Led´s vermelhos um farol de cauda de um comboio, a ligação é em série e o que preciso de saber é o valor da resistênica a aplicar no circuito, visto que é dois led´s para um transformador de 18 V.
Obrigado.
Com os melhores cumprimentos, Bruno Valente :)
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Led´s em série, ajuda

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Já existe no fórum, um tópico semelhante que penso permitir-te tirar as dúvidas.

Link para o tópico

De qualquer modo, e como me parece que não é debatido este assunto no outro tópico mencionado, tens de ter atenção à alimentação que vais usar.
Falas num transformador de 18V. Ora o transformador fornece corrente alterna, o que na melhor das hipóteses, faria os LEDs piscarem (para dizer a verdade, nunca apliquei corrente alterna a LEDs). Dito isto, restam duas hipóteses (há mais, mas não vamos por aí). Ou colocas uma fonte DC a alimentar o circuito, ou rectificas a alimentação do transformador. Mas isso é outro assunto que provavelmente também podes pesquisar aqui no fórum.
Muito resumidamente, vou explicar o que pretendes.
Tens 18V (já estou a considerar DC), supondo que os LEDs são de 2V, e que a respectiva corrente será de 5mA, calcula-se do seguinte modo:
---> 18V - (2+2)V = 14V (dois LEDs em série)
---> 14V / 5mA = 2800 ohms (2700+100 ---> valores tipicos comerciais)
Este será o valor da resistência a colocar no circuito.
Bruno Valente
Curioso
Curioso

obrigado rainbow
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

Já agora, se estiver interessado existem "quilos" de esquemas na net, quem permitem maior realismo aos comboios, desde luzes internas, leds que "mudam" de cor de acordo com o sentido do comboio (pricipalmente nas automotoras)
Modelismo ferroviário, models trains
exemplo de um em que as luzes internas estão sempre ligadas, independentemente do sentido e as luzes de cauda e frontais acesas de acordo com o sentido correcto. Para o outro sentido é preciso repetir o circuito de baixo, mas com o diodo ao contrário:
http://www.robertstrains.net/lighting.html
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

Bruno Valente
Curioso
Curioso

nelmindo Escreveu:Já agora, se estiver interessado existem "quilos" de esquemas na net, quem permitem maior realismo aos comboios, desde luzes internas, leds que "mudam" de cor de acordo com o sentido do comboio (pricipalmente nas automotoras)
Modelismo ferroviário, models trains
exemplo de um em que as luzes internas estão sempre ligadas, independentemente do sentido e as luzes de cauda e frontais acesas de acordo com o sentido correcto. Para o outro sentido é preciso repetir o circuito de baixo, mas com o diodo ao contrário:
http://www.robertstrains.net/lighting.html
Todos os comboios que tenho, inclusive as máquinas, têm todas iluminação porreira consoante o sentido de marcha, farois de cauda, etc. Apenas esta dúvida é para uma carruagem dos Inter Cidades, que não tem iluminação, querendo assim reproduzir os farois de cauda. Muito obrigado a todos pela vossa simpatia.
Um Feliz Natal.
Responder

Voltar para “Dúvidas”