Viva,
Situação: esteiras colocadas na cobertura de um prédio com a alimentação de máquinas e condutas de AVAC não têm ligação equipotencial.
O RSIUEE exige tal?
RSIUEE e ligação equipotencial
-
- Aprendiz
- Registado: 11 nov 2008, 11:26
- Contacto:
Re: RSIUEE e ligação equipotencial
O RSIUEE já obrigava a ligação das massas à terra nessas situações. Mas esse regulamento já não vigora. Tens que te orientar pelas Regras técnicas. O ideal, em esteiras é passar um condutor de massa ao longo do caminho de cabos e ligar todas as partes (todas as esteiras) a este condutor. Só assim garantes a equipotencialidade entre elas.
-
- Aprendiz
- Contacto:
Obrigado.
Eu sei que não vigora actualmente.
Mas é uma obra antiga e segue este regulamento.
Já agora, o mesmo verifica-se se o fabricante assegurar a continuidade entre esteiras?
Eu sei que não vigora actualmente.
Mas é uma obra antiga e segue este regulamento.
Já agora, o mesmo verifica-se se o fabricante assegurar a continuidade entre esteiras?
Nesse caso bata ligar a esteira à terra num dos pontos e fazer "shunts" nas uniões. Se o fabricante garante a continuidade nas uniões pode dispensar os shunts.
-
- Aprendiz
- Contacto:
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
mpinto Escreveu:O RSIUEE já obrigava a ligação das massas à terra nessas situações. Mas esse regulamento já não vigora. Tens que te orientar pelas Regras técnicas. O ideal, em esteiras é passar um condutor de massa ao longo do caminho de cabos e ligar todas as partes (todas as esteiras) a este condutor. Só assim garantes a equipotencialidade entre elas.
Boas,
a solução apresentada devia ser a única, pois nada garante que algum tempo depois de instalada,
a continuidade não deixa de existir devido à formação de ferrugem em alguns pontos de aperto entre esteiras.
A continuidade feita por cabo contínuo, permite também, em caso de necessidade para eventual substituição
ou reparação, a desmontagem de qualquer troço da esteira sem pôr em risco a segurança de pessoas.
Cump
ohmico
Inteiramente de acordo. Mas quando apresentamos uma solução, supostamente a melhor e ainda assim quem coloca a questão já tem ideia pré-definida, então terá que decidir por aquilo que mais lhe convém.
Abraço.
Abraço.