Ligar mastro de antenas à Terra comum... será boa ideia?

Responder
sagan
Curioso
Curioso
Registado: 01 set 2008, 19:46

Ligar mastro de antenas à Terra comum... será boa ideia?

Mensagem por sagan »

O projecto ITED da minha moradia contempla a ligação do mastro de antenas à Terra comum da moradia.

Será boa ideia? Em caso de descarga atmosférica, todas as partes metálicas dos electrodomésticos, etc, vão ficar com um potencial letal, ou sou eu que não estou a ver bem a questão?

Pelo sim pelo não, vou fazer um circuito independente só para o mastro...
ecastro
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 fev 2008, 14:38
Has thanked: 1 time
Been thanked: 6 times

Re: Ligar mastro de antenas à Terra comum... será boa ideia?

Mensagem por ecastro »

Viva

O esquema em anexo deve ajudar
Anexos
terrasprotecao.pdf
(75.78 KiB) Transferido 263 vezes
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Been thanked: 17 times

Mensagem por mitos »

ecastro Escreveu:Viva

Bom dia,
no teu esquema de terras existe um erro, a ligação do mastro das antenas á terra é feita após o ligador amovivel do barramento geral de terras e não antes como podes ver no esquema em baixo
terras.JPG
terras.JPG (64.34 KiB) Visto 1121 vezes
e já agora não tenho conhecimento de ser necessario um ligador amovivel entre as terras "ITED" e "energia"

cumps.
Mitos
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
nmaparicio
Curioso
Curioso
Registado: 21 jan 2009, 14:24

Mensagem por nmaparicio »

Num projecto feito agora por mim, a terras estão todas ligadas ao QE TERRAS, segundo um conceito de Terra Única implementado pelo técnico responsável... todas as terras incluem a terra do ITED e energia...
Nuno Aparicio
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Has thanked: 10 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por eng_jersilva »

mitos Escreveu:

Bom dia,
no teu esquema de terras existe um erro, a ligação do mastro das antenas á terra é feita após o ligador amovivel do barramento geral de terras e não antes como podes ver no esquema em baixo
terras.JPG
e já agora não tenho conhecimento de ser necessario um ligador amovivel entre as terras "ITED" e "energia"

cumps.
Mitos

se ler a nota mais a frente de onde tirou esse esquema ( nota nº3) diz lá q o uso do ligador entre bgt e o tpt é facultativo.
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

sagan Escreveu:O projecto ITED da minha moradia contempla a ligação do mastro de antenas à Terra comum da moradia.

Será boa ideia? Em caso de descarga atmosférica, todas as partes metálicas dos electrodomésticos, etc, vão ficar com um potencial letal, ou sou eu que não estou a ver bem a questão?

Pelo sim pelo não, vou fazer um circuito independente só para o mastro...
atenção a esse conceito! porque lá por existir um electrodo separado para o mastro das antenas não é garantia de qualquer protecção contra descargas atmosféricas, no caso de uma descarga atmosférica o facto de estar a ligação do mastro de antenas separada não protege em nada visto que os dois electrodos estão quase de certeza sobre a influência um do outro a descarga pode muito bem ser encaminhada para a terra e "voltar a entrar dentro de casa" pelo electrodo de terra da moradia!!!

aconselho a fazer a ligação de acordo com o esquema apresentado pelo colega "mitos", e neste caso como as antenas vão no fundo funcionar como pára-raios a resistência do electrodo de terra deve ser o mais baixa possível com o máximo de 10 ohm!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
MIG666
Curioso
Curioso
Registado: 02 ago 2008, 21:24

Mensagem por MIG666 »

mitos Escreveu:

Bom dia,
terras.JPG

cumps.
Mitos
Quando esteve à discução publica o novo manual, entre outros, a 'Graucelsius' apresentou uma sugestão que não foi aceite.
Infelizmente, para mim: [Capítulo 13.7 – Esquema eléctrico e de terras
Em nossa opinião a ligação do mastro da antena e terra do equipamento associado deveria ser
feita a jusante do ligador amovível de terra e não directamente ao eléctrodo de terra como
representado no esquema.
Da forma representada, quando se desligar a instalação para medição do valor de terra,
estaremos a injectar uma tensão no eléctrodo que se fará sentir no mastro da antena e
equipamentos adjacentes. Se estiver ligada a jusante do ligador amovível (ao terminal principal
de terra) ao desligar o ligador amovível é possível realizar correctamente a medição do valor de
resistência de terra.]
.
1 - O ligador amovível, após o piquet de terra, estabelece uma ligação eléctrica e mecânica estável.
Em caso de descarga atmosférica via cabo ao mastro, antes ou após o ligador, o potencial é o mesmo (pràticamente, para ser preciso).
2 - Já quanto à medida da resistência de terra, abrindo o amovível, a coisa muda de figura e pode ser grave. Dependendo da fixação do mastro, qualidade e material de suporte do mesmo, a resistência que pretendemos medir pode ser fortemente influenciada. Se a antena não for obrigatória, a qualquer momento pode ser removida bem como o mastro respectivo. E, eventualmente, lá se vai um belo auxiliar para baixar o valor resistivo pretendido.
(Alguém se lembra de, nos velhos tempos, quando o valor da terra não estava aceitável, fazer-se um shunt a um ferro do pilar mais próximo. Quase sempre batia certo!). Pois poderemos cair numa situação semelhante. Não será que o mastro da antena vai ser fixado a uma bela estrutura metálica, que vai auxiliar a conseguirmos uma "terra" maravilhosa?
PS.: Se cortarem o mastro, por desnecessário e inestético, lembrem-se de voltar a medir a "terra". Não vá o dito cujo tecê-las...
mig666
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”