Como contornar a contagem de energia

Responder
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Como contornar a contagem de energia

Mensagem por amoreira »

Boas,

Imaginem um edifico de habitação com uma instalação vulgar, ramal de entrada do distribuidor
e fracções com contagem individual etc...

O cliente pretende instalar um grupo gerador para socorrer 100% da instalação, mas se eu interligar
a alimentação do Grupo ao QColunas quando esta está a ser alimentada pelo Grupo os contadores
das fracções continuam a contabilizar a energia ou seja quer seja alimentado pelo distribuidor quer
pelo grupo conta sempre.

O que eu pretendo é encontrar uma solução em que quando a instalação é alimentada pelo grupo seja
feito um "by-pass" aos contadores do distribuidor pois não faz sentido este estar a facturar, já algum de
vocês teve uma situação semelhante ?
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
guine
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 03 dez 2009, 11:52

Re: Como contornar a contagem de energia

Mensagem por guine »

meu amigo eu tenho isso na minha habitaçao mas o sistema é manual, o gerador entra numa tomada da rede, meti um disjuntor geral logo a entrada antes do diferencial da distribuição, eu só desligo manualmente este disjuntor , e um disjuntor do neutro que eu meti de preposito por precaução para este fim. com uma lampada neon de quadro sei quando o distribuidor restabelece a ligação,nesse caso desligo o gerador e rearmo os disjuntores até hoje tem resultado, arcaico, simples e pratico.
cumps
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por amoreira »

Para uma situação dómestica tal como a descreveste pode ser uma solução, mas o que procuro é
uma solução diferente e claro o grupo é de arranque automático e como disse antes é para servir
um edificio de habitação com vários pisos.
guine
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 03 dez 2009, 11:52

Mensagem por guine »

meu amigo tinha-mos isso na Somália com 2 grupos de geradores, quando um ficava sem gasoleo o outro arrancava automaticamente, vou ver se me lembro como faziam-mos isso já que o resultado é o mesmo duas fontes de alimentação distintas, penso que era com uns contactores, quando faltava a corrente a bobine de chamada abria, mas de momento não me lembro do resto, vou pensar como era , sem compromisso

P.S. desculpe o amigo não quer nada disto, o que pretende é mais complexo, penso que só com outro ramal consegue contornar os contadores
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

mas o que o colega quer, é alimentar à cabeça do edificio, mas como em cada apartamento, há um contador no patamar do piso, tem o problema de contar uma energia que não foi fornecida pelo dstribuidor.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Não me parece que haja solução fácil para este caso.
Acho que só mesmo, como tu disseste, fazendo um "by-pass" ao contador, por exemplo, com um contactor instalado lá perto, e que recebesse sinal quando o gerador arranca. Ou então, colocar um segundo ramal por habitação, que viesse directamente do gerador.
Mas, falta tantas vezes a energia nessa instalação, para que seja necessário um gerador? É que o gerador também "bebe"...e quem é que paga as bebidas? :D
Normalmente, só se instalam grupos de emergência no caso de haver cargas criticas.
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por amoreira »

Sim é mesmo necessário colocar um gerador porque trata-se de um projecto para Angola e por lá por vezes
falta energia dias a fio dai ser necessário socorrer 100% da instalação.

Já fiz um projecto para lá que era um edificio de escritórios na altura fiz uma instalação paralela á do distribuidor
mas é uma solução dispendiosa e não queria aplicar nesta instalação.

Tenho de encontrar uma coisa do tipo com Reles ou contactores para que mande um sinal ao contador
quando a instalação é alimentada pelo grupo.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

A tua empresa faz projectos para Angola? Também trabalham (instalam) lá, ou é só projecto? Como se chama a empresa?
Espero não estar a ser indiscreto...se estiver a ser, não respondas. :D
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

parece-me só ter uma solução que é instalar uma coluna montante socorrida com comutação no quadro de colunas
e com inversor em cada quadro de habitação, à semelhança de qualquer outra instalação socorrida.

As alternativas propostas até agora são pouco técnicas e só possíveis se o fornecedor de energia as permitir.

cump

ohmico
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

Boas.
Angola é um mundo à parte, mas a única solução julgo ser a que o ohmico referiu(coluna paralela com inversão em cada quadro)
Se fosse possível de forma legar colocar algum by-passe ao contador para funcionar quando alimentado por gerador, facilmente algum artista arranjava forma de a sua instalação estar sempre a "ser alimentada por gerador"(ligava o by-passe o tempo todo, mesmo com rede.)
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Mensagem por amfys »

Como o colega disse, e bem, Angola é um mundo à parte.

Normalmente a Edel só precisa ter um contador à cabeça da instalação e depois dentro da mesma os inquilinos/condomínio é que divide a factura pelos consumidores, consoante o que é registado nos contadores de cada fracção.

Posso dizer que já projectei para lá uma solução com inversão no quadro de coluna com base em contadores multi-tarifa e multi-energia que permitirem contabilizar de forma distinta, para cada fracção autónoma, a energia fornecida pelo distribuidor de energia local (rede normal) e a energia fornecida pelos grupos de emergência que entram em funcionamento quando há falha na rede normal.
Os contadores possibilitam a comutação entre cada tarifa/energia de forma externa, por comando originado pelos inversores rede-grupo.

Este comando externo encontra-se efectuado dentro das caixas de contagem devidamente seladas.

Foi considerado ainda contagem da energia total fornecida pelos grupos para se poder comparar com o total consumido pelos inquilinos.

Os inquilinos não têm qualquer vantagem em ter a energia contabilizada como energia de socorro pois esta é mais cara que a energia fornecida pela EDEL. Senão não valia a pena sequer estar ligado à rede.
Uma vez que o sistema é instalado nas caixas de contagem seladas o risco de um inquilino adulterar o sistema é o mesmo que numa instalação vulgar.

A solução da coluna montante socorrida nem sempre é viável pois não só aumenta significativamente os custos mas obriga o arquitecto a considerar mais espaço para as instalações, regra geral tarefa extremamente desagradável para a maioria dos arquitectos.
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por amoreira »

amfys Escreveu:Como o colega disse, e bem, Angola é um mundo à parte.

Normalmente a Edel só precisa ter um contador à cabeça da instalação e depois dentro da mesma os inquilinos/condomínio é que divide a factura pelos consumidores, consoante o que é registado nos contadores de cada fracção.

Posso dizer que já projectei para lá uma solução com inversão no quadro de coluna com base em contadores multi-tarifa e multi-energia que permitirem contabilizar de forma distinta, para cada fracção autónoma, a energia fornecida pelo distribuidor de energia local (rede normal) e a energia fornecida pelos grupos de emergência que entram em funcionamento quando há falha na rede normal.
Os contadores possibilitam a comutação entre cada tarifa/energia de forma externa, por comando originado pelos inversores rede-grupo.

Este comando externo encontra-se efectuado dentro das caixas de contagem devidamente seladas.

Foi considerado ainda contagem da energia total fornecida pelos grupos para se poder comparar com o total consumido pelos inquilinos.

Os inquilinos não têm qualquer vantagem em ter a energia contabilizada como energia de socorro pois esta é mais cara que a energia fornecida pela EDEL. Senão não valia a pena sequer estar ligado à rede.
Uma vez que o sistema é instalado nas caixas de contagem seladas o risco de um inquilino adulterar o sistema é o mesmo que numa instalação vulgar.

A solução da coluna montante socorrida nem sempre é viável pois não só aumenta significativamente os custos mas obriga o arquitecto a considerar mais espaço para as instalações, regra geral tarefa extremamente desagradável para a maioria dos arquitectos.

Boas,

Quem comercializa esses contadores multi-tarifa e multi-energia?
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Mensagem por amfys »

Na altura foi contactada a Actaris (acho que agora é ITRON) e eles recomendaram o modelo ACE SL7000

É uma empresa conhecida especialmente por ser fornecedora de contadores para a EDP.
Responder

Voltar para “Dúvidas”