ligação de motor trifásico

Responder
nunochavesmateus
Curioso
Curioso
Registado: 25 ago 2007, 18:50

ligação de motor trifásico

Mensagem por nunochavesmateus »

é o seguinte, para ligar um motor em estrela quantos bornes tenho que utilizar na caixa de terminais? serão só quatro , onde num ligo os terminais w2u2v2 e nos outros três ligo L1u1, l2 v1, L3 w1.

e na ligação em triangulo uso só 3 bornes?L1 u1 w2, L2V1U2, L3w1v2

será assim ,obrigado pela ajuda

ps: se soberem de sitio onde possa ver uma caixa de terminais aberta com as ligações feitas agradecia.
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Re: ligação de motor trifásico

Mensagem por patinhofeio »

Boas.
Por norma, do lado de dentro da caixa de bornes, tem o esquema de como ligar em estrela ou em triângulo.
Atenção que o motor tem de ter enrolamentos que permitam estrela ou triângulo em Portugal. A grande parte deles apenas permite ligação em estrela(devido à voltagem de rede).
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Re: ligação de motor trifásico

Mensagem por Mário »

Boas
nunochavesmateus Escreveu:é o seguinte, para ligar um motor em estrela quantos bornes tenho que utilizar na caixa de terminais? serão só quatro , onde num ligo os terminais w2u2v2 e nos outros três ligo L1u1, l2 v1, L3 w1.

Quatro por quê? Creio que sei qual a tua duvida; ou seja se tens um placa de motor para 220/380 "230/400" ou 380/660 "400/690" onde com a menor tensão o motor é ligado em Triângulo, e com a tensão mais elevada é ligado em estrela.

As placas têm que ter 6 bornes. Em ligação estrela fica chantado os 3 bornes "w2, u2, v2" (também podem ser os outros o que der mais jeito).

e na ligação em triângulo uso só 3 bornes?L1 u1 w2, L2V1U2, L3w1v2.

Certo.Se for ligado em triangulo directo, então tens que por as chapas de chante ao alto
Podes e deves pesquisar no forum, temos muita informação, e depois tirar as duvidas.
Por ex. http://www.eletricidade.net/download/file.php?id=1937
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... 43&start=0

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Dúvidas”