ajuda a um amigo de idade
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 6 times
ajuda a um amigo de idade
amigos , foi-me colocado um desafio , ao qual não soube responder ...
então é assim , um amigo meu de idade perguntou-me se era possivel colocar um interruptor junto da cama para apagar a luz sem ter que se levantar ...
falei se o candeeiro não dava e ele disse que por vezes está a fazer alguns trabalhos em que é necessaria a luz do quarto uma luz mais abragente ...
falei-lhe de uma comutação de escada , acende de um lado apaga no outro ... mas para isso tinha de passar mais um fio na interruptor , mudar o interruptor e passar mais fios ... e claro colocar calha ou abrir rossos ...
ele diz que quer uma cena simples ...
e é aqui que eu gostava de poder contar com a vossa ajuda , porque eu terminei ali , já não soube o que responder ...
será que indo à caixa de derivação e ligar um interruptor ao outro interruptor dá ?
obrigado malta
então é assim , um amigo meu de idade perguntou-me se era possivel colocar um interruptor junto da cama para apagar a luz sem ter que se levantar ...
falei se o candeeiro não dava e ele disse que por vezes está a fazer alguns trabalhos em que é necessaria a luz do quarto uma luz mais abragente ...
falei-lhe de uma comutação de escada , acende de um lado apaga no outro ... mas para isso tinha de passar mais um fio na interruptor , mudar o interruptor e passar mais fios ... e claro colocar calha ou abrir rossos ...
ele diz que quer uma cena simples ...
e é aqui que eu gostava de poder contar com a vossa ajuda , porque eu terminei ali , já não soube o que responder ...
será que indo à caixa de derivação e ligar um interruptor ao outro interruptor dá ?
obrigado malta
Re: ajuda a um amigo de idade
Boas. Colocando outro interruptor não te irá resolver a situação, porque se acenderes num lado, já não apagas no outro, e vice-versa. A solução melhor deverá ser instalar calha técnica(evitas de fazer muito lixo neste caso) e colocar um comutador de escada na cama e trocar o outro interruptor por um comutador de escada também. Espero ter ajudado.
Cumps
Cumps
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas.
A possível solução que deixo não é a ideal, mas por vezes é a melhor.
Nas instalações antigas, as tomadas costumas estar juntas com a iluminação. Se for o caso da instalação desse senhor, basta tentar passar 2 retornos desde a tomada onde esta o candeeiro até a caixa de derivações.
Depois dessa caixa, os retornos vão até ao actual interruptor(pode usar o fio de fase para guia)
Agora basta mudar o interruptor para comutador de escada, e junto da tomada usar a fase para ligar a pêra aos retornos passados.
Se a tubagem for reduzida e não permitir passar os dois retornos, pode sempre passar apenas um e usar telerruptor(vulgo relé de impulso)
Abraço
A possível solução que deixo não é a ideal, mas por vezes é a melhor.
Nas instalações antigas, as tomadas costumas estar juntas com a iluminação. Se for o caso da instalação desse senhor, basta tentar passar 2 retornos desde a tomada onde esta o candeeiro até a caixa de derivações.
Depois dessa caixa, os retornos vão até ao actual interruptor(pode usar o fio de fase para guia)
Agora basta mudar o interruptor para comutador de escada, e junto da tomada usar a fase para ligar a pêra aos retornos passados.
Se a tubagem for reduzida e não permitir passar os dois retornos, pode sempre passar apenas um e usar telerruptor(vulgo relé de impulso)
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Bom dia.
A solução mais prática que conheço, dada a "exigência" do caso, será colocar um comando tipo RF. Sem estar a querer dar preferências a ninguém (pode sempre consultar o mercado), sugiro que contacte a REXEL. Eles tem uma solução desse tipo, a marca é NICE, a referência do produto é TT1L (central miniaturizada de iluminação).
É muito simples de instalar, basta colocar o receptor na caixa de derivação.
A solução mais prática que conheço, dada a "exigência" do caso, será colocar um comando tipo RF. Sem estar a querer dar preferências a ninguém (pode sempre consultar o mercado), sugiro que contacte a REXEL. Eles tem uma solução desse tipo, a marca é NICE, a referência do produto é TT1L (central miniaturizada de iluminação).
É muito simples de instalar, basta colocar o receptor na caixa de derivação.
- Anexos
-
- Páginas de catalogo NICE.pdf
- (123.33 KiB) Transferido 158 vezes
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 02 dez 2009, 23:55
Sim.. essa é uma solução... Um comando para a lâmpada... Fácil aplicação e confortável...
Tem de comprar um conjunto de comando e emissor para a lâmpada e um interruptor sem fios...
Isto é algo que poderá encontrar nas lojas de material de construção na secção de electricidade..
Tem de comprar um conjunto de comando e emissor para a lâmpada e um interruptor sem fios...
Isto é algo que poderá encontrar nas lojas de material de construção na secção de electricidade..
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 6 times
vou levar todas estas dicas e vou-las colocar ... vamos ver o que ele diz ...
obrigado a todos
obrigado a todos
-
- Velha Guarda
É só mais uma página de catálogo da MINDY TT.
- Anexos
-
- Páginas de nice_cat_nicehome_system_en.pdf
- (46.14 KiB) Transferido 140 vezes
Será que alguem me pode dizer o preço deste conjunto? Estou a pensar em utilizar esta solução para o meu quarto.
-
- Velha Guarda
Bom dia.
Anexo cotação de um fornecedor conhecido, e rectifico a informação dada anteriormente (penso que a central miniaturizada TT2L será mais indicada do que a que referi anteriormente (TT1L), pelo simples facto de ser mais pequena).
Anexo cotação de um fornecedor conhecido, e rectifico a informação dada anteriormente (penso que a central miniaturizada TT2L será mais indicada do que a que referi anteriormente (TT1L), pelo simples facto de ser mais pequena).
Obrigado rainbow, mas ainda não tenho permições para visualizar ou descarregar anexos deste forum.