Projecto ITED, que manual usar?
Projecto ITED, que manual usar?
Boas noites!
Neste momento estou a fazer um projecto ited para entrar na câmara municipal, antes de 2010.
A minha duvida é: Qual o manual com o qual devo fazer o projecto?
1º Fazer com o antigo ited e colocar a fibra? O que deve constar no termo?
2º Fazer totalmente pelo antigo sem fibra?
Cumps.
Neste momento estou a fazer um projecto ited para entrar na câmara municipal, antes de 2010.
Cumps.
Re: Projecto ITED, que manual usar?
ola,
Na minha opinião já deveria fazer com o novo manual ITED, disponibilizado no sitio da ANACOM.
Não faz muito sentido ainda utilizar o anterior, uma vez que quando for implementar o projecto este já está desactualizado.
Custa um pouco mais a fazer agora mas o seu cliente ficará melhor servido... não acha?
abraços
Na minha opinião já deveria fazer com o novo manual ITED, disponibilizado no sitio da ANACOM.
Não faz muito sentido ainda utilizar o anterior, uma vez que quando for implementar o projecto este já está desactualizado.
Custa um pouco mais a fazer agora mas o seu cliente ficará melhor servido... não acha?
abraços
Fazes de aordo com o actual. No entanto, na mem desc, deverás recomendar a instalação de uma Caixa C2 próximo do ATI e a instalação de tubagem que permita levar a cablagem necessária para a ZAP definida no novo manual ( 6 Tom).vfr800 Escreveu:Boas noites!
Cumps.
Cumprimentos.
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 fev 2009, 18:21
- Has thanked: 5 times
- Been thanked: 3 times
A meu ver, isso depende do tipo de obra.
Se o projecto é para uma moradia de uma freguesia que ainda não exista fornecimento de TV cabo e os moradores da casa te digam de antemão que vão utilizar telemóveis em vez de telefone fixo (pois não passam muito tempo em casa), até podes optar por fazer segundo o manual que ainda está em vigor.
A opção deve ser resultado do critério que, junto com o futuro morador, definirem
Mas, esta é só a minha opinião.
Se o projecto é para uma moradia de uma freguesia que ainda não exista fornecimento de TV cabo e os moradores da casa te digam de antemão que vão utilizar telemóveis em vez de telefone fixo (pois não passam muito tempo em casa), até podes optar por fazer segundo o manual que ainda está em vigor.
A opção deve ser resultado do critério que, junto com o futuro morador, definirem

Mas, esta é só a minha opinião.
Desde já obrigado pelas dicas!!
Já agora... as MD's devem conter os ensaios que devem ser feitos pelo instalador? Visto que agora não há entidades certificadoras e o instalador só tem que elaborar um termo... fico com a duvida...

Já agora... as MD's devem conter os ensaios que devem ser feitos pelo instalador? Visto que agora não há entidades certificadoras e o instalador só tem que elaborar um termo... fico com a duvida...
-
- Curioso
- Registado: 21 jan 2009, 17:20
-
- Curioso
- Registado: 10 out 2007, 13:16
O instalador para passar o termo, tem de realizar os ensaios, afim de garantir que a instalação esta boa e ter um comprobativo deste. Caso contrario esta a falsear o termo.
cump
orlando grilo
cump
orlando grilo
Na minha opinião acho que devemos usar o manual que está em vigor isto é ITED 1ª edição com as alterações introduzidas recentemente (estimativa orçamental, sistemas de segurança etc.). O que está para vir ainda pode ser bastante modificado e "o que está no forno ainda não está cozido".
Boas!
Já efectuei o projecto.....agradeço as dicas!!!
Elaborei de acordo com o decreto lei em vigor e o 1º manual ited, contudo previ já uma tomada de FO na ZAP e a CATI anexa ao ATI para instalação futura da FO...
Elaborei de acordo com o decreto lei em vigor e o 1º manual ited, contudo previ já uma tomada de FO na ZAP e a CATI anexa ao ATI para instalação futura da FO...
Boas!
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
CATI anexa ao ATI para instalação futura da FO...??? a CATI serve para apoio ao ATI nomeadamente para colocação de activos, modems/routers/switch´s/ONT´s etc. sejam eles por cabo, par de cobre ou fibra, não foi feita só para FO...vfr800 Escreveu:Boas!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Varejo Escreveu:CATI anexa ao ATI para instalação futura da FO...??? a CATI serve para apoio ao ATI nomeadamente para colocação de activos, modems/routers/switch´s/ONT´s etc. sejam eles por cabo, par de cobre ou fibra, não foi feita só para FO...vfr800 Escreveu:Boas!
O objectivo foi esse, expus foi mal a ideia....lol...Obrigado pela correcção