[Ajuda] Corte radical electricidade
[Ajuda] Corte radical electricidade
Olá,
tenho um andar arrendado a um inquilino que deixou de pagar a renda.A minha ideia foi mandar cortar a electricidade à EDP, acontece que o homem é electricista e tem acesso à coluna montante através da chave que é igual em todas as casas/prédios em Portugal(o disjuntor está dentro de casa) e das 5 vezes que a EDP fez o corte "eficaz"(segundo os parâmetros da EDP) o tipo consegue sempre religar.
Alguém me pode aconselhar um corte realmente eficaz e radical para ensinar aos senhores da EDP?
Cumprimentos.
tenho um andar arrendado a um inquilino que deixou de pagar a renda.A minha ideia foi mandar cortar a electricidade à EDP, acontece que o homem é electricista e tem acesso à coluna montante através da chave que é igual em todas as casas/prédios em Portugal(o disjuntor está dentro de casa) e das 5 vezes que a EDP fez o corte "eficaz"(segundo os parâmetros da EDP) o tipo consegue sempre religar.
Alguém me pode aconselhar um corte realmente eficaz e radical para ensinar aos senhores da EDP?
Cumprimentos.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: [Ajuda] Corte radical electricidade
Eu acho que a solução já não passa por aí. Se a EDP cortou a luz e ela foi reactivada ilegalmente, ela tem a obrigação de reagir judicialmente.
5 vezes já é um abuso não por parte do inquilino, mas sim por parte de EDP por não ter actuado!!!
Até há um ditado: 1ª caem todos, à 2ª cai quem quer... não me lembro de chegar à 5ª...
5 vezes já é um abuso não por parte do inquilino, mas sim por parte de EDP por não ter actuado!!!
Até há um ditado: 1ª caem todos, à 2ª cai quem quer... não me lembro de chegar à 5ª...
Pois, mas neste momento isso tinha pouco valor prático.O inquilino continuaria descansado em casa e a roubar electricidade.
Uma questão que coloco à EDP é se houvessem mais pessoas do prédio a fazer o mesmo, o que a empresa faria? não tenho resposta.
Terá de ser uma solução radical e eficaz.Algo que a EDP não tenha autorização de fazer mas que eu posso fazer como particular(soldar partes, partir peças, tirar o ramal do prédio, etc).
Continuo a aceitar sugestões.
Uma questão que coloco à EDP é se houvessem mais pessoas do prédio a fazer o mesmo, o que a empresa faria? não tenho resposta.
Terá de ser uma solução radical e eficaz.Algo que a EDP não tenha autorização de fazer mas que eu posso fazer como particular(soldar partes, partir peças, tirar o ramal do prédio, etc).
Continuo a aceitar sugestões.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Mário
Cump.kinsky Escreveu:Olá,
tenho um andar arrendado a um inquilino que deixou de pagar a renda.
Só em tribunal é que saí
A minha ideia foi mandar cortar a electricidade à EDP, acontece que o homem é electricista e tem acesso à coluna montante através da chave que é igual em todas as casas/prédios em Portugal(o disjuntor está dentro de casa) e das 5 vezes que a EDP fez o corte "eficaz"(segundo os parâmetros da EDP) o tipo consegue sempre religar.
O contrato está em nome dele,? se sim , não pode fazer nada. Se está em nome do proprietario só ele pode mandar cortar a energia.
Cumprimentos.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Só em tribunal é que saí
Sim, eu sei que só em tribunal, mas até lá não tenho de lhe facilitar a vida.
O contrato está em nome dele,? se sim , não pode fazer nada. Se está em nome do proprietario só ele pode mandar cortar a energia.
Está em nome do proprietário, que sou eu.E já mandei cortar a energia várias vezes mas ele é electricista e religa.
O problema é que a EDP não tem uma forma eficaz(pelo menos do que podem fazer) de cortar a energia.
Sugestões?
Cumprimentos.
Boas tardes...
Situação caricata, esta!!!
Se o contrato está em seu nome e o rescindiu, a partir desse momento deixou de pagar a energia. Assim sendo, faça uma queixa formal do indivíduo à EDP, em que ele está a consumir energia ilegalmente, ainda por cima de forma reincidente (5ª vez) que eles actuam em conformidade...
Outra atitude que possa tomar poderá ser prejudicativa para si, uma vez que ele (o inquilino) deve religar a energia na coluna onde se encontra o contador da EDP e, sendo da EDP não lhe pode mexer...
Eficaz mesmo só retirando o cabo de alimentação ao quadro principal da casa/andar (se houver uma alimentação eléctrica só para ele - teria que ser efectuado pela EDP).
Cumprimentos,
José Silva
Situação caricata, esta!!!
Se o contrato está em seu nome e o rescindiu, a partir desse momento deixou de pagar a energia. Assim sendo, faça uma queixa formal do indivíduo à EDP, em que ele está a consumir energia ilegalmente, ainda por cima de forma reincidente (5ª vez) que eles actuam em conformidade...
Outra atitude que possa tomar poderá ser prejudicativa para si, uma vez que ele (o inquilino) deve religar a energia na coluna onde se encontra o contador da EDP e, sendo da EDP não lhe pode mexer...
Eficaz mesmo só retirando o cabo de alimentação ao quadro principal da casa/andar (se houver uma alimentação eléctrica só para ele - teria que ser efectuado pela EDP).
Cumprimentos,
José Silva
Cumprimentos,
José Silva
José Silva
-
- Curioso
- Registado: 12 mar 2007, 21:04
Boa tarde
Não sei qual a zona em que tal ocorrência se passa mas na área operacional da Maia poderia ser feita uma participação aos serviços o que despoletaria a geração de uma OS para uma equipa se deslocar ao local e nessa altura e dependente de factores dos quais não tenho conhecimento poderia actuar-se de várias formas.
Como é um cliente já reincidente proceder ao corte e até, se possível, à retirada das linhas que vão da caixa de coluna ao contador. Caso o cliente esteja presente levantar um Auto de Notificação, com elementos de prova (selos rebentados, por exemplo) para se proceder ao acerto de contas e se necessário recorrer à via judicial.
caso o cliente se torne a religar é confrontar os serviços do porquê da não retirada do ramal e do levantamento do Auto para efeitos judiciais.
Cumpz
Não sei qual a zona em que tal ocorrência se passa mas na área operacional da Maia poderia ser feita uma participação aos serviços o que despoletaria a geração de uma OS para uma equipa se deslocar ao local e nessa altura e dependente de factores dos quais não tenho conhecimento poderia actuar-se de várias formas.
Como é um cliente já reincidente proceder ao corte e até, se possível, à retirada das linhas que vão da caixa de coluna ao contador. Caso o cliente esteja presente levantar um Auto de Notificação, com elementos de prova (selos rebentados, por exemplo) para se proceder ao acerto de contas e se necessário recorrer à via judicial.
caso o cliente se torne a religar é confrontar os serviços do porquê da não retirada do ramal e do levantamento do Auto para efeitos judiciais.
Cumpz
Blackangel Escreveu:
Eu deixei de pagar mas o inquilino está a roubar energia.
Já fiz diversas queixas à DAC - Direcção de Acompanhamento de Clientes da EDP.Está a ter pouco efeito, neste momento deixaram de responder aos meus emails.
Sim, ele está a religar na coluna montante.Está a religar de uma maneira em que a energia não passa pelo contador.
Coloquei essa hipótese hoje à EDP.Estou à espera de resposta.
Não sei qual a zona em que tal ocorrência se passa mas na área operacional da Maia poderia ser feita uma participação aos serviços o que despoletaria a geração de uma OS para uma equipa se deslocar ao local e nessa altura e dependente de factores dos quais não tenho conhecimento poderia actuar-se
de várias formas.
Na minha zona também é assim.Continuo à espera que uma "equipa técnica" vá novamente ao local para arranjar uma solução
Bem, o cliente sou eu, o contrato está em meu nome.O contador já foi isolado e selado mas o tipo consegue meter energia em casa à mesma.
Já questionei a EDP porque não foi pela via judicial, continuo à espera de resposta.
Segundo sei(tenho poucos conhecimentos de electricidade), o ramal não podem tirar senão os outros moradores do prédio ficavam sem energia.Acho interessante a ideia de tirar o cabo de energia que vai da coluna montante até ao quadro/disjuntor(que se encontra dentro do apartamento)
Cumprimentos.
Cumpz
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Bem, as soluções para resolver então para este caso, já foram todas exploradas acho eu.
Para não perder razão, para não arranjar problemas ao nivel criminal, recomendo a espera e o reforço das pressões junto das entidades, quer sejam por email (um por semana), quer sejam por carta registada com aviso de recepção (uma por mês). Isto deverá chegar a um ponto ridiculo que alguém vai ter vergonha e vai ter que agir, nem que seja por meio do "circo televisivo"...
Para não perder razão, para não arranjar problemas ao nivel criminal, recomendo a espera e o reforço das pressões junto das entidades, quer sejam por email (um por semana), quer sejam por carta registada com aviso de recepção (uma por mês). Isto deverá chegar a um ponto ridiculo que alguém vai ter vergonha e vai ter que agir, nem que seja por meio do "circo televisivo"...
-
- Curioso
Boas
Nem todas as áreas operacionais actuam da mesma forma dentro da EDP Distribuição.
Não vou entrar em pormenores mas situações dessas apanho todos os dias e tenho autonomia suficiente para cortar ou retirar o ramal que vem da caixa de coluna para o contador e em casos extremos corto as linhas "rente" que vão para o quadro do cliente.
Atenção que quando uso a palavra "Cliente" pretendo designar o utilizador. É a força do hábito. Só faço a distinção ao preencher o auto.
Só posso dizer para continuar a pressionar e que consiga resolver o mais rápido possível.
Cumpz
Nem todas as áreas operacionais actuam da mesma forma dentro da EDP Distribuição.
Não vou entrar em pormenores mas situações dessas apanho todos os dias e tenho autonomia suficiente para cortar ou retirar o ramal que vem da caixa de coluna para o contador e em casos extremos corto as linhas "rente" que vão para o quadro do cliente.
Atenção que quando uso a palavra "Cliente" pretendo designar o utilizador. É a força do hábito. Só faço a distinção ao preencher o auto.
Só posso dizer para continuar a pressionar e que consiga resolver o mais rápido possível.
Cumpz
Mostro 2 respostas/actuações que a EDP me indicou:Blackangel Escreveu:Boas
Cumpz
1-
Ao efectuarmos a desligação de um Cliente, a primeira acção que tomamos é a retirada do fusível de protecção instalado na Coluna Montante. Em ocasiões em que se considere não ser suficiente, os nossos serviços procedem também à desligação dos condutores, quer na base de fusíveis, quer no contador; são, no entanto, acções reversíveis por técnicos especializados e com acesso aos equipamentos, embora, para o efeito, tenham de quebrar os selos de integridade que colocamos.
2-
Foi efectuado novo corte por volta das 10:45h, do dia 29-10-2009. O corte foi mais incisivo que os anteriores, para além de desligados os condutores e selados os equipamentos, foi desenfiado o fio que liga ao contador, tornando uma eventual religação significativamente mais difícil.
Blackangel, acha que os técnicos estão a fazer tudo o que devem?
"e em casos extremos corto as linhas "rente" que vão para o quadro do cliente."
Acha que já cortaram "rente" ou que não cortaram tão "rente" e o tipo consegue ainda ligar ao quadro?
O que se passa neste momento é que a energia não está a ser contabilizada no contador(mesmo antes de ser selado pela EDP, já não estava) mas há energia dentro de casa.
A ideia será cortar ainda mais rente e/ou arranjar forma dos fios não poderem passar para o quadro?
Cumprimentos
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas...
Se as entidades não resolvem isso, eu sugeria enviar essa história para o programa "nos por cá" da Sic. Por vezes a exposição publica de certos problemas, torna a resolução imediata. Por outro lado, talvez se o inquilino exposto como caloteiro, talvez mude de ideias...ou alguém lhe passe um fusível na tola.
Se as entidades não resolvem isso, eu sugeria enviar essa história para o programa "nos por cá" da Sic. Por vezes a exposição publica de certos problemas, torna a resolução imediata. Por outro lado, talvez se o inquilino exposto como caloteiro, talvez mude de ideias...ou alguém lhe passe um fusível na tola.

Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
-
- Curioso
Pelo que está descrito as acções tomadas são as normais, agora há casos e casos.
Apesar de cortar as linhas desta ou daquela forma há utilizadores capazes de tudo, por exemplo, já apanhei um cliente que usou um cabo coaxial em que o nucleo de cobre era a fase e a malha o neutro e isto feito por fora da caixa de coluna. Nos prédios nunca foi criada uma legislação adequada e eficaz à protecção e conservação das mesmas. Como voçês bem sabem depois de estragar a fechadura triangular já nem selar se pode e depois ninguém a recoloca. Estas situações não são assim tão fáceis como se poderá supor de resolver. Apanho imensos casos desses até com ciganos, e não tenho nada contra eles, e é quase impossível resolver pois as câmaras e a Polícia nem querem lá ir. Lá aumenta os Incobráveis.
Normalmente o que faço é retirar ou cortar linhas 1 vez, duas, três e por aí fora até que chegue à via judicial. Não posso ajudar mais a não ser dizer-lhe que continue a pressionar e pergunte se já foi feito algum auto de notificação. O auto pode ser feito de duas maneiras consoante a área de actuação e o coordenador:
na presença do utilizador procede-se ao corte e pede-se nº contribuite e B.I e questiona-se se pretende assinar, pode recusar ou faz-se o auto sem ser presencialmente e tenta-se obter de uma outra forma pelo menos o nº contribuinte.
Deixa-se cópia na caixa do correio. No auto são descritas as acções tomadas e recolhidos os elementos de prova, sem isto a empresa não avança judicialmente.
Cumpz
Apesar de cortar as linhas desta ou daquela forma há utilizadores capazes de tudo, por exemplo, já apanhei um cliente que usou um cabo coaxial em que o nucleo de cobre era a fase e a malha o neutro e isto feito por fora da caixa de coluna. Nos prédios nunca foi criada uma legislação adequada e eficaz à protecção e conservação das mesmas. Como voçês bem sabem depois de estragar a fechadura triangular já nem selar se pode e depois ninguém a recoloca. Estas situações não são assim tão fáceis como se poderá supor de resolver. Apanho imensos casos desses até com ciganos, e não tenho nada contra eles, e é quase impossível resolver pois as câmaras e a Polícia nem querem lá ir. Lá aumenta os Incobráveis.
Normalmente o que faço é retirar ou cortar linhas 1 vez, duas, três e por aí fora até que chegue à via judicial. Não posso ajudar mais a não ser dizer-lhe que continue a pressionar e pergunte se já foi feito algum auto de notificação. O auto pode ser feito de duas maneiras consoante a área de actuação e o coordenador:
na presença do utilizador procede-se ao corte e pede-se nº contribuite e B.I e questiona-se se pretende assinar, pode recusar ou faz-se o auto sem ser presencialmente e tenta-se obter de uma outra forma pelo menos o nº contribuinte.
Deixa-se cópia na caixa do correio. No auto são descritas as acções tomadas e recolhidos os elementos de prova, sem isto a empresa não avança judicialmente.
Cumpz
Já tive uma sugestão de encher com cimento(ou outro material que impeça a passagem dos fios) a tubagem que vai da Coluna Montante até ao quadro.Penso que resultaria, depois tinha de ter trabalho e obras para desimpedir novamente.Blackangel Escreveu:Pelo que está descrito as acções tomadas são as normais, agora há casos e casos.
Apesar de cortar as linhas desta ou daquela forma há utilizadores capazes de tudo, por exemplo, já apanhei um cliente que usou um cabo coaxial ...
Normalmente o que faço é retirar ou cortar linhas 1 vez, duas, três e por aí fora até que chegue à via judicial.. No auto são descritas as acções tomadas e recolhidos os elementos de prova, sem isto a empresa não avança judicialmente.
Cumpz
A via judicial implica que consequência para o indivíduo e o tempo que demora?
Cumprimentos.
-
- Curioso
As consequências são várias embora ninguém vai preso por causa disso. Terá que pagar a energia consumida, danos no contador, ramal, deslocações dos técnicos, etc e em tribunal como a violação de selos é crime o juiz decretará o que entender.kinsky Escreveu:Já tive uma sugestão de encher com cimento(ou outro material que impeça a passagem dos fios) a tubagem que vai da Coluna Montante até ao quadro.Penso que resultaria, depois tinha de ter trabalho e obras para desimpedir novamente.Blackangel Escreveu:Pelo que está descrito as acções tomadas são as normais, agora há casos e casos.
Apesar de cortar as linhas desta ou daquela forma há utilizadores capazes de tudo, por exemplo, já apanhei um cliente que usou um cabo coaxial ...
Normalmente o que faço é retirar ou cortar linhas 1 vez, duas, três e por aí fora até que chegue à via judicial.. No auto são descritas as acções tomadas e recolhidos os elementos de prova, sem isto a empresa não avança judicialmente.
Cumpz
A via judicial implica que consequência para o indivíduo e o tempo que demora?
Cumprimentos.
O tempo é aquilo a que estamos habituados na nossa justiça.
Continue a pressionar, caro amigo.
Cumpz