Dúvida - Fibra Óptica em moradias

Responder
tekl
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 15 nov 2007, 23:33

Dúvida - Fibra Óptica em moradias

Mensagem por tekl »

Bom dia,

já algum tempo que estou ligado a ITED mas estou completamente a leste no que toca a fibra ópticas....

Estive a ler o novo manual para me preparar, e sei que cada moradia ou apartamento vai ter de levar 2 fibras, reparei também que a ZAP vai ter também 2 fibras.

a minha dúvida é se a fibra óptica vai ser usada para dados, voz ou televisão, e se cada linha consegue transmitir 2 ou mais comunicações distintas (tenho quase a certeza que não).

Então se vou levar as 2 fibras até â ZAP, nos quartos como se faz? coloca-se apenas tubagem e uma cx de reserva???
Ou coloca-se 1 fibra para cada compartimento da casa, mas desligadas no ATI ?

obrigado
lmp
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 13 nov 2007, 14:09

Re: Dúvida - Fibra Óptica em moradias

Mensagem por lmp »

A fibra é bidireccional, como a largura de banda e elevada, permite muitas comunicações bilaterais.

O mínimo são duas fibras até á ZAP (obrigatória), quanto ao resto dos compartimentos, será da responsabilidade e/ou opção do projectista.
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Been thanked: 1 time

Mensagem por carlos_cfr7 »

normalmente o operador leva fibra ate casa passando pelo ATI até a ZAP. O ONT+modem ficará na zap. Do modem irá um cabo utp pela tomada ao lado da zap ate ao ati onde poderá existir um mini-switch que repartirá a internet, tv e voz pela casa toda pelas restantes fichas do ati.
será esta a ideia da zap com fibra, ja que o ont quer-s ao ar livre e alguns necessitam ser acedidos regularmente.
Eng. de electrónica e telecomunicações
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

boa :) já aprendi mais qq coisa hoje :)
Learning is the goal!!
tekl
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por tekl »

muito obrigado pela partilha do conhecimento!

já agora, como se chamam as fichas de ligação de fibra optica para fazer as "emendas", presumo que a fibra vá desde a CEMU até ao ATI, ligando a uma outra que vai até á ZAP
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, só um complemento ao que o carlos_cfr7 disse, depois do ONT receber a fibra e sair por RJ45 (ethernet), já varios ONT´s teem saidas de telefone analógicas para se ligar um vulgar telefone, e no caso de TV´s os cabos cat.5E que veem do ONT ou switch teem de ir ligar a uma BOX e só depois á TV!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
tekl
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por tekl »

sim, mas isso depois já é com os operadores, nos projectos não precisamos de colocar isso!

Mas é sempre bom ficar a saber como funciona...
Sou da opinião que os ONT 's deveriam ficar nos ATI.
não faz sentido o sinal ir e voltar !!!
o rei
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 12 out 2009, 22:54

Mensagem por o rei »

boas amigos eu ainda não tive nenhum caso de fibras em abitações.
pesso que irá haver um modelador de sinal dentro do ATI ja liguei em hoteis onde existe um bastidor que o sinal chega a fibra e sai a cabo utp tem um modelador pesso naõ estar a dizer asneiras.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

o rei Escreveu:boas amigos eu ainda não tive nenhum caso de fibras em abitações.
pesso que irá haver um modelador de sinal dentro do ATI ja liguei em hoteis onde existe um bastidor que o sinal chega a fibra e sai a cabo utp tem um modelador pesso naõ estar a dizer asneiras.
Boas, antes de escreveres devias ler o resto do tópico!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Been thanked: 1 time

Mensagem por carlos_cfr7 »

Varejo Escreveu:Boas, só um complemento ao que o carlos_cfr7 disse, depois do ONT receber a fibra e sair por RJ45 (ethernet), já varios ONT´s teem saidas de telefone analógicas para se ligar um vulgar telefone, e no caso de TV´s os cabos cat.5E que veem do ONT ou switch teem de ir ligar a uma BOX e só depois á TV!
sim, e cada vez mais o cabo coaxial cai em desuso, apesar de ter largura de banda bem superior ao utp. convem planear uma tomada PC em cada sitio que se pensa em haver uma tv, para a box.

sobre os cabos de fibra, ja me falaram em cabos ja montados com varios tamanhos, o instalador compra com a medida que precisa e é so passar. tambem ha a soluçao de conectores de cravar pra fibra, mas é preciso rigor e equipamento de teste. para o electricista vulgar, a soluçao de cabos ja com fichas é a mais pratica. Os conectores deverao ser os mais vulgares actualmente para as fibras monomodo ST e SC, ja que as multimodo nao serao permitidas. no ATI estarao as fichas para as "emendas".
Eng. de electrónica e telecomunicações
tudounada
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 09 set 2008, 18:44

Mensagem por tudounada »

alguém conhece algum ATI com suporte para levar as fibras opticas (repartidor F.O.)?
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”