URGENTE - Tomadas com transforador de isolamento
URGENTE - Tomadas com transforador de isolamento
Boas
Desde j quero felicita-los por este forum tem m ajudado a esclarecer allgumas duvidas.
Estou a fazer um projecto e tenho que instalar uma tomada num WC, essa tomada tem que ter de ter transformador de isolamento incorporado.
A minha questão e se alguem me diz algumas marcas que tenham tomadas dessas pois nao consigo encontrar.
Abraço
MASS
Desde j quero felicita-los por este forum tem m ajudado a esclarecer allgumas duvidas.
Estou a fazer um projecto e tenho que instalar uma tomada num WC, essa tomada tem que ter de ter transformador de isolamento incorporado.
A minha questão e se alguem me diz algumas marcas que tenham tomadas dessas pois nao consigo encontrar.
Abraço
MASS
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Re: URGENTE - Tomadas com transforador de isolamento
Bom dia.
Será que o que tu precisas é uma tomada de barbear?
Estas tem um transformador de isolamento.
Vê no anexo (referência 775 86) se é o que queres.
Será que o que tu precisas é uma tomada de barbear?
Estas tem um transformador de isolamento.
Vê no anexo (referência 775 86) se é o que queres.
Obrigada pela informaçao....
Essa tomada da para ligar um secador de cabelo? ou e so para maquinas de barbear?
cumprimentos
Essa tomada da para ligar um secador de cabelo? ou e so para maquinas de barbear?
cumprimentos
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Só máquinas de barbear. A potência é muito reduzida. 20VA grosso modo são 20W. Um secador costuma ter 1500W a 2000W.
posso substituir a tomada com transformador de isolamento por uma norml e instalar o transformador no quadro?
as RTIEBT permitem isso? e que a tomada fica na zona 2.
as RTIEBT permitem isso? e que a tomada fica na zona 2.
- nelmindo
- Team Apoio
Zona 2, ele está a referir-se ao volume 2 das casas de banho
Resposta à colocação do tranformador no quadro:
701.53.05—No volume 2, não é permitida a instalação de qualquer aparelhagem, com excepção da indicada nas alíneas seguintes:
b) Tomadas alimentadas por meio de transformadores de separação da classe II (veja-se 413.5), de pequena potência, integrados nas próprias tomadas, destinadas, por exemplo, a alimentarem máquinas de barbear, de acordo com a Norma EN 60742, capítulo 2, secção 1.
Logo está interdito o uso destas tomadas para alimentar equipamentos de potências elevadas (não refere limite, talvez a norma o diga) e o tranformador deve estar incluido na tomada e não no quadro.
Resposta à colocação do tranformador no quadro:
701.53.05—No volume 2, não é permitida a instalação de qualquer aparelhagem, com excepção da indicada nas alíneas seguintes:
b) Tomadas alimentadas por meio de transformadores de separação da classe II (veja-se 413.5), de pequena potência, integrados nas próprias tomadas, destinadas, por exemplo, a alimentarem máquinas de barbear, de acordo com a Norma EN 60742, capítulo 2, secção 1.
Logo está interdito o uso destas tomadas para alimentar equipamentos de potências elevadas (não refere limite, talvez a norma o diga) e o tranformador deve estar incluido na tomada e não no quadro.
-
- Curioso
- Registado: 21 jan 2009, 17:20
O volume 2 não esta delimitado até 60cm do volume 1?
Se a tomada ficar a MAIS de 60cm do volume 1, não poderá colocar uma tomada comum? Penso que sim.
Se a tomada ficar a MAIS de 60cm do volume 1, não poderá colocar uma tomada comum? Penso que sim.
- nelmindo
- Team Apoio
Claro, se ficar mais do que 60cm do volume 1, deixa de estar no volume 2, logo ficam d fora a obrigatóriedade de usar tomadas isoladas com transformador.
-
- Curioso
No entanto, alguns tecnicos, nas vistorias exigem que as tomadas do volume 3 sejam com obsturador.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Cump.
Mário
Todas têm que ter obturador em habitação e mais alguns locais.diasarmando Escreveu:No entanto, alguns tecnicos, nas vistorias exigem que as tomadas do volume 3 sejam com obsturador.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Curioso
Não entendi bem a sua resposta. Todas as tomadas de WC nas moradias tem de ter obturador ou todas as tomadas da casa tem de ter obturador?Mário Escreveu:Boas
Todas têm que ter obturador em habitação e mais alguns locais.diasarmando Escreveu:No entanto, alguns tecnicos, nas vistorias exigem que as tomadas do volume 3 sejam com obsturador.
Cump.
Mário
- nelmindo
- Team Apoio
Nas regras tTécnicas das Instalações Eléctricas de Baixa Tensão, Portaria n.º 949-A2006:
801.5.6.4 — As tomadas a utilizar nos locais de habitação, quando forem de corrente estipulada não superior a 16 A, devem ser do tipo «tomadas com obturadores»
Logo são todas as divisões, como o colega Mário disse.
801.5.6.4 — As tomadas a utilizar nos locais de habitação, quando forem de corrente estipulada não superior a 16 A, devem ser do tipo «tomadas com obturadores»
Logo são todas as divisões, como o colega Mário disse.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 09 dez 2009, 18:16
Boas,
Não esquecer que a tomada tem que ser IPX1
Cumprimentos
GM
Não esquecer que a tomada tem que ser IPX1
Cumprimentos
GM