Projecto ITED, que manual usar?

Responder
vfr800
Curioso
Curioso
Registado: 02 dez 2009, 20:54

Projecto ITED, que manual usar?

Mensagem por vfr800 »

Boas noites!

Neste momento estou a fazer um projecto ited para entrar na câmara municipal, antes de 2010.

A minha duvida é: Qual o manual com o qual devo fazer o projecto?

1º Fazer com o antigo ited e colocar a fibra? O que deve constar no termo?
2º Fazer totalmente pelo antigo sem fibra?

Cumps.
PisTunga
Curioso
Curioso
Registado: 27 nov 2009, 00:45

Re: Projecto ITED, que manual usar?

Mensagem por PisTunga »

ola,

Na minha opinião já deveria fazer com o novo manual ITED, disponibilizado no sitio da ANACOM.

Não faz muito sentido ainda utilizar o anterior, uma vez que quando for implementar o projecto este já está desactualizado.

Custa um pouco mais a fazer agora mas o seu cliente ficará melhor servido... não acha?

abraços
Moutinho
Curioso
Curioso
Registado: 31 mai 2008, 01:07

Mensagem por Moutinho »

vfr800 Escreveu:Boas noites!

Neste momento estou a fazer um projecto ited para entrar na câmara municipal, antes de 2010.

A minha duvida é: Qual o manual com o qual devo fazer o projecto?

1º Fazer com o antigo ited e colocar a fibra? O que deve constar no termo?
2º Fazer totalmente pelo antigo sem fibra?

Cumps.
Fazes de aordo com o actual. No entanto, na mem desc, deverás recomendar a instalação de uma Caixa C2 próximo do ATI e a instalação de tubagem que permita levar a cablagem necessária para a ZAP definida no novo manual ( 6 Tom).

Cumprimentos.
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Has thanked: 5 times
Been thanked: 3 times

Mensagem por Electro 99 »

A meu ver, isso depende do tipo de obra.

Se o projecto é para uma moradia de uma freguesia que ainda não exista fornecimento de TV cabo e os moradores da casa te digam de antemão que vão utilizar telemóveis em vez de telefone fixo (pois não passam muito tempo em casa), até podes optar por fazer segundo o manual que ainda está em vigor.

A opção deve ser resultado do critério que, junto com o futuro morador, definirem :)

Mas, esta é só a minha opinião.
vfr800
Curioso
Curioso

Mensagem por vfr800 »

Desde já obrigado pelas dicas!! :wink:

Já agora... as MD's devem conter os ensaios que devem ser feitos pelo instalador? Visto que agora não há entidades certificadoras e o instalador só tem que elaborar um termo... fico com a duvida...
diasarmando
Curioso
Curioso
Registado: 21 jan 2009, 17:20

Mensagem por diasarmando »

Boa questão.

Também ando com essa duvida :?
orlando_grilo
Curioso
Curioso
Registado: 10 out 2007, 13:16

Mensagem por orlando_grilo »

O instalador para passar o termo, tem de realizar os ensaios, afim de garantir que a instalação esta boa e ter um comprobativo deste. Caso contrario esta a falsear o termo.

cump

orlando grilo
NRJ
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 31 jan 2008, 10:28

Mensagem por NRJ »

Na minha opinião acho que devemos usar o manual que está em vigor isto é ITED 1ª edição com as alterações introduzidas recentemente (estimativa orçamental, sistemas de segurança etc.). O que está para vir ainda pode ser bastante modificado e "o que está no forno ainda não está cozido".
vfr800
Curioso
Curioso

Mensagem por vfr800 »

Boas!

Já efectuei o projecto.....agradeço as dicas!!!

Elaborei de acordo com o decreto lei em vigor e o 1º manual ited, contudo previ já uma tomada de FO na ZAP e a CATI anexa ao ATI para instalação futura da FO...
vfr800
Curioso
Curioso

Mensagem por vfr800 »

Boas!

Elaborei de acordo com o decreto lei em vigor e o 1º manual ited, contudo previ já uma tomada de FO na ZAP e a CATI anexa ao ATI para instalação futura da FO...
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

vfr800 Escreveu:Boas!

CATI anexa ao ATI para instalação futura da FO...??? a CATI serve para apoio ao ATI nomeadamente para colocação de activos, modems/routers/switch´s/ONT´s etc. sejam eles por cabo, par de cobre ou fibra, não foi feita só para FO...
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
vfr800
Curioso
Curioso

Mensagem por vfr800 »

Varejo Escreveu:
vfr800 Escreveu:Boas!

CATI anexa ao ATI para instalação futura da FO...??? a CATI serve para apoio ao ATI nomeadamente para colocação de activos, modems/routers/switch´s/ONT´s etc. sejam eles por cabo, par de cobre ou fibra, não foi feita só para FO...

O objectivo foi esse, expus foi mal a ideia....lol...Obrigado pela correcção
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”