Painéis Solares
Painéis Solares
Boa noite ao fórum
Gostaria que me esclarecessem, se num edificío onde existem painéis solares instalados no terraço do mesmo, e acessível aos seus moradores se é obrigatório a estrutura metálica dos painéis estar ligada à terra equipotencial.
Obrigado
Com os melhores cumprimentos
Gostaria que me esclarecessem, se num edificío onde existem painéis solares instalados no terraço do mesmo, e acessível aos seus moradores se é obrigatório a estrutura metálica dos painéis estar ligada à terra equipotencial.
Obrigado
Com os melhores cumprimentos
António Cavalheiro
- migasso
- Faça a sua apresentação
- Registado: 29 out 2009, 00:13
Re: Painéis Solares
boa tarde
Eu ja montei alguns paineis solares e todos eles sao obrigatorios ter ligaçao terra.
Eu ja montei alguns paineis solares e todos eles sao obrigatorios ter ligaçao terra.
-
- Curioso
- Registado: 09 fev 2009, 21:04
- Has thanked: 1 time
Olá, não existe decreto lei a obrigar a ligação à terra dos painéis solares mas é boa pratica fazê-la. 

-
- Curioso
- Registado: 06 mar 2010, 18:20
É um bom procedimento ligar as estruturas metálicas à terra, claro que sim.
Abraço.
Abraço.
- LinceS@T
- Velha Guarda
- Registado: 21 jan 2008, 22:54
- Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação
Vejam a secção 413 das Regras Técnicas.
413.1.4
Todas as massas dos equipamentos eléctricos protegidos por um mesmo dispositivo de protecção devem ser interligadas por meio de condutores de protecção e ligadas ao mesmo eléctrodo de terra.
Cumprimentos
413.1.4
Todas as massas dos equipamentos eléctricos protegidos por um mesmo dispositivo de protecção devem ser interligadas por meio de condutores de protecção e ligadas ao mesmo eléctrodo de terra.
Cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
No site renovaveis na hora poderás encontrar informação relevante sobre este assunto, regimes de terra e sistemas de pára raios, que normalmente cai em esquecimento.
Bem haja, viva a energia limpa