Boa tarde "diamjc".
Gostava de saber o que pensa da opinião do colega "aristocompasso", e dos links que ele mencionou.
E já agora, também gostava de perguntar ao colega "aristocompasso", o que faz exactamente um desenhador de iluminação, e qual a área de formação superior que diz ter.
Cumprimentos.
Conclusao do inquerito (Recomenda a iluminação a LEDs?)
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 24 nov 2009, 07:07
Re: Conclusao do inquerito (Recomenda a iluminação a LEDs?)
Bom, um desenhador de iluminação, em termos breves faz isso mesmo: desenha o projecto/sistema de iluminação do ponto de vista do utilizador, ou seja do resultado visual, e não do ponto de vista do fabricante ou do responsável pela instalação e manutenção. Essas coisas já existe quem as faça bem e não é minha intenção presumir que sei mais de electricidade que um electricista. Dentro deste ramo pode-se enveredar por uma vertente mais espectacular ou mais arquitectónica, com a devida especialização. Há quem também se dedique exclusivamente a fazer desenho e projecto de luminárias.
Área de formação é mesmo desenho de iluminação. Existem diversos cursos superiores a nível europeu, e até a Associação de Profissionais de Desenho de Iluminação (PLDA). No meu caso foi licenciatura em iluminação para espectáculos e mestrado em iluminação arquitectónica. Mas para ser franco, a coisa aqui em Portugal é tão deprimente que acho que vou dedicar-me a outro ramo qualquer, apesar de trabalhar regularmente em teatro. E ainda dizem que o país precisa de mão-de-obra qualificada. Tretas.
Cumprimentos.
Área de formação é mesmo desenho de iluminação. Existem diversos cursos superiores a nível europeu, e até a Associação de Profissionais de Desenho de Iluminação (PLDA). No meu caso foi licenciatura em iluminação para espectáculos e mestrado em iluminação arquitectónica. Mas para ser franco, a coisa aqui em Portugal é tão deprimente que acho que vou dedicar-me a outro ramo qualquer, apesar de trabalhar regularmente em teatro. E ainda dizem que o país precisa de mão-de-obra qualificada. Tretas.
Cumprimentos.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 24 nov 2009, 07:07
Não há nada que tivesse de responder em termos "ofensivos", pois não houve nada de ofensivo nem prepotente ou arrogante na minha mensagem anterior. Uma parte da mensagem foi sarcástica, isso sim, em resposta ao seu tom provocatório anterior, mas se entendeu que é motivo tanto, não me custa nada pedir-lhe desculpa pelo facto.
Cumprimentos.
Cumprimentos.
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 fev 2009, 18:21
- Has thanked: 5 times
- Been thanked: 3 times
É bem verdade. Se formos a ver o caso da iluminação pública, a diferença é brutal. Chega a custar 6 a 7 vezes mais.joaoosvaldo Escreveu:isso não é bem verdade! o grande inconveniente é a nível de preço! (...)
A meu ver, os projectistas devem ter a ousadia de optar por esta tecnologia, caso esta consiga fornecer um nivel de luz suficiente e com qualidade. Deve, portanto, ser analisado caso a caso e evitar cair-se no radicalismo de se colocarem LEDs por tudo e por nada, sem se comprovar a existência de uma boa relação preço/qualidade.