Avarias sucessivas

Responder
André Charrua
Curioso
Curioso
Registado: 14 jul 2008, 21:38

Avarias sucessivas

Mensagem por André Charrua »

olá a todos!!

Venho falar de um AC que já leva uma longa história de avarias e funcionamentos estranhos ao menos para mim, trata-se de um ac tipo armário,24 mil btu salvo erro,de marca GREE,sendo alguns componentes Sanyo.
Este ac foi comprado em 2ª mão e seguidamente instalado,quando instalado e segundo um colega estava tudo ok,passado cerca de 3 meses,não fazia frio,entrava em erro,estava praticamente vazio,tinha cerca de 3 bar (r22),foram visto os pontos mais sujeitos a fuga da instalação,nada encontrado,foi feita uma nova carga 3.8 kg de (r22) e ficou com um funcionamento normal,mas ao fazer as paragens ao compressor quando terminava fazia um barulho estranho que parece rodar ao contrário um curto espaço de tempo 2 ou 3 seg. e atingindo o compressor temperaturas mais elevadas que as normais,passado mais uns 3 meses voltou a acontecer a mesma coisa,estava vazio,não se encontraram fugas, acho uma situação estranha,desaparecer assim tanto fluido não se encontrar por onde,e o compressor fazer aquele barulho dando a ideia de estar em esforço..

se houver alguma ideia...

Abraço..
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Avarias sucessivas

Mensagem por Mário »

Boas

A unica garantia neste momento é que tens uma fuga. Tens que procurar com azoto, o ideal é com hélio

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
André Charrua
Curioso
Curioso

fizemos carga de azoto a 30 bar,manteve-se cerca de duas horas com a mesma pressão,e não se vê um minimo escorrido de óleo!!pode acontecer ser muito pequena e só perder quando em funcionamento devido as vibrações..!!e o barulho estranho do compressor?alguma idéia?

Abraço
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas André Charrua

Actualiza o perfil "profile"
André Charrua Escreveu:fizemos carga de azoto a 30 bar,manteve-se cerca de duas horas com a mesma pressão,e não se vê um minimo escorrido de óleo!!pode acontecer ser muito pequena e só perder quando em funcionamento devido as vibrações..!!e o barulho estranho do compressor?alguma idéia?
Abraço
Puseram 30 bar na instalação toda?
Podes ter pequenas fissuras que só com temperatura apareçam, experimenta com hélio a 24 horas.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
André Charrua
Curioso
Curioso

Na instalação toda,unidade interior,exterior e tubagem...mas se leva tanto tempo a perder coisa pouca nem em 24h se vai notar,isso também é uma verdade com as variações de temperatura provocar que se escape mais rápido
ok,obrigado

abraço
serip
Curioso
Curioso
Registado: 11 mar 2008, 00:01

Mensagem por serip »

boas
Essas fugas tem acontecido no verão ou no inverno?
no verão - a alta encontra-se na unidade exterior.
no inverno- " " " " " interior.
E que fugas tipo alfinete, são lixadas.
não aparece óleo pois não, pode estar dentro do alhetamento do evaporador ou do condensador a tua fuga.
AC e mono ou trifásico, inverter (duvido) ou comvencional?
Uma das causas do barulho do compressor e a falta de óleo, e se ele quando para abana já tem uma ou mais molas partidas lá dentro.
Podes ter uma reparação muito cara amigo.
A solução para descobrires a fuga e meteres toda o circuito do ac com azoto e colocares dentro de água ai por muito pequena que seja vez a logo a borbulhar.
Eu sei que dá um trabalho enorme descascar o ac todo a electrónica fora , mas é uma das soluções entre outras .
norbalves
Curioso
Curioso
Registado: 03 nov 2008, 15:19

Mensagem por norbalves »

Boas,

qual é o modelo que estas a falar? será o Funyun 24000Btu/h?

Cump.
"Ajudar, é aprender!"
André Charrua
Curioso
Curioso

Boas...
Em resposta ao amigo Serip,estas fugas aconteceram no Verão apesar da segunda já ser detectada em funcionamento de Inverno mas deve ter sido logo após as primeiras vezes que trabalhou para quente,tens razão em relação ás pressões dai ter procurado mais na UE mas nada passei o evaporador com uma lanterna mas nada...deve ter que ser essa a solução sim,tina de água uma boa pressão e lá para dentro!!É trifásico,convencional,já tem uns aninhos...é possivel que seja algo assim ou falta de óleo ou as molas,nunca tinha visto nada assim..mas como já tem uns anos não deve valer a reparação!!

Amigo Norbalves..disso agora não tenho a plena certeza,tem nas chapas Gree e o compressor é Sanyo,mais promenores so vendo...

Abraço aos dois...
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

Podes usar Uvs sem desmontar nada.

Cump.
Mário
serip
Curioso
Curioso
Registado: 11 mar 2008, 00:01

Mensagem por serip »

Uvs, sim também é uma solução, mas se a fuga for no alhetamento nunca vai se ver nada.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

Já foi dito como encontrar a fuga, mas vou dar mais um auxilio.

Se está tudo ligado (tubos) pegas na garrafa de 22 e pões 0,5Kg, depois pegas no azoto e vais por pressão a 7bar "com manómetro instalado" e com a lamparina procuras a fuga, vais ficar a saber onde é. Se ela não aparecer, aumenta a pressão até aos 12bar, não ponhas mais por causa do evaporador. Em 24 horas tem que aparecer, não esquecer de fazer a correcção de temperatura.

Se ela não aparecer vais ter que desoldar, e fazer teste de pressão por partes.

Cump.
Mário
NunoValente
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 05 ago 2008, 07:44

Mensagem por NunoValente »

Boas na minha opinião mais vale perder algum tempo e deixares a instalação como o evaporador e condensador a carga com azoto durante 24horas, ai vais ver sem dúvidas onde esta a fuga pois andar sempre a fazer cargas de gás não e bom para ti nem para o ambiente.
matute
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 26 dez 2009, 04:13

Mensagem por matute »

Boas. Tens que meter pressao ao condensador, evaporador , compressor e o resto de tubos que fican tudos com presoes individuais para obter resultados ja vi um compressor com uma figa por embaixo por isso debes fazer tudo individual podes usar nitrogeno ou tambem fazendo um vacio em tudas estas partes e deixas um dia para ver que tal. cump Matute
Responder

Voltar para “Discussão AVAC”