neutro do gerador

Responder
nunochavesmateus
Curioso
Curioso
Registado: 25 ago 2007, 18:50

neutro do gerador

Mensagem por nunochavesmateus »

Pessoal é o seguinte: o gerador de uma central é constituido por três bobinas,certo!? deste gerador sai três fases que vão para a rede para distribuição da energia. Onde é que ligam os neutros das bobines do gerador da central? Sera á terra?
Obrigado pela atenção e tempo dispendido.
PS: Podem-me recomendar algum livro que fale sobre produção e distribuição de energia e ligações trifásicas.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Re: neutro do gerador

Mensagem por Mário »

Boas
nunochavesmateus Escreveu:Pessoal é o seguinte: o gerador de uma central é constituido por três bobinas,certo!? deste gerador sai três fases que vão para a rede para distribuição da energia. Onde é que ligam os neutros das bobines do gerador da central? Sera á terra?
Se o gerador for ligado em estrela tem neutro, mas se for ligado em triângulo não tem.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
nunochavesmateus
Curioso
Curioso

podem-me mostrar um esquema ou uma ilustração ou video sobre este tema?
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas nunochavesmateus

E se actualizares o perfil "profile"

Cump.
Mário
Anexos
et.JPG
et.JPG (19.25 KiB) Visto 2297 vezes
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
nunochavesmateus
Curioso
Curioso

Desculpem a minha ignorãncia , mas para pôr um motor que precisa de uma tenção de 400 volts a trabalhar porque é que não ligamos só 2 fazes que nos dãos os 400 volts. E porque é que entre 2 fases não nos dá 460 volts visto que uma fase e neutro nos dá 230 volts. origado pela a atenção.
PS:Já actualizei o meu profile.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

Ui, isto já mete conhecimentos de circuitos trifásicos.

A tensão entre fases, é a soma vectorial das duas tensões que se está a medir e não a sua soma algébrica como está a raciocinar.
Por outro lado, os motores trifásicos são muito simples, daí a sua forte implementação no mercado. A sua simplicidade depende de uma caracteristica dos circuitos trifásicos, a criação de campos girantes.
Resumindo recomendo uma leitura atenta ou assistida de teoria sobre circuitos trifásicos.
Não esmoreça.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
nunochavesmateus Escreveu:Desculpem a minha ignorãncia , mas para pôr um motor que precisa de uma tenção de 400 volts a trabalhar porque é que não ligamos só 2 fazes que nos dãos os 400 volts. E porque é que entre 2 fases não nos dá 460 volts visto que uma fase e neutro nos dá 230 volts. origado pela a atenção.
PS:Já actualizei o meu profile.
Quando se fala de motor, temos que referir se é trifásico, bifásico, monofásico, e casos muito especiais (creio que cá em Portugal não há ) os Polifásicos.

Como o Nelmindo referiu "A tensão entre fases, é a soma vectorial das duas tensões que se está a medir e não a sua soma algébrica como está a raciocinar."

Um motor ou gerador trifásico as bobines estão deslocadas (posicionadas) a 120º, se fores ver a onda sinusoidal, verificas que estão a 120º de desfasamento.

A tensão simples fase e neutro é 1,73 que é 3 na raiz.

Cump.
Mário
vecm1956
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 30 mar 2009, 14:48
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por vecm1956 »

nunochavesmateus Escreveu:Pessoal é o seguinte: o gerador de uma central é constituido por três bobinas,certo!? deste gerador sai três fases que vão para a rede para distribuição da energia. Onde é que ligam os neutros das bobines do gerador da central? Sera á terra?
Obrigado pela atenção e tempo dispendido.
PS: Podem-me recomendar algum livro que fale sobre produção e distribuição de energia e ligações trifásicas.
Boa tarde,

Nas centrais eléctricas já trabalhei os enrolamentos dos alternadores estão todos ligados em triângulo.
Por exemplo numa dessas centrais a tensão de saída do alternador é de 18 KV, e para se obter os 400/230 V, colocou-se um transformador abaixador em triângulo/estrela e ligou-se o ponto comum da estrela à terrra para criar o neutro.

Cumprimentos

VM
Responder

Voltar para “Dúvidas”