Automatismo via RF

Responder
Fénix
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 17 nov 2009, 12:22

Automatismo via RF

Mensagem por Fénix »

Será que alguém, pode ajudar?
Tenho um portão de correr à entrada do terreno da minha casa, comandado por um control à distância. O motor é de 220V., 750 w de potência e o mecanismo de automatização é da Mundiporta, que eu tinha instalado há uns anos. Agora o sistema avariou e queria repará-lo. Por vezes, com o comando muito próximo do módulo de recepção de antena, consigo por o sistema a funcionar, ainda que poucas vezes, não se tratando de bateria fraca do emissor, o que me leva a pensar que o problema não estará na totalidade do circuito electrónico, mas apenas no módulo de recepção rádio. Contactei a Mundiporta por 2 vezes, mas parecem não estarem interessados em enviarem o material. A minha pergunta é: existirá no mercado algo que possa usar para substituir o suposto módulo avariado? (Aproveitaria assim a caixa principal e os comandos ) Ou, em alternativa, onde posso adquirir um sistema de automatismo equivalente? (... e já agora... não muito caro :wink: ) Bem entendido, eu sou praticamente um leigo na matéria, portanto, a montagem tem de ser feita sem alto grau de dificuldade técnica.
Obrigado desde já, pessoal !
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Re: Automatismo via RF

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Esse comando remoto...não caiu ao chão?
Quando isso acontece, por vezes, as soldaduras na PCB desligam, o que acaba por causar mau contacto, levando a que o comando só funcione às vezes.

Cumprimentos.
Fénix
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 17 nov 2009, 12:22

Mensagem por Fénix »

Não houve qualquer tipo de pancada sofrida, quer no módulo de recepção de antena, quer com os comandos.
Sim, os dois portões, embora comandados com o mesmo módulo, possuem sistemas de recepção independentes.
Realmente, o problema surgiu há uns dias atrás, um dia especialmente chuvoso. É verdade que a caixa é estanque, mas pode realmente ter-se dado o caso de absorção de humidade. Havia de facto nesse múdulo de recepção de sinal de antena, nas costas do circuito impresso, não humidade, mas o que parecia ser algum tipo de oxidação esbranquiçado, que removi - embora, devo dizer, eram apenas vestígios. Eu vou tentar, quando o tempo o permitir, limpar com um spray esse circuito, para ver o que dá. Mas provavelmente a melhor opção seria ainda colocar um novo, se houver no mercado, compatível com a restante electrónica do automatismo (parto do princípio que essa parte está ok, dado que, "por vezes" ela funciona ).
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Bom dia.

A limpeza foi feita com o quê?
Pode dar-se o caso, de durante a limpeza, tenha havido desconexão de alguns terminais (aqueles redondinhos) da placa. A solução nesse caso é, se for habilidoso e tiver um ferro de soldar, fazer novas ligações.
A alternativa é contactar o fornecedor ou representante da marca, indicar o tipo, modelo, etc., do módulo e pedir um novo.

Cumprimentos.
casta
Curioso
Curioso
Registado: 06 fev 2008, 10:25

Mensagem por casta »

Fénix Escreveu:Será que alguém, pode ajudar?
Tenho um portão de correr à entrada do terreno da minha casa, comandado por um control à distância. O motor é de 220V., 750 w de potência e o mecanismo de automatização é da Mundiporta, que eu tinha instalado há uns anos. Agora o sistema avariou e queria repará-lo. Por vezes, com o comando muito próximo do módulo de recepção de antena, consigo por o sistema a funcionar, ainda que poucas vezes, não se tratando de bateria fraca do emissor, o que me leva a pensar que o problema não estará na totalidade do circuito electrónico, mas apenas no módulo de recepção rádio. Contactei a Mundiporta por 2 vezes, mas parecem não estarem interessados em enviarem o material. A minha pergunta é: existirá no mercado algo que possa usar para substituir o suposto módulo avariado? (Aproveitaria assim a caixa principal e os comandos ) Ou, em alternativa, onde posso adquirir um sistema de automatismo equivalente? (... e já agora... não muito caro :wink: ) Bem entendido, eu sou praticamente um leigo na matéria, portanto, a montagem tem de ser feita sem alto grau de dificuldade técnica.
Obrigado desde já, pessoal !

boa tarde,

tem sempre a hipotese de substituir o conjunto emissor/receptor de RF e aadaptá-lo ao automatismo existente.
O mais usual é o emissor/Receptor da "NICE" com um só cal rollover que fica em +/- 80 euros o conjunto nos representantes da marca.

Cumpts.
P.C.
tonecas.1
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 25 dez 2009, 21:25

Mensagem por tonecas.1 »

Boas.

Normalmente quando um emissor tem pouco alcance, o problema está no hibrido da receptora. Isso tem reparação, desde que se conheça um técnico de reparação de placas electrónicas na zona. Caso isso não seja possivel, o melhor seria obter uma repectora universal, ou seja, que possa aceitar diversos tipos de emissores para evitar ter de comprar novos emissores. Mas ao comprar a receptora deve-se ter em atenção o tipo de emissor existente...se é emissor com selecção de código por dip-switch ou se é rolling code. E nunca esquecer a frequência de trabalho do emissor. A usual é de 433Mhz, mas será melhor certificar-se disso antes de comprar a receptora.
Existem muito tipo de receptoras exteriores no mercado, é só escolher :)
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”