Boas.
Tenho uma questão que é a seguinte: existe algum inconveniente de num posto de transformação o interruptor seccionador fusivel de protecção ao transformador ficar na mesma cela deste (ISF e transformador na mesma cela)? Penso que não existe mas colocaram-me esta dúvida!? existe alguma informação técnica (leis, projectos tipo, etc.) que possa corroborar que não existe qq problema com esta situação?
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Transformador e Int. Seccionador Fúsivel na mesma cela
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Re: Transformador e Int. Seccionador Fúsivel na mesma cela
Bom dia Osvaldo,joaoosvaldo Escreveu:Boas.
Tenho uma questão que é a seguinte: existe algum inconveniente de num posto de transformação o interruptor seccionador fusivel de protecção ao transformador ficar na mesma cela deste (ISF e transformador na mesma cela)? Penso que não existe mas colocaram-me esta dúvida!? existe alguma informação técnica (leis, projectos tipo, etc.) que possa corroborar que não existe qq problema com esta situação?
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
A cela de Protecção ao transformador tem de estar fisicamente separada do mesmo, por isso existem encravamentos de segurança que só nos permitem abrir a porta do transformador quando a cela de protecção está desligada e à terra.
Cumprimentos,
Raul Sequeira
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
atenção que estou a falar de um PT antigo! eu já vi isto executado com o interruptor seccionador fusível na mesma cela do transformador, na minha opinião ñ é aconselhável mas existe alguma coisa que proiba?
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
A única obrigatoriedade que encontro no Dec. 42/895 (RSSPTS) é no Art. 50º que impõe que a manobra de órgãos sob alta tensão se efectue do exterior das celas sem que se torne necessário abrir as portas ou, de qualquer forma, modificar a protecção contra contactos com peças sob alta tensão.
No entanto, na minha opinião, deve imperar o bom senso e optar-se pela instalação do Interruptor Seccionador Fusível fora da cela do transformador com os devidos encravamentos indicados pelo colega rmig330.
Penso que todos nós sabemos que todos os anos morre alguém neste tipo de instalações, portanto não se deve menosprezar a segurança das pessoas.
No entanto, na minha opinião, deve imperar o bom senso e optar-se pela instalação do Interruptor Seccionador Fusível fora da cela do transformador com os devidos encravamentos indicados pelo colega rmig330.
Penso que todos nós sabemos que todos os anos morre alguém neste tipo de instalações, portanto não se deve menosprezar a segurança das pessoas.