Ajuda com quadro eléctrico URGENTE

J.Vieira
Curioso
Curioso
Registado: 20 set 2009, 18:37

Re: Ajuda com quadro eléctrico URGENTE

Mensagem por J.Vieira »

Boas,
Penso que os colegas já esclareceram tecnicamente as duvidas, na minha opinião a passagem está relacionada com o circuito alimentado pelo terceiro disjuntor. Será uma avaria entre fase e terra, no circuito ou nos equipamentos. Quando se alimentam máquinas é sempre util possuir mais um diferencial, além de escolher a selectividade facilita o diagnostico de avarias!
cump.
J. Vieira
papi53
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 abr 2007, 22:51
Been thanked: 3 times

Mensagem por papi53 »

fassa o teste do issolamento dos cabos o teste este explicito no livro tecnico pode ser isso já tive um problema parecido
papi53
heliomoreira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 24 nov 2009, 11:27

Mensagem por heliomoreira »

patinhofeio Escreveu:Boas.
Como referiu, o problema está no circuito alimentado por esse 3º disjuntor.
Pode ligar os neutros dos restantes circuitos e tem parte da avaria detectada.
Para resolver esse problema, terá de perceber quais os aparelhos que funcionam nesse circuito. Se forem tomadas, aconselho a desligar todas as fichas das tomadas. Se mesmo assim continuar a desligar, a avaria está mesmo na instalação fixa.
Se tiver conhecimentos para isso, desligue uma tomada a meio do circuito afectado, separando todos os fios e volte a tentar ligar. Se disparar, a avaria está entre essa tomada e o quadro. Se não disparar, então a avaria está depois dessa tomada. O mesmo acontece se for em circuito de iluminação. Tem de ir desligando sectores para localizar a avaria.
Em iluminação, um ponto critico de avaria são as armaduras fluorescentes.
Por fim, alerto: Se não tem os minimos conhecimentos em electricidade, deixe o neutro e fase desse circuito desligados, e chame um electricista para localizar a avaria. Não queira resolver sem conhecimento de causa, porque poderá criar outros problemas.
Abraço
Como referiu, o problema está no circuito alimentado por esse 3º disjuntor.
Pode ligar os neutros dos restantes circuitos e tem parte da avaria detectada.
Para resolver esse problema, terá de perceber quais os aparelhos que funcionam nesse circuito. Se forem tomadas, aconselho a desligar todas as fichas das tomadas. Se mesmo assim continuar a desligar, a avaria está mesmo na instalação fixa.
Se tiver conhecimentos para isso, desligue uma tomada a meio do circuito afectado, separando todos os fios e volte a tentar ligar. Se disparar, a avaria está entre essa tomada e o quadro. Se não disparar, então a avaria está depois dessa tomada. O mesmo acontece se for em circuito de iluminação. Tem de ir desligando sectores para localizar a avaria.
Em iluminação, um ponto critico de avaria são as armaduras fluorescentes.
Por fim, alerto: Se não tem os minimos conhecimentos em electricidade, deixe o neutro e fase desse circuito desligados, e chame um electricista para localizar a avaria. Não queira resolver sem conhecimento de causa, porque poderá criar outros problemas.
Abraço
Olá, antes de mais agradeço imenso a sua resposta. O curioso é que por vezes está cerca de 10h ou mais sem desligar, mas normalmente não "aguenta" um dia inteiro. Esse 3º disjuntor é muito importante, foi é uma instalação que estava já presente na casa (antes das obras) e que nunca tinha dado este tipo de problemas. Este circuito alimenta iluminação de cozinha, sala, tomadas de lavandaria e mais um anexo. penso que o problema também possa estar num dos focos da iluminação da sala. Amanha mesmo vou verificar isso.

Em relação aos meus conhecimentos,não me posso considerar um electricista de primeira nem tenho conhecimentos para fazer uma instalação de uma casa completam mas posso dizer que os meus conhecimentos conseguem efectuar alguns trabalhos (em minha casa) com qualidade.

Mais uma vez obrigado pela resposta / dica.
J.Vieira
Curioso
Curioso
Registado: 20 set 2009, 18:37

Mensagem por J.Vieira »

Se como diz "este circuito alimenta iluminação de cozinha, sala, tomadas de lavandaria e mais um anexo", como pussui conhecimentos de electricidade, então é só desligar os circuitos de cada secção e ir analizando,ok.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

será que a alimentação do circuito do anexo vai pelo chão e o tubo não estará cheio de água?

Cump.

ohmico
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Bom dia.
heliomoreira Escreveu: Desliguei 1 a 1 os neutros e tudo se manteve na mesma, o diferencial nem ligava, até que...
Tinha todos os neutros fora e tambem desliguei os disjuntores... Ao ligar os disjuntores 1 a 1 (com os neutros desligados) o terceiro disjuntor fez o diferencial disparar...Mas eu nao tinha nenhum neutro ligado...
Ao ligar o 3º disjuntor (com os neutors desligados( até o diferencial da EDP disparou).
Pedia o favor de me explicarem, como é que com os neutros desligados há passagem do neutro para a terra?
"heliomoreira", quando tu ligaste os disjuntores um a um, o da EDP disparou porque deve ter feito curto-circuito fase-terra. Ou seja, foi um "disparo magnético" e não um "disparo diferencial". Também se pode dar o caso, de quando disseste que o outro diferencial disparou, tenha sido uma situação idêntica. A não ser que seja interruptor diferencial. Mas uma vez, que tu tinhas os disjuntores desligados (post inicial), não faz sentido ser um curto-circuito fase-terra fora do quadro. Daí eu ter dito que poderia ser do pó. Mas se já limpaste, então não é.
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

heliomoreira Escreveu: .... Este circuito alimenta iluminação de cozinha, sala, tomadas de lavandaria e mais um anexo. penso que o problema também possa estar num dos focos da iluminação da sala. Amanha mesmo vou verificar isso....
Boas.
Comece a seccionar o circuito por etapas.
-Abra a armadura da cozinha e verifique se não há fios queimados ou "trincados" na chapa.
-Desligue o anexo
-Verifique se as tomadas da lavandaria não têm humidade ou tomadas com zebro

Como é um autodidata, não falo sequer em usar um medidor de isolamento, coisa que não deve ter, como tal, é desligar uma parte do circuito de cada vez e tentar localizar a avaria.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Gingar
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 11 ago 2009, 10:07

Mensagem por Gingar »

Boas

Terá o disjuntor capacidade para todos esses equipamentos?
Qual a amperagem e sensibilidade do disjuntor diferencial?
Em caso de duvida chama um técnico, senão daqui a pouco tens problemas na instalação toda.

Um abraço

Bruno Pinto
Invitécnica, Lda
ruibr.7777
Curioso
Curioso
Registado: 26 nov 2009, 18:24

Mensagem por ruibr.7777 »

A questão que está a colocar, pode ter duas causas:
-Ter uma passagem entre neutro/terra em algum dos circuitos alimentados pelo diferencial.
A sugestão , é desligar um a um, os neutros dos circuitos que são alimentados por esse diferencial.
-Aquando das obras, se tiver havido alteração eléctrica, terem ido buscar o neutro a esse diferencial, e a fase a outro diferencial, desequilibrando esse(neste caso, o outro diferencial poderá ser menos sensível ou estar avariado, para não ter disparado...)

Se durante as obras não houve alterações eléctricas, opte pela 1ª solução.
Abraço
--------------------------------
»» para alem do diferencial
»« sugiro que se tiver os disjuntor desligado como diz, seria possível, um disjuntor avariado estar a deixar passar tensão e ai provocar o disparo do diferencial?

ruibr
jodsbrum
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 20 ago 2009, 16:05
Been thanked: 5 times

Mensagem por jodsbrum »

Amigo "ohmico" desculpe lá discordar mas o disjuntor diferencial avariado pode disparar sim, pois já me aconteceu, e já agora muito cuidado com os neutros, pois os neutros com fugas à terra causam muitas dores de cabeça, já me aconteceu que o neutro de uma simples lâmpada me fez andar às voltas várias semanas e os sintomas eram idênticos.
ruibr.7777
Curioso
Curioso
Registado: 26 nov 2009, 18:24

Mensagem por ruibr.7777 »

»» ola a todos
»« ok eu acompanhei todas e todas as soluções apresentadas poderiam resolver o problema !?
»« gostaria de saber se foi resolvido e qual era realmente o problema
um abraço
ruibr
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”