injusto
-
- Técnico Dedicado
- Mensagens: 1910
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 79 times
Re: injusto
Boas,
porque não se manifestam durante a frequência dessses cursos?
Depois de terminarem, e já cá fora, não vejo como poderão contribuir para a correcção daquilo de que reclamam.
Começa por ser impossível fazer técnicos com cursos de duração tão limitada, se ainda por cima a qualidade é a que está à vista,
estamos todos a colaborar com o faz de conta.
Parece-me que o nosso principal problema é a nossa falta de coragem para tomar posição na altura própria e depois passamos a vida a lamentar-nos.
Já se derreteram muitos milhões de euros em formação, o que seria motivo para sermos dos países mais habilitados da Europa,
mas a verdade é que esse dinheiro foi distribuido por todos os intervenientes, incuindo os formandos na maior parte dos casos,
o que leva a que todaa a gente "engula e cale".
Moral da história, à semelhança dos protestos dos restantes estudantes do ensino oficial, muitas vezes exagerando, não vemos os
formandos deste tipo de ensino a tomarem qualquer posição.
Cump.
ohmico
porque não se manifestam durante a frequência dessses cursos?
Depois de terminarem, e já cá fora, não vejo como poderão contribuir para a correcção daquilo de que reclamam.
Começa por ser impossível fazer técnicos com cursos de duração tão limitada, se ainda por cima a qualidade é a que está à vista,
estamos todos a colaborar com o faz de conta.
Parece-me que o nosso principal problema é a nossa falta de coragem para tomar posição na altura própria e depois passamos a vida a lamentar-nos.
Já se derreteram muitos milhões de euros em formação, o que seria motivo para sermos dos países mais habilitados da Europa,
mas a verdade é que esse dinheiro foi distribuido por todos os intervenientes, incuindo os formandos na maior parte dos casos,
o que leva a que todaa a gente "engula e cale".
Moral da história, à semelhança dos protestos dos restantes estudantes do ensino oficial, muitas vezes exagerando, não vemos os
formandos deste tipo de ensino a tomarem qualquer posição.
Cump.
ohmico
- nelmindo
- Team Apoio
- Mensagens: 5438
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Localização: PORTO
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: injusto
partilho a mesma opiniãoohmico Escreveu:Boas,
porque não se manifestam durante a frequência dessses cursos?
Depois de terminarem, e já cá fora, não vejo como poderão contribuir para a correcção daquilo de que reclamam.
Começa por ser impossível fazer técnicos com cursos de duração tão limitada, se ainda por cima a qualidade é a que está à vista,
estamos todos a colaborar com o faz de conta.
Parece-me que o nosso principal problema é a nossa falta de coragem para tomar posição na altura própria e depois passamos a vida a lamentar-nos.
Já se derreteram muitos milhões de euros em formação, o que seria motivo para sermos dos países mais habilitados da Europa,
mas a verdade é que esse dinheiro foi distribuido por todos os intervenientes, incuindo os formandos na maior parte dos casos,
o que leva a que todaa a gente "engula e cale".
Moral da história, à semelhança dos protestos dos restantes estudantes do ensino oficial, muitas vezes exagerando, não vemos os
formandos deste tipo de ensino a tomarem qualquer posição.
Cump.
ohmico
-
- Velha Guarda
- Mensagens: 1629
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Localização: alverca
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 6 times
Re: injusto
ohmico ,
tens alguma razão no que dizes sim senhor... alguma !!!
Falando por mim , o que eu batalhei ... nem te passa pela cabeça !!!
Até na area do 12º ano aproveitei um trabalho que fizemos , um jornal , para denunciar ao centro o que se estava a passar...
Sabes o que me aconteceu , sofri uma enorme reprimenda por um Eng. do centro de formação.
O mal do meu curso , foi ter lá 11 atrasados mentais como colegas de turma ...
Dou-te um outro exemplo , a malta reclamava , reclamava nos corredores , mas quando era para agir , acobardavam-se ...
Antes de irmos para estagio , prenchemos um questinoario sobre o curso e o centro ... sabes o que aconteçeu ? aqueles atrasados de merda de 1 a 5 a nivel de escala deram aos profs e ao centro 4 e 5 ...
Sabes o que eu lhes disse , o Salazar faz muita falta neste nosso portugal , era colocar aqueles pretos de merda num barco e no alto mar .... voçes sabem !!!
O meu curso foi penalizado com mentalidades preocupadas mais com o refeitorio que com o proprio curso... Eu fazia queixa ao cordenador que não estava a aprender , sabes o que essa gente fazia ? Chibar no prof... mentalidades de merda ... E guerras minhas com os profs ? Nem te passa pela cabeça ... uma vez pressionei um de tal forma que ele levou para a sala de aula varios esquemas para completarmos ... muitos na turma , que vao sair de lá com o 12º ano e o nivel 3 de electricidade , chegaram ao esquema de uma comutação de escada , já foram , népia , não sabiam , e não foi nem um nem dois ...
ITED , ITED à conta desses merdas e do prof tive 50 horas em sala de aula a fazer desenhos a copiar esquemas ...
Nunca soube o que copiava , até que cheguei a um ponto e disse , a partir de hoje não faço mais desenhos eu vim para aqui para aprender electricidade e não para ser copista ...
Amigo torno a resalvar , nem te passa pela tua cabeça a minha revolta ... sabes , sabem , o que é quereres aprender , e colegas e profs ... ah não ... este curso é assim é teorico ... aprenderes aprendes na obra ... então merda para isto , então o que é que que estamos aqui a fazer ?
O mal amigo ohmico e demais , o que faz falta , e que ajudaria e evitaria muitas coisas , era haver inspenções , alguem lá ir ver , avaliar e escutar quem está ali para aprender , quem está ali para mamar o subsidio de desemprego , quem está ali para mamar a bolsa , quem esta ali para mamar só os almoços e pequenos almoços , ou quem está ali só para passar o tempo...
tens alguma razão no que dizes sim senhor... alguma !!!
Falando por mim , o que eu batalhei ... nem te passa pela cabeça !!!
Até na area do 12º ano aproveitei um trabalho que fizemos , um jornal , para denunciar ao centro o que se estava a passar...
Sabes o que me aconteceu , sofri uma enorme reprimenda por um Eng. do centro de formação.
O mal do meu curso , foi ter lá 11 atrasados mentais como colegas de turma ...
Dou-te um outro exemplo , a malta reclamava , reclamava nos corredores , mas quando era para agir , acobardavam-se ...
Antes de irmos para estagio , prenchemos um questinoario sobre o curso e o centro ... sabes o que aconteçeu ? aqueles atrasados de merda de 1 a 5 a nivel de escala deram aos profs e ao centro 4 e 5 ...
Sabes o que eu lhes disse , o Salazar faz muita falta neste nosso portugal , era colocar aqueles pretos de merda num barco e no alto mar .... voçes sabem !!!
O meu curso foi penalizado com mentalidades preocupadas mais com o refeitorio que com o proprio curso... Eu fazia queixa ao cordenador que não estava a aprender , sabes o que essa gente fazia ? Chibar no prof... mentalidades de merda ... E guerras minhas com os profs ? Nem te passa pela cabeça ... uma vez pressionei um de tal forma que ele levou para a sala de aula varios esquemas para completarmos ... muitos na turma , que vao sair de lá com o 12º ano e o nivel 3 de electricidade , chegaram ao esquema de uma comutação de escada , já foram , népia , não sabiam , e não foi nem um nem dois ...
ITED , ITED à conta desses merdas e do prof tive 50 horas em sala de aula a fazer desenhos a copiar esquemas ...
Nunca soube o que copiava , até que cheguei a um ponto e disse , a partir de hoje não faço mais desenhos eu vim para aqui para aprender electricidade e não para ser copista ...
Amigo torno a resalvar , nem te passa pela tua cabeça a minha revolta ... sabes , sabem , o que é quereres aprender , e colegas e profs ... ah não ... este curso é assim é teorico ... aprenderes aprendes na obra ... então merda para isto , então o que é que que estamos aqui a fazer ?
O mal amigo ohmico e demais , o que faz falta , e que ajudaria e evitaria muitas coisas , era haver inspenções , alguem lá ir ver , avaliar e escutar quem está ali para aprender , quem está ali para mamar o subsidio de desemprego , quem está ali para mamar a bolsa , quem esta ali para mamar só os almoços e pequenos almoços , ou quem está ali só para passar o tempo...
Re: injusto
Caros colegas,

actualmente sou responsavel por três hoteis de um grupo economico Português muito conceituado.
Sou responsavel das instalações electricas, avac e segurança.
Comecei como electricista ha uns anos atraz.(por baixo)
E o que a experiencia me diz é que temos que ter a humildade de aprender com todos.
O respeito não se adquire pela patente que temos mas sim pela confiança que nos é conquistada.
Trabalho com dezenas de engenheiros que sabem menos que os meus electricistas.
A questão é que há um preconceito que o engenheiro tem que que saber tudo.
Esquecendo que há vários cursos de engenharia.
Se colocarem uma questão mais técnica de electrotecnica a um engenheiro mecanico. É natural que ele não saiba responder. O problema é que na maioria dos casos os engenheiros não têm a humildade de dizer que não sabem porque não é do curso deles. E depois..... ficam mal vistos.
Continuo a achar que cada macaco no seu galho. E no seguimento das formações..... Devo dizer que tenho electricistas que nem sequer têm uma certificação que sabem muito mais do que os electricistas com carteira profissional.
Agora uma coisa é certa.
Os que tem a experiencia falta-lhes a teoria para fazer contas básicas como a lei de ohm. Os que têm a teoria, falta-lhes toda a experiencia. Ou seja. uns complementam-se aos outro. Mas isto é em termos de equipa. E não em termos individual.

actualmente sou responsavel por três hoteis de um grupo economico Português muito conceituado.
Sou responsavel das instalações electricas, avac e segurança.
Comecei como electricista ha uns anos atraz.(por baixo)
E o que a experiencia me diz é que temos que ter a humildade de aprender com todos.
O respeito não se adquire pela patente que temos mas sim pela confiança que nos é conquistada.
Trabalho com dezenas de engenheiros que sabem menos que os meus electricistas.
A questão é que há um preconceito que o engenheiro tem que que saber tudo.
Esquecendo que há vários cursos de engenharia.
Se colocarem uma questão mais técnica de electrotecnica a um engenheiro mecanico. É natural que ele não saiba responder. O problema é que na maioria dos casos os engenheiros não têm a humildade de dizer que não sabem porque não é do curso deles. E depois..... ficam mal vistos.
Continuo a achar que cada macaco no seu galho. E no seguimento das formações..... Devo dizer que tenho electricistas que nem sequer têm uma certificação que sabem muito mais do que os electricistas com carteira profissional.
Agora uma coisa é certa.
Os que tem a experiencia falta-lhes a teoria para fazer contas básicas como a lei de ohm. Os que têm a teoria, falta-lhes toda a experiencia. Ou seja. uns complementam-se aos outro. Mas isto é em termos de equipa. E não em termos individual.
Ass. Rodrigo Cabral
- Lurdes de Lucena
- Curioso
- Mensagens: 11
- Registado: 03 set 2008, 00:28
Re: injusto
Boas...
A base do problema, é que temos um governo que está a governar para as estatisticas.
Baixa-se a dificuldade dos exames, e temos mais uns milhares de doutores... logo, o aproveitamento em relação ao ano anterior é de mais não sei quantos por cento.
Não me admiro que num futuro breve, saia a tabuada do '2' num exame de 12º ano... mas com respostas multiplas, senão, muitos, nem assim lá vão...
Para justificar o uso dos fundos europeus, o estado tem cotas de formação que têem de ser cumpridas.
O Programa Novas Oportunidades é uma trafulhice de A a Z.
Os alunos, não sabem nada de nada, a Educação, é uma miséria.
As escolas produzem analfabetos.
E os alunos, o que é que se vai fazer com esta cambada de 14 e 15 anos e 20 anos que anda para aí à solta?
Nenhum patrão vai querer nada com essa tropa fandanga.
Enquanto formos governados por mentirosos e incompetentes, este país não tem solução.
A avaliação dos professores é uma burrice. Se não se avalia os alunos como se vai avaliar os professores?
Antes de avaliar os professores há que garantir disciplina nas aulas e dar-lhes autoridade.
Não interessa se o 'formando' aprende ou não, é preciso é que conte que se formou mais 1, para vir mais €€€ de Bruxelas.
Cumprimentos
SWORDFISH
A base do problema, é que temos um governo que está a governar para as estatisticas.
Baixa-se a dificuldade dos exames, e temos mais uns milhares de doutores... logo, o aproveitamento em relação ao ano anterior é de mais não sei quantos por cento.
Não me admiro que num futuro breve, saia a tabuada do '2' num exame de 12º ano... mas com respostas multiplas, senão, muitos, nem assim lá vão...
Para justificar o uso dos fundos europeus, o estado tem cotas de formação que têem de ser cumpridas.
O Programa Novas Oportunidades é uma trafulhice de A a Z.
Os alunos, não sabem nada de nada, a Educação, é uma miséria.
As escolas produzem analfabetos.
E os alunos, o que é que se vai fazer com esta cambada de 14 e 15 anos e 20 anos que anda para aí à solta?
Nenhum patrão vai querer nada com essa tropa fandanga.
Enquanto formos governados por mentirosos e incompetentes, este país não tem solução.
A avaliação dos professores é uma burrice. Se não se avalia os alunos como se vai avaliar os professores?
Antes de avaliar os professores há que garantir disciplina nas aulas e dar-lhes autoridade.
Não interessa se o 'formando' aprende ou não, é preciso é que conte que se formou mais 1, para vir mais €€€ de Bruxelas.
Cumprimentos
SWORDFISH
-
- Velha Guarda
- Mensagens: 190
- Registado: 30 mar 2009, 14:48
- Localização: Sines
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 1 time
Re: injusto
Boa noite a todos,
Em minha opinião um aluno que termine um curso de electroctenia, seja numa escola secundária ou universidade, apenas sabe umas bases e o resto tem de aprender no dia a dia na prática, mesmo nós que andamos nisto há muitos anos estamos sempre a aprender, portanto um pouco de humildade não faz mal a ninguém.
Cumprimentos
VM
Em minha opinião um aluno que termine um curso de electroctenia, seja numa escola secundária ou universidade, apenas sabe umas bases e o resto tem de aprender no dia a dia na prática, mesmo nós que andamos nisto há muitos anos estamos sempre a aprender, portanto um pouco de humildade não faz mal a ninguém.
Cumprimentos
VM
Re: injusto
na electricidade como na vida, as coisas funçionam melhor se formos ao cerne da questão....
é obvio que fico com os cabelos em pé quando um amigo meu com o nivel III em electricidade, não sabe sequer fazer uma simples fonte de onda completa para converter AC em DC..
Na minha opinião, para se ser um bom tecnico ou engenheiro...ou seja lá o que for, é preçiso gostar muito daquilo que se está a fazer e querer fazer carreira disso....de outra forma estamos apenas a passar tempo e a criar estatisticas...
que ninguem se convença que com um ou dois anos de escola, se seja um exelente electricista
ou outra coisa qualquer...é preçiso muita humildade e espirito de aprendizagem continua...
muita experiençia, muitas horas de pesquiza e ver as coisas na cabeça antes de estarem no terreno...
quando ouço falar aqui na dificuldade de um simples comutador de escada, começo a achar que qualquer coisa falha nas escolas...
eu sempre achei que nas ecolas se aplica demasiada palha e pouca logica de aplicação real..
vamos com calma....
é obvio que fico com os cabelos em pé quando um amigo meu com o nivel III em electricidade, não sabe sequer fazer uma simples fonte de onda completa para converter AC em DC..
Na minha opinião, para se ser um bom tecnico ou engenheiro...ou seja lá o que for, é preçiso gostar muito daquilo que se está a fazer e querer fazer carreira disso....de outra forma estamos apenas a passar tempo e a criar estatisticas...
que ninguem se convença que com um ou dois anos de escola, se seja um exelente electricista
ou outra coisa qualquer...é preçiso muita humildade e espirito de aprendizagem continua...
muita experiençia, muitas horas de pesquiza e ver as coisas na cabeça antes de estarem no terreno...
quando ouço falar aqui na dificuldade de um simples comutador de escada, começo a achar que qualquer coisa falha nas escolas...
eu sempre achei que nas ecolas se aplica demasiada palha e pouca logica de aplicação real..
vamos com calma....

Re: injusto
Boa Noite,
Tenho lido a evolução dos post neste tópico e tenho constatado que existem muitas vozes criticas contra os neo-engenheiros e os neo-técnicos de nível 3.
Posso concordar que nem tudo vai bem no ensino, mais pratica e menos teoria, concordo
Quando se acaba um curso, uma formação ou o quer que seja é claro que não se sabe tudo, concordo e é obvio
Que as pessoas que não tiveram formação, mas tem 10,20,30 anos de experiencia sabem muito e podem ensinar muito, concordo.
Mas quais as alternativas:
Voltar ao teste da ferramenta,
Colocar as pessoas a trabalhar aos 13 anos para estarem a varrer,durante 3,4 anos, as pontas que os "oficiais" vão amontoando.
Não me parece.
Formação sempre, de qualidade e bem estruturada.
Não se pode colocar todos no mesmo saco, nem todas as escolas, nem todos os neo-engenheiros, neo-técnicos ou neo-electricistas.
Pessoas arrogantes, com pouca humildade e com o nariz empinado existe em todo o lado na nova e na velha geração.
Tenho lido a evolução dos post neste tópico e tenho constatado que existem muitas vozes criticas contra os neo-engenheiros e os neo-técnicos de nível 3.
Posso concordar que nem tudo vai bem no ensino, mais pratica e menos teoria, concordo
Quando se acaba um curso, uma formação ou o quer que seja é claro que não se sabe tudo, concordo e é obvio
Que as pessoas que não tiveram formação, mas tem 10,20,30 anos de experiencia sabem muito e podem ensinar muito, concordo.
Mas quais as alternativas:
Voltar ao teste da ferramenta,
Colocar as pessoas a trabalhar aos 13 anos para estarem a varrer,durante 3,4 anos, as pontas que os "oficiais" vão amontoando.
Não me parece.
Formação sempre, de qualidade e bem estruturada.
Não se pode colocar todos no mesmo saco, nem todas as escolas, nem todos os neo-engenheiros, neo-técnicos ou neo-electricistas.
Pessoas arrogantes, com pouca humildade e com o nariz empinado existe em todo o lado na nova e na velha geração.
-
- Velha Guarda
- Mensagens: 1629
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Localização: alverca
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 6 times
Re: injusto
acho que sobre este assunto já foi dito tudo ...
1º o governo está a trabalhar para estatisticas , nada mais ...
( impera o facilitismo ... ou seja ninguem chumba ... porque ? o governo está a trabalhar para estatisticas )
2º os formadores estão desatualizados e a maioria está a cagar-se para o curso ... querem é o guito deles ao final do mes ...
( e para não chatearem-se muito , vai de aulas teoricas , que assim à mais controle nos formandos , sim , porque na oficina existem muitos roubos )
no meu curso , houve tipos que muito em breve vão ter o certificado do 12 ano ... e trabalhos ? mudaram o nome e toma lá o trabalho do colega ... e muitos trabalhos nem foram entregues ...
o que o centro fez ? nada !!! simplesmente nada ...
já para não falar do comportamento de certos animais na sala de aulas ...
na area profissional ... esqueçam ...
é fazer desenhos e mais desenhos , ou seja copiar o que esta na tela ... não intressa o que copias , o que intressa é que aquilo que copias fica em arquivo e se amanha houver uma inspeção tá lá os esquemas que tu supostamente desenvolveste ...
pá eu tive um prof , que tentou ver o consumo de um equipamento com uma pinca , notem com o cabo normal ... virou-se para nós ... a pinça está estragada ...
foram alguns que sabiam que disseram , prof , só dá para medir se o cabo tiver aberto e apanharmos os fios ...
tantas cenas destas aconteçeram no curso ...
agora , o ordenado deste mesmo prof ? perto de 600 contos mes !!!!!!!!!!!!
é a formação em portugal ...
por isso é que eu tenho esta duvida : http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=4&t=6478
esta e outras ...
mas tenho o nivel 3 de electricidade ... mas não tive pratica ... pedi ajuda o prof ainda ficou ofendido ...
verdade se diga , se eles não sabem como podem ensinar ?
1º o governo está a trabalhar para estatisticas , nada mais ...
( impera o facilitismo ... ou seja ninguem chumba ... porque ? o governo está a trabalhar para estatisticas )
2º os formadores estão desatualizados e a maioria está a cagar-se para o curso ... querem é o guito deles ao final do mes ...
( e para não chatearem-se muito , vai de aulas teoricas , que assim à mais controle nos formandos , sim , porque na oficina existem muitos roubos )
no meu curso , houve tipos que muito em breve vão ter o certificado do 12 ano ... e trabalhos ? mudaram o nome e toma lá o trabalho do colega ... e muitos trabalhos nem foram entregues ...
o que o centro fez ? nada !!! simplesmente nada ...
já para não falar do comportamento de certos animais na sala de aulas ...
na area profissional ... esqueçam ...
é fazer desenhos e mais desenhos , ou seja copiar o que esta na tela ... não intressa o que copias , o que intressa é que aquilo que copias fica em arquivo e se amanha houver uma inspeção tá lá os esquemas que tu supostamente desenvolveste ...
pá eu tive um prof , que tentou ver o consumo de um equipamento com uma pinca , notem com o cabo normal ... virou-se para nós ... a pinça está estragada ...
foram alguns que sabiam que disseram , prof , só dá para medir se o cabo tiver aberto e apanharmos os fios ...
tantas cenas destas aconteçeram no curso ...
agora , o ordenado deste mesmo prof ? perto de 600 contos mes !!!!!!!!!!!!
é a formação em portugal ...
por isso é que eu tenho esta duvida : http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=4&t=6478
esta e outras ...
mas tenho o nivel 3 de electricidade ... mas não tive pratica ... pedi ajuda o prof ainda ficou ofendido ...
verdade se diga , se eles não sabem como podem ensinar ?
-
- Técnico Dedicado
- Mensagens: 1910
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 79 times
Re: injusto
Boas,
isto é que impressiona, pois aquilo que se percebe, até aqui pelo forum, é que há gente a granel carregada de "CAP'S" e não sei que mais de cursos de formadores..., certamente em "PP'S"...e continuamos com estes resultados!?.
Eu não sei, se não haverá por aí muitos profissionais, reformados e aínda suficientemente novos que, embora não sendo engºs, têm conhecimentos teóricos, para além da experiência prof., mais que suficientes para porem esta malta a trabalhar na vida real. Porque será que não tentam aproveitá-los?
É o país que temos
ohmico
isto é que impressiona, pois aquilo que se percebe, até aqui pelo forum, é que há gente a granel carregada de "CAP'S" e não sei que mais de cursos de formadores..., certamente em "PP'S"...e continuamos com estes resultados!?.
Eu não sei, se não haverá por aí muitos profissionais, reformados e aínda suficientemente novos que, embora não sendo engºs, têm conhecimentos teóricos, para além da experiência prof., mais que suficientes para porem esta malta a trabalhar na vida real. Porque será que não tentam aproveitá-los?
É o país que temos
ohmico
-
- Velha Guarda
- Mensagens: 1629
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Localização: alverca
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 6 times
Re: injusto
mas é isso mesmo ... muitos CAPS de formadores de power point e depois claro muitas aulas de power point ...
não se sujam ... não têm que lidar com muitas duvidas ...
é só despejar o power point e já esta ...
queres desistir do curso ?
não temos pena ... o governo não deixa , tens de justificar o porque ... e eles não aceitam que tu digas o que sentes ...
a mim desde o cordenador ao responsavel pelo centro a resposta foi sempre a mesma ...
* APRENDER É NA OBRA *
que grande obra os nossos governates andam a fazer com a formação !!!!!!!!!!!!!!
pjpereira
não se sujam ... não têm que lidar com muitas duvidas ...
é só despejar o power point e já esta ...
queres desistir do curso ?
não temos pena ... o governo não deixa , tens de justificar o porque ... e eles não aceitam que tu digas o que sentes ...
a mim desde o cordenador ao responsavel pelo centro a resposta foi sempre a mesma ...
* APRENDER É NA OBRA *
que grande obra os nossos governates andam a fazer com a formação !!!!!!!!!!!!!!
pjpereira
Re: injusto
Boa Tarde aos demais.
Li o tópico e sou dos que concorda com a falta de rigor nas formações profissionais.
Tal como uma boa parte dos participantes, eu também segui pela via de ensino profissional...
Posso dizer que antes de ter estudado no curso de nivel 3 de electricidade de instalações (duração de 3 anos), estive num curso de electricidade de nivel 2 de electricidade de edificações, (duração de 1 ano).
Este ultimo foi tirado numa escola secundária em Rio de Mouro.
Digo-vos, que aprendi muito mais com o primeiro curso que só teve duração de 1 ano do que quando fui estudar para o 3 nível que durou 3 anos...
O nivel 3 já foi nas ditas escolas de formação profissional na Reboleira.
Talvez se desse ao facto de a escola de Rio de mouro se uma das melhores da zona, fiz num ano o que não se consegui fazer em 3, desde instalações a vista, comutações de escada, com inversor, Sistemas de telefone RITA ( isto em 2001), Vídeo Porteiro, Coluna montante para um prédio de 3 andares, fizemos uma ponte rectificadora de 220 para 12V...
O curso de nivel 2 sim era uma coisa a maneira...
Eu devia era ter começado logo a trabalhar quando acabei esse curso porque ia com a cabeça bem organizada para começar na prática...
Entretanto fui tirar o 3 nível, por causa do 12º ano....
Posso vos dizer com a maior sinceridade que eu no nível 3 desaprendi na parte prática o que vira a aprender até então....
Nunca em 3 anos tivemos oportunidade de fazer uma coluna montante, nao chegamos a falar sequer do novo sistema Ited, a escola tinha espaço mas as condições e a organização era uma lástima....
Enfim uma tristeza...
Posso vos dizer que eu quando acabei o curso nao me sentia nada preparado para começar a trabalhar...
Aquilo era uma curso de instalações de edificações, e a minha Pap (prova de aptidão profissional) foi um sistema de Contactores com encravamento mecânico para fazer alternar um motor entre 2 velocidades....
Onde é que num prédio de habitação vou aplicar uma M***** destas?
Se eu soubesse o que seu hoje tinha feito queixa daquilo, mas eu já tinha problemas com o meu professor de prática simulada que não ia a bola comigo e que me estragou a média do curso, deixando me com média de 11 valores...
So tenho a agradecer ao meus professor de Electrónica que era um verdadeiro sábio na área e onde todos nos aprendemos muito..
Mas mesmo muito..
Ainda hoje conservo todos os apontamentos que tenho das aulas dele, Um dossier a4 dos grandes....
Deste tabelas, cálculos, Leis, enfim tudo o necessário...
Nao sei como estão as coisas hoje nas escolas de ensino profissional, mas uma coisa é certa não acredito que uma pessoa acabada de tirar o curso profissional seja capaz de começar a trabalhar logo como pré oficial...
A nao ser que já tenha adquirido outros conhecimentos sem ser através da escola...
Li o tópico e sou dos que concorda com a falta de rigor nas formações profissionais.
Tal como uma boa parte dos participantes, eu também segui pela via de ensino profissional...
Posso dizer que antes de ter estudado no curso de nivel 3 de electricidade de instalações (duração de 3 anos), estive num curso de electricidade de nivel 2 de electricidade de edificações, (duração de 1 ano).
Este ultimo foi tirado numa escola secundária em Rio de Mouro.
Digo-vos, que aprendi muito mais com o primeiro curso que só teve duração de 1 ano do que quando fui estudar para o 3 nível que durou 3 anos...
O nivel 3 já foi nas ditas escolas de formação profissional na Reboleira.
Talvez se desse ao facto de a escola de Rio de mouro se uma das melhores da zona, fiz num ano o que não se consegui fazer em 3, desde instalações a vista, comutações de escada, com inversor, Sistemas de telefone RITA ( isto em 2001), Vídeo Porteiro, Coluna montante para um prédio de 3 andares, fizemos uma ponte rectificadora de 220 para 12V...
O curso de nivel 2 sim era uma coisa a maneira...
Eu devia era ter começado logo a trabalhar quando acabei esse curso porque ia com a cabeça bem organizada para começar na prática...
Entretanto fui tirar o 3 nível, por causa do 12º ano....
Posso vos dizer com a maior sinceridade que eu no nível 3 desaprendi na parte prática o que vira a aprender até então....
Nunca em 3 anos tivemos oportunidade de fazer uma coluna montante, nao chegamos a falar sequer do novo sistema Ited, a escola tinha espaço mas as condições e a organização era uma lástima....
Enfim uma tristeza...
Posso vos dizer que eu quando acabei o curso nao me sentia nada preparado para começar a trabalhar...
Aquilo era uma curso de instalações de edificações, e a minha Pap (prova de aptidão profissional) foi um sistema de Contactores com encravamento mecânico para fazer alternar um motor entre 2 velocidades....
Onde é que num prédio de habitação vou aplicar uma M***** destas?
Se eu soubesse o que seu hoje tinha feito queixa daquilo, mas eu já tinha problemas com o meu professor de prática simulada que não ia a bola comigo e que me estragou a média do curso, deixando me com média de 11 valores...
So tenho a agradecer ao meus professor de Electrónica que era um verdadeiro sábio na área e onde todos nos aprendemos muito..
Mas mesmo muito..
Ainda hoje conservo todos os apontamentos que tenho das aulas dele, Um dossier a4 dos grandes....
Deste tabelas, cálculos, Leis, enfim tudo o necessário...
Nao sei como estão as coisas hoje nas escolas de ensino profissional, mas uma coisa é certa não acredito que uma pessoa acabada de tirar o curso profissional seja capaz de começar a trabalhar logo como pré oficial...
A nao ser que já tenha adquirido outros conhecimentos sem ser através da escola...
-
- Faça a sua apresentação
- Mensagens: 9
- Registado: 13 jan 2009, 20:22
- Localização: Luanda
- Contacto:
Re: injusto
Boa noite.
eu tambem quando cheguei as obras os electrecistas ficaram todos contentes, pensaram que era mais um para passar a perna.
Bastou dar-me bem com eles e ensinei-lhes alguma teorica e eles retribuiram com os truques da pratica, passado uns tempos ate ia aos copos no fim do dia, agora ja não faço isso.
O normal é que quando um gajo chega fresco da universidade os electrecistas olham logo de lado e pensam que é mais um para os lixar, se verem que estamos todos para o mesmo fim as coisas ate correm bem, é claro que ha umas ovelhas negras.
Cumprimentos
Miguel
eu tambem quando cheguei as obras os electrecistas ficaram todos contentes, pensaram que era mais um para passar a perna.
Bastou dar-me bem com eles e ensinei-lhes alguma teorica e eles retribuiram com os truques da pratica, passado uns tempos ate ia aos copos no fim do dia, agora ja não faço isso.
O normal é que quando um gajo chega fresco da universidade os electrecistas olham logo de lado e pensam que é mais um para os lixar, se verem que estamos todos para o mesmo fim as coisas ate correm bem, é claro que ha umas ovelhas negras.
Cumprimentos
Miguel
Re: injusto
Boa tarde colegas.
Bem tenho lido tudo o que escreveram até agora e de certo modo concordo de certo modo com o que aqui foi dito.
Agora vamos ver uma coisa, desde engenheiros até técnicos todos deveremos aprender com todos e quanto aos professores não têm que ter medo de perguntar a técnicos ou engenheiros como se faz ou como se deixa de fazer.A humildade acima de tudo como já aqui foi dito.
Agora vou dizer o que faço para responder melhor a todos - Sou Agente Técnico de Arquitectura e Engenharia na Especialidade de Electrotécnia e Telecomunicações, Técnico da DGEG, Técnico da Anacom e por último Pofessor do ensino Secundário na área de Electricidade e telecomunicações.
Aceito o que muitos dizem que os professores nada ensinam e pouco sabem, também aceito quando dizem que os alunos saem das escolas técnicas sem nada saber, mas não se pode generalizar, estou a leccionar à 2 anos, mas andei 18 anos em obra (instalações Eléctricas e telecomunicações) e ainda ando quando ganho alguns serviços, execução de projecto e fiscalização, já levei muitos alunos como visitas de estudo a obras de colegas nossos para aulas praticas ( não obras minhas porque a escola poderia dizer que estava a ganhar dinheiro a custa dos alunos), é logico que também tenho que fazer aulas em pranchetas de madeira e dár aulas teoricas, leitura e interpretação de projecto, medições e orçamentação, cálculo de coluna montante, leis de Kirtchoff, lei das malhas, lei de Ohm e etc....
Mas mesmo sendo professor e com toda a pratica que tenho continuo a dizer que falta mais ainda, ainda não me sinto satisfeito. Perguntei à escola se havia a hipotese de nas salas de aula fazermos paredes em tijolo como se tivessemos em obra para os alunos colocarem caixas, tubos e enfiar fio, mas o estado não dá muita verba para isso, o que querem é SUBIDA DA TAXA DE QUALIFICAÇÂO PERANTE A EUROPA.
Também digo que como está o ensino com os novos métodos que o governo fez que certos professores estejam nas tintas para os alunos.
É frustrante quando se diz a um professor que não pode chumbar ninguém, e se os alunos tem excesso de faltas os professores tem que fazer umas provas de recuperação para tirar as faltas aos alunos.
Quando os alunos tem negativas temos que fazer novo teste até ele ter positiva e passar, e é ai que digo TAMOS A DAR CARTEIRAS PROFISSIONAIS Á BALDA PORQUE O GOVERNO ASSIM O EXIGE. não sou de acordo mas é a lei que temos.
Perante isto digo: acho que sou bom professor para quem quer aprender, mas no entanto acho que sou mau professor quando existem alunos a acabar os cursos e ficar com carteira profissional quando o sistema não me deixa chumba-los.
Cumprimentos
Zé
Bem tenho lido tudo o que escreveram até agora e de certo modo concordo de certo modo com o que aqui foi dito.
Agora vamos ver uma coisa, desde engenheiros até técnicos todos deveremos aprender com todos e quanto aos professores não têm que ter medo de perguntar a técnicos ou engenheiros como se faz ou como se deixa de fazer.A humildade acima de tudo como já aqui foi dito.
Agora vou dizer o que faço para responder melhor a todos - Sou Agente Técnico de Arquitectura e Engenharia na Especialidade de Electrotécnia e Telecomunicações, Técnico da DGEG, Técnico da Anacom e por último Pofessor do ensino Secundário na área de Electricidade e telecomunicações.
Aceito o que muitos dizem que os professores nada ensinam e pouco sabem, também aceito quando dizem que os alunos saem das escolas técnicas sem nada saber, mas não se pode generalizar, estou a leccionar à 2 anos, mas andei 18 anos em obra (instalações Eléctricas e telecomunicações) e ainda ando quando ganho alguns serviços, execução de projecto e fiscalização, já levei muitos alunos como visitas de estudo a obras de colegas nossos para aulas praticas ( não obras minhas porque a escola poderia dizer que estava a ganhar dinheiro a custa dos alunos), é logico que também tenho que fazer aulas em pranchetas de madeira e dár aulas teoricas, leitura e interpretação de projecto, medições e orçamentação, cálculo de coluna montante, leis de Kirtchoff, lei das malhas, lei de Ohm e etc....
Mas mesmo sendo professor e com toda a pratica que tenho continuo a dizer que falta mais ainda, ainda não me sinto satisfeito. Perguntei à escola se havia a hipotese de nas salas de aula fazermos paredes em tijolo como se tivessemos em obra para os alunos colocarem caixas, tubos e enfiar fio, mas o estado não dá muita verba para isso, o que querem é SUBIDA DA TAXA DE QUALIFICAÇÂO PERANTE A EUROPA.
Também digo que como está o ensino com os novos métodos que o governo fez que certos professores estejam nas tintas para os alunos.
É frustrante quando se diz a um professor que não pode chumbar ninguém, e se os alunos tem excesso de faltas os professores tem que fazer umas provas de recuperação para tirar as faltas aos alunos.
Quando os alunos tem negativas temos que fazer novo teste até ele ter positiva e passar, e é ai que digo TAMOS A DAR CARTEIRAS PROFISSIONAIS Á BALDA PORQUE O GOVERNO ASSIM O EXIGE. não sou de acordo mas é a lei que temos.
Perante isto digo: acho que sou bom professor para quem quer aprender, mas no entanto acho que sou mau professor quando existem alunos a acabar os cursos e ficar com carteira profissional quando o sistema não me deixa chumba-los.
Cumprimentos
Zé