acelerador para motor electrico

Responder
hmna
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 21 nov 2009, 23:11

acelerador para motor electrico

Mensagem por hmna »

Boas.
Sou novo no forum e precisava de uma dicas.
Como fazer ou onde encontrar um interruptor que funcione como controlador de intensidade ou acelerador para adaptar a um motor que em principio seria de uma maquina de lavar roupa.
miguelcosta
Curioso
Curioso
Registado: 08 jun 2008, 14:44
Has thanked: 4 times
Been thanked: 6 times

Re: acelerador para motor electrico

Mensagem por miguelcosta »

hmna Escreveu:Boas.
Como fazer ou onde encontrar um interruptor que funcione como controlador de intensidade ou acelerador para adaptar a um motor que em principio seria de uma maquina de lavar roupa.
boas!

não sei ajudar.te na teoria mas já experimentaste alguma loja de reparação de electrodomesticos?
devem ter lá alguma coisa a venda!

cump.
gatobravo
Curioso
Curioso
Registado: 15 jun 2009, 17:03
Been thanked: 1 time

Mensagem por gatobravo »

Bom dia.

Acho que o que o colega "hmna" queria dizer é que vai reaproveitar um motor de uma máquina de lavar.
O controlador que precisa depende das características do motor, mas como em princípio, é alimentado a 230Vac, o que pretende será um variador de velocidade.

Cumprimentos.
ameal
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 22 nov 2009, 11:28

Mensagem por ameal »

boas,

cuidado com o motor que via usar, porque os motores de algumas maquinas de lavar têm um condensador para ajudar ao arranque (e nalguns permanente). O variador de velocidade usuais, por controlo de fase, podem impedir que o motor funcione correctamente,ou o condensador não exerça a função devidamente, acabando por não arrancar.
No entanto considera isto apenas uma chamada de atenção porque nunca tentei usar um circuito destes para arrancar com esses motores, apenas lâmpadas.

Com tudo isto: pode ser que o colega tenha que abrir o seu motor e usar o regulador ligado ao enrolamento permanente, deixando o enrolamento auxiliar á parte. Na minha opinião usaria o enrolamento auxiliar apenas durante o arranque e dekigando de seguida.
Dependendo do motor que tiver em sua posse, assim será a sua dor de cabeça.

Abraço,
Hugo Ferreira
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 out 2009, 17:03
Has thanked: 1 time
Been thanked: 18 times

Mensagem por Narciso Ferreira »

hmna Escreveu:Boas.

Boas!

Do pouco conhecimento que tenho de motores de máquinas de lavar sei que existem alguns modelos no mercado os mais recentes (BLDC) ou os (DIRECT DRIVE) mas os mais comuns são os de condensador de serviço permanente que normalmente só tem duas velocidades e na de menor rotação pode fazer a inverção de sentido e existe tambem os de escovas que utilizam um variador de tensão eletrónico que varia a rotação do motor
hmna
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 21 nov 2009, 23:11

Mensagem por hmna »

precisamente acho que é esse o tipo de motor e com o condensador o que como diz o ameal provavelmente sera mais um problema...
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”