Parque Estacionamento - Ilum. Segurança

Borgas
Curioso
Curioso
Registado: 17 jan 2008, 12:21
Been thanked: 1 time

Mensagem por Borgas »

Boa tarde a todos

Alguém me sabe dizer que tipo de iluminação de segurança devemos prever num projecto de um parque de estacionamento subterrâneo?

A única coisa que sei é que como tem capacidade superior a 400 veículos, é considerado grande parque de estacionamento e por isso a iluminação de segurança tem de ser garantida por fonte central (secção 801.2.8.2).

A dúvida é saber se o tipo de iluminação de segurança é do tipo A, B, C ou D

Obrigado
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Re: Parque Estacionamento - Ilum. Segurança

Mensagem por joaoosvaldo »

Borgas Escreveu:Boa tarde a todos

Alguém me sabe dizer que tipo de iluminação de segurança devemos prever num projecto de um parque de estacionamento subterrâneo?

A única coisa que sei é que como tem capacidade superior a 400 veículos, é considerado grande parque de estacionamento e por isso a iluminação de segurança tem de ser garantida por fonte central (secção 801.2.8.2).

Obrigado
só para chamar a atenção que a iluminação de segurança deve ser alimentada a partir de "quadro de segurança" e os circuitos devem ser realizados por cabos resistentes ao fogo!

não esquecer também que a distância máxima entre aparelhos de ilum. de segurança (circulação) é no máximo de 15m e devem ser instalados aos pares!

quanto ao tipo de iluminação é uma boa questão porque tanto quanto percebi esta informação está omissa nas RTIEBT, na minha opinião e visto ser um grande parque e por questões de segurança é considerar blocos autónomos permanentes!! mas tb fico à espera de mais opiniões!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por amoreira »

Borgas Escreveu:Boa tarde a todos

Obrigado

Antes de dizer mais qq coisa, esses 400 veículos a que as RTIEBT se referem é o somatório
de todos os pisos ou é o nº de lugares por piso ??
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Borgas
Curioso
Curioso

Mensagem por Borgas »

amoreira: Pelo que entendo é o total de todos os pisos!

Para ser considerado grande parque tem de cumprir uma destas duas:

a) tenham 4 ou mais pisos abaixo ou acima do piso de referência;
b) tenham capacidade superior a 400 veículos.

_____________________________________________________________________________________________________

Entretanto acabei agora mesmo de ligar para a certiel a pedir esclarecimento técnico e o foi-me dito que só tenho de garantir alimentação da iluminação de segurança através de fonte central.

Quanto ao tipo de iluminação é definido pelo projectista!
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por amoreira »

OK!

Então que fonte estás a pensar colocar, Grupo Gerador ou Baterias?

Já agora vais colocar blocos autónomos por colocares sinalética mas sem a dita bateria?
Borgas
Curioso
Curioso

Mensagem por Borgas »

Grupo Gerador.

Nalguns sítios coloquei blocos autónomos sem bateria, noutros aparelhos de iluminação semelhantes que cumprem os mesmos requisitos.
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por amoreira »

Nesse caso e para que este tópico fique mais esclarecedor ....

801.2.1.5.3.4.3 Iluminação de segurança do tipo C

801.2.1.5.3.4.3.1 A iluminação de segurança do tipo C pode ser alimentada por uma fonte
central (bateria de acumuladores ou grupo gerador accionado por motor de combustão) ou pode
ser constituída por blocos autónomos.

(Sendo grupo gerador deve garantir que a alimentação da iluminação de segurança se faça num
tempo inferior a 15 segundos)

801.2.1.5.3.4.3.2 No estado de “vigilância”, as lâmpadas da iluminação de segurança do tipo C
ligadas a uma fonte central (isto é, quando não forem do tipo bloco autónomo), podem:

a) não estar alimentadas por qualquer fonte (desligadas);
b) estar alimentadas pela fonte da iluminação normal;
c) estar alimentadas pela fonte da iluminação segurança.

Nota: Nos casos indicados nas alíneas a) e b), a passagem do estado de “vigilância” ao estado de “funcionamento”, em caso de falha da fonte normal, deve ser garantida por meio de um dispositivo automático.

A entrada em funcionamento da iluminação de segurança deve também poder ser feita a partir de um comando manual, localizado no quadro de segurança, devendo existir um encravamento entre a fonte normal e a fonte de segurança, que inviabilize a colocação em paralelo destas fontes.

No caso indicado na alínea c), a fonte da iluminação de segurança deve ter as características indicadas para a fonte central da iluminação de segurança do tipo B (veja-se 801.2.1.5.3.4.2).

Estas três possibilidades podem ser utilizadas em toda a iluminação de segurança ou em parte dessa
iluminação. Por exemplo, a iluminação de circulação pode ser alimentada em permanência e a iluminação de
ambiente estar desligada, entrando em funcionamento apenas no caso de falha da iluminação normal.

801.2.1.5.3.4.3.3
Nos casos indicados nas alíneas a) e b) da secção 801.2.1.5.3.4.3.2, se a
fonte for constituída por uma bateria central, esta deve ser mantida em carga a partir da fonte
normal por meio de um sistema que possua dispositivos de regulação automática. Este sistema
deve garantir à bateria uma reserva mínima que lhe permita alimentar, quando desligada da
fonte normal, a iluminação de segurança, em regra, durante, pelo menos, 1 h.

Nota: A reserva mínima de energia da bateria indicada nesta secção pode ser reduzida a um tempo de 20 min se o estabelecimento possuir iluminação de socorro, garantida por grupo gerador cujo tempo de entrada em serviço não seja superior a 15 min. Nesse caso, o grupo gerador deve garantir, após a sua entrada em serviço, a alimentação do sistema de carga da bateria, podendo então a iluminação de segurança do tipo C ser colocada no estado de “vigilância”.

Após o funcionamento da bateria (descarga), o dispositivo de regulação automática deve garantir a recarga da bateria. Esta recarga deve iniciar-se automaticamente com o reaparecimento da tensão da rede e deve permitir restituir à bateria o mínimo de 80% da sua capacidade estipulada num tempo não superior a 12 h.
Devem ser tomadas as medidas adequadas para evitar a degradação das características da bateria resultante de um excesso de carga ou de descarga
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

neste caso de um grande parque, a iluminação de segurança tem mesmo de ser garantida por fonte central, o que na minha opinião neste caso o que deve ser feito é utilizar blocos autónomos sem bateria e alimentadas por cabo resistente ao fogo (tanto para alimentação como para telecomando) quanto a utilizar blocos permanentes ou não permanentes na minha opinião deve-se utilizar permanentes nos blocos autónomos que ficam à altura de 2 metros e nos que ficam à altura de 0,50 m colocar não permanentes (é isto que tenho visto em alguns parques!!), dado que não existe grande informação ao tipo a utilizar (permanente ou não permanente) penso que da forma indicada fica-se salvaguardados!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por amoreira »

Nas instalações em que é imposto este tipo de iluminação de segurança por fonte central
não sei até que ponto é melhor solução do que os típicos Blocos Autónomos.

Digo isto porque que se por alguma razão o grupo gerador não arrancar não há iluminação
pra ninguém ao contrário dos B.A. que têm bateria individual, mesmo que um ou outro esteja
avariado a iluminação está garantida.

No caso da fonte central ser por baterias talvez seja mais viável.

Outra questão mas isto depende de como a instalação esteja projectada, o grupo só vai
arrancar se houver falha de energia na rede, se o falha for parcial (apenas um quadro)
a zona abrangida por este quadro fica ás escuras.

Dito isto neste tipo de situações em minha opinião nas zonas de público os blocos autónomos
devem ser do tipo permanente, e do tipo não permanente nos espaços a que o público não tem acesso.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

amoreira Escreveu:Nas instalações em que é imposto este tipo de iluminação de segurança por fonte central
não sei até que ponto é melhor solução do que os típicos Blocos Autónomos.

Digo isto porque que se por alguma razão o grupo gerador não arrancar não há iluminação
pra ninguém ao contrário dos B.A. que têm bateria individual, mesmo que um ou outro esteja
avariado a iluminação está garantida.

No caso da fonte central ser por baterias talvez seja mais viável.

Outra questão mas isto depende de como a instalação esteja projectada, o grupo só vai
arrancar se houver falha de energia na rede, se o falha for parcial (apenas um quadro)
a zona abrangida por este quadro fica ás escuras.

Dito isto neste tipo de situações em minha opinião nas zonas de público os blocos autónomos
devem ser do tipo permanente, e do tipo não permanente nos espaços a que o público não tem acesso.
sim na minha opinião a fonte central deve ser um grupo de baterias é mais fiável!!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Multiline
Curioso
Curioso
Registado: 03 mar 2010, 10:13
Has thanked: 1 time

Mensagem por Multiline »

Boas,

Gostaria de saber se algum de voçes tem conhecimento de aparelhagem de manobra de iluminação resistênte ao fogo.

Do vossso conhecimento/experiencia qual o sistema por fonte central(por baterias) mais simples, para instalar?

Cumprimentos.
Pimenta
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 jan 2014, 22:57
Been thanked: 5 times

Mensagem por Pimenta »

Pegando neste tópico já bem anterior, estou a realizar um projecto para um pavilhão multiusos.
O pavilhão será de 1º categoria, o que me obrigará a iluminação de segurança do tipo B.
Esclareçam-me uma situação, se eu considerar o pavilhão como fim desportivo, eu neste caso posso usar apenas blocos autónomos, já que nas regras diz que pode ser alimentada por uma fonte central ou constituída por blocos autónomos certo? Não necessito nem de fonte central, nem quadro de segurança correcto?
Se considerar o pavilhão como multiusos, que possa também ser um recinto de espectáculos, terei de utilizar uma fonte central e tudo o que está inerente a esta?
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Pimenta Escreveu:Pegando neste tópico já bem anterior, estou a realizar um projecto para um pavilhão multiusos.
O pavilhão será de 1º categoria, o que me obrigará a iluminação de segurança do tipo B.
Esclareçam-me uma situação, se eu considerar o pavilhão como fim desportivo, eu neste caso posso usar apenas blocos autónomos, já que nas regras diz que pode ser alimentada por uma fonte central ou constituída por blocos autónomos certo? Não necessito nem de fonte central, nem quadro de segurança correcto?
Se considerar o pavilhão como multiusos, que possa também ser um recinto de espectáculos, terei de utilizar uma fonte central e tudo o que está inerente a esta?
Mas é multiusos correto? Dessa forma não pode dizer que será apenas para fins desportivos.

Se é um multiusos e é de 1.ª categoria então é iluminação de segurança do Tipo B com fonte central.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Pimenta
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 jan 2014, 22:57
Been thanked: 5 times

Mensagem por Pimenta »

joaoosvaldo Escreveu:
Pimenta Escreveu:Pegando neste tópico já bem anterior, estou a realizar um projecto para um pavilhão multiusos.
Mas é multiusos correto? Dessa forma não pode dizer que será apenas para fins desportivos.

Se é um multiusos e é de 1.ª categoria então é iluminação de segurança do Tipo B com fonte central.
Pois... A uilização principal será para desporto, mas a designação é mesmo de multiusos, por isso não me parece que possa escapar...
Pela vossa experiência será mais vantagoso usar um GG ou central de baterias?
Neste caso em específico, já existe um GG por causa da segurança contra incêndios, mais especificamente para os splitters, por isso, usarei o GG. Mas caso não tivesse? Qual seria o mais vantagoso?
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Pimenta Escreveu:
joaoosvaldo Escreveu:

Pois... A uilização principal será para desporto, mas a designação é mesmo de multiusos, por isso não me parece que possa escapar...
Pela vossa experiência será mais vantagoso usar um GG ou central de baterias?
Neste caso em específico, já existe um GG por causa da segurança contra incêndios, mais especificamente para os splitters, por isso, usarei o GG. Mas caso não tivesse? Qual seria o mais vantagoso?
Deve ser central de baterias porque senão como garante isto:
No caso de a fonte de segurança ser constituída por um grupo gerador accionado por motor de combustão, este deve estar durante o estado de “vigilância”, numa situação que lhe permita, em caso de falha da fonte normal, garantir a alimentação dos circuitos da iluminação de segurança do tipo B num tempo não superior a 1 s.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”