230v ou 12v muito confuso!
-
- Curioso
- Registado: 08 jun 2008, 14:44
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 6 times
230v ou 12v muito confuso!
boas!
tenho uma duvida que vou partilhar com vocês!!
de acordo com a formula P=U*I em que podemos calcular a I atraves da potência e da tensão, mas estou a ficar um pouco confuso!
se eu tiver um ponto de luz de 230v e aplicar uma lâmpada de 50w vou ter uma intensidade de 0.21A, mas se eu colocar um transformador de 230/12v e aplicar a mesma lâmpada vou ter uma intensidade de 4.1A.
qual a vantagem de colocar um tansformador, visto que da saida do transformador para as lâmpadas necessitará de condutores de maior secção e o consumo é o mesmo?
é provavel que eu esteja a fazer alguma confusão mas se não exponho a duvida, continuo com ela!
cump.
de acordo com a formula P=U*I em que podemos calcular a I atraves da potência e da tensão, mas estou a ficar um pouco confuso!
se eu tiver um ponto de luz de 230v e aplicar uma lâmpada de 50w vou ter uma intensidade de 0.21A, mas se eu colocar um transformador de 230/12v e aplicar a mesma lâmpada vou ter uma intensidade de 4.1A.
qual a vantagem de colocar um tansformador, visto que da saida do transformador para as lâmpadas necessitará de condutores de maior secção e o consumo é o mesmo?
é provavel que eu esteja a fazer alguma confusão mas se não exponho a duvida, continuo com ela!
cump.
Re: 230v ou 12v muito confuso!
miguelcosta Escreveu:boas!
qual a vantagem de colocar um transformador, visto que da saida do transformador para as lâmpadas necessitará de condutores de maior secção e o consumo é o mesmo?
cump.
Boa tarde,
a sua confusão é que a lâmpada só consome 50 W à tensão para a qual foi projectada.
Com 12 V a lâmpada consome menos potência.
Contas:
Imaginemos que estamos a falar de uma lâmpada de 230 V e 50 W. Se for uma lâmpada incandescente é praticamente uma resistência pura, então:
Com tensão 230 V:
R=V/I
R=230 V / 0.217 A = 1060 Ohm
Com tensão 12 V:
I=V/R
I=12 V / 1060 Ohm = 7.5 mA
P=V * I
P=12 * 7.5 mA = 0.09 W
Se tiver uma lâmpada que funciona a 230 V não tem vantagem nenhuma em utilizar um transformador uma vez que provavelmente ela não vai dar luz (vá, pode aquecer o filamento).
As lâmpadas são projectadas para uma tensão e não se podem ser utilizadas com outras.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos
Sérgio
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas.
Contas à parte, o uso de lâmpadas a 12 V foi inicialmente uma solução para permitir a instalação de iluminação em locais onde eram interdito as correntes fortes(230V). Desta forma, usando 12V, é permitido colocar lâmpadas nas piscinas ou em lagos.
Abraço
Contas à parte, o uso de lâmpadas a 12 V foi inicialmente uma solução para permitir a instalação de iluminação em locais onde eram interdito as correntes fortes(230V). Desta forma, usando 12V, é permitido colocar lâmpadas nas piscinas ou em lagos.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
-
- Curioso
boas
"S bras" obrigado por se dispor a explicar-me, mas a minha duvida ainda consiste, o que você me está a exemplificar é apenas com uma lâmpada incandescente 230v/50w.
o que faz confusão é por ex. ter duas lâmpadas uma de halogênio 12v 50w e outra halogénio 230v 50w,
não entendo a vantagem de por um transformador para ter uma lâmpada de 12v que consome o mesmo que a de 230v 50w, exepto em situações como o colega " patinho feio" explicou!
cump.
"S bras" obrigado por se dispor a explicar-me, mas a minha duvida ainda consiste, o que você me está a exemplificar é apenas com uma lâmpada incandescente 230v/50w.
o que faz confusão é por ex. ter duas lâmpadas uma de halogênio 12v 50w e outra halogénio 230v 50w,
não entendo a vantagem de por um transformador para ter uma lâmpada de 12v que consome o mesmo que a de 230v 50w, exepto em situações como o colega " patinho feio" explicou!
cump.
Sempre às ordensmiguelcosta Escreveu:boas
cump.

De facto até tenho aqui um candeeiro de secretária com 50 W e um transformador para 12 V.
Estas lâmpadas de 12 V são mais pequenas que as de 230 V, será por isso?
Para ser sincero não sei responder a essa pergunta específica...

Cumprimentos
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
uma das razões pode ser que ao reduzirmos as tensões, podemos ter brilhos mais intensos, porque o comprimento do filamento diminiu, para adaptar a resistencia à tensão em causa
-
- Curioso
boas!nelmindo Escreveu:uma das razões pode ser que ao reduzirmos as tensões, podemos ter brilhos mais intensos, porque o comprimento do filamento diminiu, para adaptar a resistencia à tensão em causa
se diminuirmos a resistencia do filamento de tungsténio ele não iria a partida ser de menos potencia!
tou mesmo confuso!!
numa das experiÊncias que fiz de arrancador de estrela-triangulo em vez de assossiar um motor, assossiei 3 series de 2 lâmpadas, uma série por fase, e quando aumentava a tensâo entre as fases, de estrela para triângulo, 230v para 400v, o brilho aumentava.
a impresão que fiquei foi que ao aumentar a tensão com a mesma potencia, em relação as lâmpadas o brilho aumenta!
sei que os balastros electronicos, no caso das lâmpadas fluorescentes aumenta a sua vida util 50%, será uma das razões?
cump.
-
- Curioso
Sempre às ordens
.
De facto até tenho aqui um candeeiro de secretária com 50 W e um transformador para 12 V.
Cumprimentos[/quote]
boas!
tem a sua lógica mas o caso especifico que me está a fazer esta confusão é que devido a uma moda que andava por aqui, não a muito tempo, em que se fasia a iluminação toda da habitação através de lâmpadas de halogénio de 12v 50/35w.
no caso de um transformador queimar qual a necessidade de substituir? porque não mudar apenas a lâmpada para 230v 50/35w que é igual á 12v 50/35w, visto que é mais economico?
cump.

Cumprimentos[/quote]
boas!
tem a sua lógica mas o caso especifico que me está a fazer esta confusão é que devido a uma moda que andava por aqui, não a muito tempo, em que se fasia a iluminação toda da habitação através de lâmpadas de halogénio de 12v 50/35w.
no caso de um transformador queimar qual a necessidade de substituir? porque não mudar apenas a lâmpada para 230v 50/35w que é igual á 12v 50/35w, visto que é mais economico?
cump.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 24 nov 2009, 07:07
A pincipal diferença está na qualidade da luz emitida e questões económicas associadas ao equipamento.o que faz confusão é por ex. ter duas lâmpadas uma de halogênio 12v 50w e outra halogénio 230v 50w
A lâmpada a 12V vai funcionar a uma intensidade (A) superior para a mesma potência (cerca de 8x mais), como consequência do engrossamento do filamento, este poderá "queimar" mais tempo a uma temperatura superior (até 5300K e 4000h, dependendo do fabricante), a luz percebida é portanto mais branca, como nas CFL, com a vantagem de espectro contínuo para melhor CRI. O facto de ser um sistema a 12 volts proporciona também que o ponto emissor seja mais pequeno (filamento mais concentrado no espaço) emitindo assim uma luz mais nítida (menor difusão e maior resolução), quando é necessário iluminação para trabalhos minuciosos.
Contudo, não são melhores nem piores, só depende da aplicação. Na factura eléctrica o gasto é o mesmo, gastam-se menos lâmpadas, mas estas poderão ser mais caras e precisar de transformador se ainda não estiver instalado.
Espero ter ajudado.