rainbow Escreveu:Bom dia.
Quando utilizei a palavra "espanto" não foi com intenção de ofender. Peço desculpa se o fiz.
Boas!
Obrigado pelo seu esclarecimento rainbow!!
Quanto ao cos fi de facto tens toda a razão, não estava a visualizar bem a situação!
No que toca à potência aparente compreendo que esta tenha de ser positiva, mas e se se desenhar o triângulo de potências??somos obrigados a coloca-la como negativa como mostra o desenho anexo...
O normal é o triângulo possuir a potência aparente para cima e a reactiva também!! Razão pela qual ainda estou "intrigado" com tudo isto!
red_lava_s2 Escreveu:
Outra dúvida que surge é, visto se tratar de uma medição na alimentação do quadro geral, pode-se concluir que existe um abastecimento de electricidade de má qualidade neste caso?
Cumpts,
Esta minha dúvida também está no ar
Eles têm baterias de condensadores, onde indicava no display +0.98, que penso que fosse o factor de potência que aquele equipamento estaria a medir!!
Quanto a aparelhos fortemente capacitivos não tenho noção se os têm...têm o que todos os supermercados têm desde fornos, grupos de frio (compressores), avac, etc...
Ps: Como sou novato não consigo ver os anexos que colocam, já tenho posts suficientes e já pedi a activação de membro activo, mas ainda não consigo ver!!
Cumprimentos!!