Consumo e ligações terra
Consumo e ligações terra
Boas
Moro num 4º andar com mais de 20 anos em que só existe protecção terra na cozinha, neste momento tenho 2 tomadas na sala com terra pois fiz uma puxada de uma caixa da cozinha, fiz isto principalmente porque tenho o pc ligado a uma UPS e necessitava mesmo de terra.
Eu sei que a outra metade da sala também merecia, alias toda a casa merecia mas além do trabalho de passar fio pelas tubagens ser uma missão quase impossível existe logo outro problema, acho que não seria muito boa ideia derivar a terra da casa toda apartir da mesma caixa da cozinha, é que não consigo ir buscar a origem do fio, só mesmo a caixa.
Mesmo na puxada que fiz acho que cometi um erro pois pelo que li teria de ser fio de 2.5 e salvo erro usei menos, só tomei conhecimento depois do mal estar feito, no entanto tudo parece funcionar bem.
Agora outro problema, tenho uma arca congeladora horizontal numa zona sem ligação terra, eu sei que é mau, mas quão mau ? além da protecção isso influencia de alguma forma o consumo ? É que de algum tempo para cá noto que a arca liga demasiadas vezes e coincidência ou não o consumo de electricidade que antes andava nos 40/50 € agora anda sempre nos 100 ou mais ...
Desculpem o "testamento"
Cumps
Moro num 4º andar com mais de 20 anos em que só existe protecção terra na cozinha, neste momento tenho 2 tomadas na sala com terra pois fiz uma puxada de uma caixa da cozinha, fiz isto principalmente porque tenho o pc ligado a uma UPS e necessitava mesmo de terra.
Eu sei que a outra metade da sala também merecia, alias toda a casa merecia mas além do trabalho de passar fio pelas tubagens ser uma missão quase impossível existe logo outro problema, acho que não seria muito boa ideia derivar a terra da casa toda apartir da mesma caixa da cozinha, é que não consigo ir buscar a origem do fio, só mesmo a caixa.
Mesmo na puxada que fiz acho que cometi um erro pois pelo que li teria de ser fio de 2.5 e salvo erro usei menos, só tomei conhecimento depois do mal estar feito, no entanto tudo parece funcionar bem.
Agora outro problema, tenho uma arca congeladora horizontal numa zona sem ligação terra, eu sei que é mau, mas quão mau ? além da protecção isso influencia de alguma forma o consumo ? É que de algum tempo para cá noto que a arca liga demasiadas vezes e coincidência ou não o consumo de electricidade que antes andava nos 40/50 € agora anda sempre nos 100 ou mais ...
Desculpem o "testamento"
Cumps
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Re: Consumo e ligações terra
Boas, 1º antes era normal colocar o fio terra agarrado directamente ás canalizações por isso o fio dentro da caixa nao "mexe".pimpware Escreveu:Boas
Desculpem o "testamento"
Cumps
2º não é por causa de a arca não estar ligada á terra que vai gastar o dobro, ou seja não gasta mais por isso.
3º como moras no 4º andar e NÃO é possível fazer uma terra perante as regras técnicas, a única solução que vejo é colocar 1 fio terra 6mm preso ao tubo que liga no contador de agua (do lado da torneira de segurança, que vem da coluna) e teres terra no quadro e a partir dai teres terra onde quiseres (desde que metas lá os fios), e se possivel tambem colocar 1 quadro novo com disjuntores e 1 interruptor diferencial de 25A com corte residual de 30mA.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Esqueci de dizer que testei as tomadas com um multimetro e dava:
fase + neutro = 223v
fase + terra = 223v
neutro + terra = 1v
Mas ligar à canalização não é perigoso ?
fase + neutro = 223v
fase + terra = 223v
neutro + terra = 1v
Olá
Não deves ligar o fio de terra no contador da água pois poderá a sua continuidade não ser assegurada nalgum ponto da instalação da rede de tubagem de água, e se houver uma passagem pode ficar com tensão perigosa para já não falar que se desconhece o valor da resistência de terra da solução "provisória".
A melhor solução é usar um Interuptor-diferencial de 40 A-0,01 A (10 miliamperes)
Ok
Não deves ligar o fio de terra no contador da água pois poderá a sua continuidade não ser assegurada nalgum ponto da instalação da rede de tubagem de água, e se houver uma passagem pode ficar com tensão perigosa para já não falar que se desconhece o valor da resistência de terra da solução "provisória".
A melhor solução é usar um Interuptor-diferencial de 40 A-0,01 A (10 miliamperes)
Ok
- Varejo
- Team Apoio
Boas, ja agora qual é a melhor solução para ele ter a instalação ligada á terra, na medida em que as tomadas da cozinha de origem da instalação também estao ligadas á canalização de água ???Nefelim Escreveu:Olá
Ok

Última edição por Varejo em 13 set 2007, 00:29, editado 2 vezes no total.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
- Varejo
- Team Apoio
Boas, as tuas tomadas da cozinha ja estão ligadas á canalização de origem, desde que o prédio foi construído, portanto as puxadas que fizeste estão ligadas á canalização de água !!!pimpware Escreveu:Esqueci de dizer que testei as tomadas com um multimetro e dava:
fase + neutro = 223v
fase + terra = 223v
neutro + terra = 1v
p.s ainda te sentes em segurança??

Mas será mesmo que está ligado à canalização ?
Como posso ter a certeza ?
Ola
Liga uma lâmpada de 100 W em série com uma resistência de 1 Kohm á "terra da torneira", em principio vai passar uma corrente de 0.1 A a 0,15 A e a potência dissipada na resistência é de +-100 W. Como as resistências são de 1/2 W ou 1 W em principio se houver ligação á terra ela vai queimar e já não é uma situação perigosa, pois a corrente está limitada. Se a resistência não queimar é porque não há ligação á terra, mas mesmo assim com um multimetro medir a corrente que passa. De qualquer forma não há uma resposta sobre a qualidade da terra.
Mesmo se medir a tensão entre fase e terra e dar 230 Volts não há garantia sobre a qualidade da terra.
Medir com o Ohmímetro a resistência entre netro e terra se bem que este método não é muito fiável
Atenção uma Lâmpada de 100 W consome 100 W como é lógico em 230 Volts. mas a resistência da Lâmpada varia com a temperatura e com a tensão aplicada pelo que os cálculos são aproximados.
Uma solução mas teriam de estar todo os moradoresa avisados para não mexer na canalização é ligar uma lãmpada de 100 W entre fase e a "terra da torneira". Se a terra for boa, inferior a 100 Ohms deverá dar-se o disparo do diferncial de 0,3 A
Mas mesmo assim não é conveniente usar a canalização de água como terra.
Um abraço
Liga uma lâmpada de 100 W em série com uma resistência de 1 Kohm á "terra da torneira", em principio vai passar uma corrente de 0.1 A a 0,15 A e a potência dissipada na resistência é de +-100 W. Como as resistências são de 1/2 W ou 1 W em principio se houver ligação á terra ela vai queimar e já não é uma situação perigosa, pois a corrente está limitada. Se a resistência não queimar é porque não há ligação á terra, mas mesmo assim com um multimetro medir a corrente que passa. De qualquer forma não há uma resposta sobre a qualidade da terra.
Mesmo se medir a tensão entre fase e terra e dar 230 Volts não há garantia sobre a qualidade da terra.
Medir com o Ohmímetro a resistência entre netro e terra se bem que este método não é muito fiável
Atenção uma Lâmpada de 100 W consome 100 W como é lógico em 230 Volts. mas a resistência da Lâmpada varia com a temperatura e com a tensão aplicada pelo que os cálculos são aproximados.
Uma solução mas teriam de estar todo os moradoresa avisados para não mexer na canalização é ligar uma lãmpada de 100 W entre fase e a "terra da torneira". Se a terra for boa, inferior a 100 Ohms deverá dar-se o disparo do diferncial de 0,3 A
Mas mesmo assim não é conveniente usar a canalização de água como terra.
Um abraço
- Varejo
- Team Apoio
Boas, se não tiveres fio terra nas caixas de derivação nem no quadro, é porque tens a terra da cozinha feita na canalização, por isso só tens terra na cozinha, pq antes era esse o metodo de trabalho, e como tu próprio disseste, "os fios não mexem", e não mexem nem sabes onde ligam pq tão chumbados na parede e agarrados á canalização!!!pimpware Escreveu:Mas será mesmo que está ligado à canalização ?

Portanto só resolves a situação fazendo como te disse no 1º post, senão fazes obras na casa e no prédio e metes como as regras tecnicas dizem, só que essa solução é um pouco mais cara!!!

P.s mais vale teres terra feita na coluna de água do que simplesmente nao teres nada!!!

P.s 2 e se acham que não se deve neste caso ligar á canalização arranjem uma solução viável e barata para poderes teres a instalação ligada á terra!!!
A teoria é quando tudo se sabe mas nada funciona, a practica é quando tudo funciona mas ninguem sabe porque, aqui alia-se a teoria á practica, nada funciona e ninguem sabe porque!!!

-
- Velha Guarda
- Registado: 03 fev 2007, 23:08
- Contacto:
Esse fio Terra de 6mm que referes é para ligar entre a canalização e o quadro eléctrico ou é para ser ligado a todos os pontos que precisam da chamada Terra???Varejo Escreveu:Como moras no 4º andar e NÃO é possível fazer uma terra perante as regras técnicas, a única solução que vejo é colocar 1 fio terra 6mm preso ao tuboque liga no contador de agua (do lado da torneira de segurança, que vem da coluna) e teres terra no quadro e a partir dai teres terra onde quiseres (desde que metas lá os fios), e se possivel tambem colocar 1 quadro novo com disjuntores e 1 interruptor diferencial de 25A com corte residual de 30mA.
- Varejo
- Team Apoio
Boas, o fio de 6mm é só para fazer a ligação do tubo da coluna de agua até ao barramento terra do quadro, a partir dai vai igual aos outros... 1.5mm iluminação 2.5mm tomadas!!!Electro_PT Escreveu:Esse fio Terra de 6mm que referes é para ligar entre a canalização e o quadro eléctrico ou é para ser ligado a todos os pontos que precisam da chamada Terra???Varejo Escreveu:Como moras no 4º andar e NÃO é possível fazer uma terra perante as regras técnicas, a única solução que vejo é colocar 1 fio terra 6mm preso ao tuboque liga no contador de agua (do lado da torneira de segurança, que vem da coluna) e teres terra no quadro e a partir dai teres terra onde quiseres (desde que metas lá os fios), e se possivel tambem colocar 1 quadro novo com disjuntores e 1 interruptor diferencial de 25A com corte residual de 30mA.
-
- Velha Guarda
- Registado: 03 fev 2007, 23:08
- Contacto:
Já aprendi mais qualquer coisa hoje...Varejo Escreveu:Boas, o fio de 6mm é só para fazer a ligação do tubo da coluna de agua até ao barramento terra do quadro, a partir dai vai igual aos outros... 1.5mm iluminação 2.5mm tomadas!!!Electro_PT Escreveu:Esse fio Terra de 6mm que referes é para ligar entre a canalização e o quadro eléctrico ou é para ser ligado a todos os pontos que precisam da chamada Terra???Varejo Escreveu:Como moras no 4º andar e NÃO é possível fazer uma terra perante as regras técnicas, a única solução que vejo é colocar 1 fio terra 6mm preso ao tuboque liga no contador de agua (do lado da torneira de segurança, que vem da coluna) e teres terra no quadro e a partir dai teres terra onde quiseres (desde que metas lá os fios), e se possivel tambem colocar 1 quadro novo com disjuntores e 1 interruptor diferencial de 25A com corte residual de 30mA.

- Varejo
- Team Apoio
Boas, isto é apenas uma excepção á regra, pq essas casas de origem ja tem a terra feita na canalização da cozinha, e como na coluna "entrada contador" tem maior continuidade e perto do quadro, fica um serviço melhor, já que nestes casos é impossivel fazer 1 terra ao eléctrodo pq o predio nao tem ligação é terra!!!
P.s sempre que possivel em predios antigos deve-se fazer ligação á terra com electrodos próprios para o efeito!!!
P.s sempre que possivel em predios antigos deve-se fazer ligação á terra com electrodos próprios para o efeito!!!

Os vossos posts deixaram-me um pouco alarmado e ainda com mais questões, se puderem responder ...
1 - Existe alguma forma de saber(provar) ao certo que está ligado à coluna da água ?
Ou a únicia forma é ir atraz do fio com um fio de nylon ?
2 - De qualquer das formas o senhorio, neste caso é uma Câmara Municipal não deveria de levar com uma vestoria da EDP ou é tudo tretas ?
3 - Falem-me sobre o teste da terra com multimetro, tenho lido aqui e ali sobre os valores que são normais e tal, ou esses valores não valem nada ?
Cumps
1 - Existe alguma forma de saber(provar) ao certo que está ligado à coluna da água ?
Ou a únicia forma é ir atraz do fio com um fio de nylon ?

2 - De qualquer das formas o senhorio, neste caso é uma Câmara Municipal não deveria de levar com uma vestoria da EDP ou é tudo tretas ?
3 - Falem-me sobre o teste da terra com multimetro, tenho lido aqui e ali sobre os valores que são normais e tal, ou esses valores não valem nada ?
Cumps
- Varejo
- Team Apoio
Boas, 1º se em cada caixa da cozinha o fio terra entrar sozinho e teres a fase e o neutro nouta boquilha, e tb como não mexe é a prova que tá ligado á canalização!!!pimpware Escreveu:Os vossos posts deixaram-me um pouco alarmado e ainda com mais questões, se puderem responder ...
Ou a únicia forma é ir atraz do fio com um fio de nylon ?![]()
Cumps
2º EDP ou camara municipal não fazem nada, pq a instalação foi aprovada perante as regras técnicas da altura da construção.
3º se quiseres ficar melhor servido em termos de ligação á terra, faz como te disse nos anteriores posts.