Corrente Instável - O que será ?
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 19 jun 2009, 21:02
Corrente Instável - O que será ?
Boas .
Em minha casa, a corrente anda instável, de vez em quando, a luz fica com uma intensidade extremamente instável.
No quadro aparentemente está tudo bem, e o problema não é do exterior porque a minha casa tem RC e 1º andar, e são contas separadas de electricidade, e o 1º andar não tem problema nenhum. Somente o RC (onde moro) tem este problema. De vez em quando está bom, e depois volta a ficar atrofiado.
Lá fora, tem uma caixa com 2 fichas , ou espécies de fichas. Se tirarmos a correspondente ao RC, fica o RC sem electricidade nenhuma. É antigo aquilo.
Alguém tem alguma ideia do que poderá ser ?
Em minha casa, a corrente anda instável, de vez em quando, a luz fica com uma intensidade extremamente instável.
No quadro aparentemente está tudo bem, e o problema não é do exterior porque a minha casa tem RC e 1º andar, e são contas separadas de electricidade, e o 1º andar não tem problema nenhum. Somente o RC (onde moro) tem este problema. De vez em quando está bom, e depois volta a ficar atrofiado.
Lá fora, tem uma caixa com 2 fichas , ou espécies de fichas. Se tirarmos a correspondente ao RC, fica o RC sem electricidade nenhuma. É antigo aquilo.
- rebelocruz
- Quadro de Honra
- Registado: 31 dez 2007, 17:22
- Been thanked: 3 times
Re: Corrente Instável - O que será ?
Boas
Se puderesses colocar uma foto das "fichas" poderia ajudar, é que nunca vi nada com fichas.
Se puderesses colocar uma foto das "fichas" poderia ajudar, é que nunca vi nada com fichas.
ElectroCitro Escreveu:Boas .
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
-
- Registado: 19 jun 2009, 21:02
LOL, não são fichas desculpem lá a linguagem barata.
Já é uma instalação algo antiga. É uma caixa na parede. Essa caixa, tem lá uma espécie de tomada. E depois temos que enfiar uma espécie de ficha nessa tomada para haver electricidade em casa.
Mas acho que era a aparelhagem da sala que estava a atrofiar isto...desligamos ela e agora já está tudo a 100 %.
Já é uma instalação algo antiga. É uma caixa na parede. Essa caixa, tem lá uma espécie de tomada. E depois temos que enfiar uma espécie de ficha nessa tomada para haver electricidade em casa.
Mas acho que era a aparelhagem da sala que estava a atrofiar isto...desligamos ela e agora já está tudo a 100 %.
-
- Registado: 15 nov 2009, 18:53
Será que a caixa na parede ,não será o quadro electrico
com fusiveis GARDY ?
com fusiveis GARDY ?
De certeza que sao fusiveis, devias chamar alguem habilitado porque se nao reconheces os fusiveis nao devias tentar resolver o problema sozinho.
- admin
- Admin
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
FRANCISCO PAULINO Escreveu:Será que a caixa na parede ,não será o quadro electrico
com fusiveis GARDY ?
so da mesma opinião, sao mesmo os fusiveis Gardy
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Não resisti em demontrar o meu contentamento ao ver esta foto!!!admin Escreveu:FRANCISCO PAULINO Escreveu:Será que a caixa na parede ,não será o quadro electrico
com fusiveis GARDY ?
so da mesma opinião, sao mesmo os fusiveis Gardy
Talvez por andar "atrás" de obras novas e não de avarias, mas, já não vejo um quadro destes à anos!!!
E ainda por cima aparenta estar em bom estado de conservação, o ultimo que vi, estava todo queimado.

Muito bom!!!

- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
E a referencia dos fusiveis eram 1410 e 1420 isto se a memória não falha
Cump.
Mário
E a referencia dos fusiveis eram 1410 e 1420 isto se a memória não falha
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
É sempre bom ver o material antigo ainda a rolar ehhe, essa foto foi feita em casa do meu vizinho, ele tem aquilo bem estimado mas ja esta preparado para o substiruir, é uma questao de dias.
Penso que o problema que tens é tensão baixa...reparei pelo quadro que em principio tens corrente trifásica... pode ser apenas uma das fase que esteja com voltagem baixa e o tal andar de cima apenas usar as fases "boas"... Mede a voltagem das 3 fases varias vezes ao dia pois é normal em alguns locais a voltagem descer nas horas de maior consumo eléctrico...mas claro que há um limite... cheguei a ter cá em casa perto dos 180volts e tive que fazer uma reclamação á EDP para regularizar a situação!
Cumprimentos
Cumprimentos
nheknhek Escreveu:Penso que o problema que tens é tensão baixa...reparei pelo quadro que em principio tens corrente trifásica... pode ser apenas uma das fase que esteja com voltagem baixa e o tal andar de cima apenas usar as fases "boas"... Mede a voltagem das 3 fases varias vezes ao dia pois é normal em alguns locais a voltagem descer nas horas de maior consumo eléctrico...mas claro que há um limite... cheguei a ter cá em casa perto dos 180volts e tive que fazer uma reclamação á EDP para regularizar a situação!
Cumprimentos
Ola nheknhek, nao deves ter lido bem os posts, a foto é para saber se as "fichas" a que o colega Mario se refere sao iguais as da imagem. Esse quadro da imagem já foi trifasico mas agora é mono.
Ora boas,
Pelos vistos a falha de tensão era da aparelhegem?!!.
Só não posso deixar de colocar o meu post
1º porque este forum tem colegas com grande valor como já tive a oportunidade de reparar nalguns post.
e 2º o e o mais importante , acho que nós profissionais não deveremos banalizar a energia.
Se o colega chama "fichas" é porque realmente não tem conhecimento básicos para mexer em sistemas electricos. E se ele apanhar patanisca a 230 até lhe faz bem ...
para abrir a pestana. A 380 já é bastante perigoso. E a caixa que eu acho que ele se referia deveria ser o quadro de coluna do prédio.
Se queria dizer que já trabalho a anos nisto e que ás vezes até me arrepio com coisas que encontro feitas.
Em relação aos picos de tensão podem ir aos 10% tanto para cima como para baixo. Acho curioso o colega nheknhek ter efectuado uma reclamação a EDP e terem resolvido o assunto. Fico contente por ele. Normalmente nas instalações os transformadores são de 420 v. Em alcantara tenho um 420v 600Kva e como está muito proximo da substação cada vez que eles trocas as tomadas na média tensão levo com picos que me dão cabos das UPS todas e não podemos lhes imputar qualquer tipo de responsabilidade porque o problema acaba por estar do meu lado. O projectista deveria ter se embrado que junto ás substações não se colocam os transformadores de 420v.
Pelos vistos a falha de tensão era da aparelhegem?!!.
Só não posso deixar de colocar o meu post
1º porque este forum tem colegas com grande valor como já tive a oportunidade de reparar nalguns post.
e 2º o e o mais importante , acho que nós profissionais não deveremos banalizar a energia.
Se o colega chama "fichas" é porque realmente não tem conhecimento básicos para mexer em sistemas electricos. E se ele apanhar patanisca a 230 até lhe faz bem ...

Se queria dizer que já trabalho a anos nisto e que ás vezes até me arrepio com coisas que encontro feitas.
Em relação aos picos de tensão podem ir aos 10% tanto para cima como para baixo. Acho curioso o colega nheknhek ter efectuado uma reclamação a EDP e terem resolvido o assunto. Fico contente por ele. Normalmente nas instalações os transformadores são de 420 v. Em alcantara tenho um 420v 600Kva e como está muito proximo da substação cada vez que eles trocas as tomadas na média tensão levo com picos que me dão cabos das UPS todas e não podemos lhes imputar qualquer tipo de responsabilidade porque o problema acaba por estar do meu lado. O projectista deveria ter se embrado que junto ás substações não se colocam os transformadores de 420v.
Última edição por rmcabral em 23 nov 2009, 17:54, editado 1 vez no total.
Ass. Rodrigo Cabral
O meu problema foi fácil de ser resolvido visto o meu cofret receber uma troçada trifásica mas a casa é alimentada apenas por uma fase.
O piquet de avarias da EDP apenas teve de trocar a fase de alimentação da casa no cofret.
Estranho é a diferença de tensão dessa fase que costuma estar entre os 185volts e os 200volts e as outras 2 que costumam estar com tensões superiores a 215volts...
O piquet de avarias da EDP apenas teve de trocar a fase de alimentação da casa no cofret.
Estranho é a diferença de tensão dessa fase que costuma estar entre os 185volts e os 200volts e as outras 2 que costumam estar com tensões superiores a 215volts...