motor trifásico para monofásico!

Responder
miguelcosta
Curioso
Curioso
Registado: 08 jun 2008, 14:44
Has thanked: 4 times
Been thanked: 6 times

motor trifásico para monofásico!

Mensagem por miguelcosta »

boas!

sei que um motor trifásico pode ser alimentado por tensão monofásica associando um condensador a um enrrolamento!

como se procede a ligação?

cumprimentos
J.Vieira
Curioso
Curioso
Registado: 20 set 2009, 18:37

Re: motor trifásico para monofásico!

Mensagem por J.Vieira »

Viva,
Nem sempre um motor trifásico funciona com uma alimentação monofásica (depende da potencia), excluindo claro a aplicação de um variador de frequência.
Um motor trifásico tem por norma na placa de ligações as letras U V W e Z X Y, terá naturalmente os chantes em Z X Y. O condensado pode ser ligado por exemplo a V e W. Para alimentar o motor um condutor activo (neutro) liga no U e a fase liga no V, para inverter o sentido de rotação poder-se-á ligar não no V mas sim no W.
Espero que resulte.
Cum,
J. Vieira
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Mas ligares em triângulo tens mais potencia.
Se procurares no forum, vais encontrar diversa informação

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
miguelcosta
Curioso
Curioso
Registado: 08 jun 2008, 14:44
Has thanked: 4 times
Been thanked: 6 times

Mensagem por miguelcosta »

Boas

obrigado pela explicação!
funcionou! valeu!!
ruisantos
Curioso
Curioso
Registado: 07 jan 2008, 23:18
Been thanked: 1 time

Mensagem por ruisantos »

É um caso raro,mas de vez em qndo lá aparece um p fazer essa modificaçao.
Com o motor ligado em triangulo,ligase a fase a um borne do motor e o neutro a outro.O que sobra liga-se uma ponta do condensador e a outra ponta liga-se a um dos bornes do motor ocupados pela fase ou o neutro..
Qnto ao valor do condensador é ir por tentativas até a corrente consumida pelo motor,ser o mais proxima da indicada pela chapa de carateristica(ligado em triangulo).
Claro que a potencia util diminui.
paulo5
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 15 nov 2010, 22:23

Mensagem por paulo5 »

miguelcosta Escreveu:boas!

sei que um motor trifásico pode ser alimentado por tensão monofásica associando um condensador a um enrrolamento!

como se procede a ligação?

cumprimentos
Como já referi numa outra situação trabalhar trabalha não se sabe é por quanto tempo o melhor mesmo é instalar um drive (vaiador de velocidade) já agora atenção aos consumos.
os direitos humanos são só para humanos direitos
ruisantos
Curioso
Curioso

Mensagem por ruisantos »

Mesmo com esta ligaçao,desde que com o condensador certo o motor pode durar muito tempo,já tenho feito esta modificaçao e é muito raro eles queimarem.Normalmente queimam por "velhice" :lol: ,por esforço...
É claro que a potencia util diminui bruscamente....
paulo5
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 15 nov 2010, 22:23

Mensagem por paulo5 »

ruisantos Escreveu:Mesmo com esta ligaçao,desde que com o condensador certo o motor pode durar muito tempo,já tenho feito esta modificaçao e é muito raro eles queimarem.Normalmente queimam por "velhice" :lol: ,por esforço...
É claro que a potencia util diminui bruscamente....
trabalha mas quantas horas por dia se for pouco tempo acredito que sim agora trabalhar 4 - 5horas seguidas já e outra coisa completamente diferente o melhor mesmo e ou substituir o motor ou colocar um drive .
os direitos humanos são só para humanos direitos
ruisantos
Curioso
Curioso

Mensagem por ruisantos »

Normalmente altera-se porque,colocar o variador esta fora de questao,por questoes de monetarias,assim como um motor novo.
Ainda me aparece mta vez o pedido de fazer esta alteraçao(pq têm lá este motor trifasico e nao querem comprar um monofasico,ou pq a foi alterada a maquina e necessitam de ter "obrigatoriamente" este motor devido à sua estrutura(desde a fixaçao,ao acoplamento,etc...em que nao existe no mercado um motor com estas caracteristicas,nem que seja viavel a alteraçao do novo,as vezes lá se tem de cortar a ponta do veio do rotor ou diminuir o seu diametro,ou aumentar o comprimento...)l.É claro que como já disse o rendimento BAixa.
Já tem acontecido rebobinar-se para monofasico,quando vimos que os dados mecanicos (dimensao do estator,nr de canais,etc...)sao iguais a este trifasico).Mas só nestes casos,pois nao somos enginheiros para dimensionar isto....
É frequente aparecen-me motores de Guinchos nestas situaçoes,e duram...duram...

Um motor trifasico que gaste por ex 5A por fase,se o alterarmos p monofasico e que fique a gastar na mesma os 5A(ou 6,5A) vai ter a vida util terminada passado pouco tempo?quer trabalhe 4 ou 5 horas seguidas??é claro que qnto mais tempo trabalhar mais desgaste vai ter....
Se antes levantava(no caso de um guincho)300kg,é claro que agora(no caso de a alteraçao ser feita com os condensadores)nao vai poder com eles,mas com mto menos...
Agora que se aproxima a epoca da colheita da azeitona,apareceume um cliente que tem lá uma maquina de separar a azeitona das folhas e era trifasica,puxava um ventilador,fiz a alteraçao,o cliente tb disse:-OHH é só para "dar um ventito" :lol: ,e lá ficou a dar o ventito!!!
daniel_c
Curioso
Curioso
Registado: 08 jan 2010, 20:16

Mensagem por daniel_c »

ligando um motor tri para monofasico perde-se ~ metade da potencia da maquina, se nao me engano, mas em aguns casos compensa
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”