Quadros da classe II de isolamento?
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Enviou: 18 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
Quadros da classe II de isolamento?
Boas.
A questão que vou colocar é apenas para ter a certeza em relação à questão dos quadros da classe II. E a questão é se estes são mesmo obrigatórios em todos os tipos de instalações? Sei que são obrigatórios em estabelecimentos recebendo público, habitações colecticas e unifamiliares (moradias) mas por exemplo num armazém industrial também é obrigatório? Eu acho que sim mas nas RTIEBT não encontrei isto explicitamente escrito para instalações industriais, o que encontrei foi para os edificios indicados atrás (recebendo público, habitação)?! Quanto à questão propriamente dita é a seguinte: é mesmo obrigatório estes quadros (classe II) em todas as instalações??
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
A questão que vou colocar é apenas para ter a certeza em relação à questão dos quadros da classe II. E a questão é se estes são mesmo obrigatórios em todos os tipos de instalações? Sei que são obrigatórios em estabelecimentos recebendo público, habitações colecticas e unifamiliares (moradias) mas por exemplo num armazém industrial também é obrigatório? Eu acho que sim mas nas RTIEBT não encontrei isto explicitamente escrito para instalações industriais, o que encontrei foi para os edificios indicados atrás (recebendo público, habitação)?! Quanto à questão propriamente dita é a seguinte: é mesmo obrigatório estes quadros (classe II) em todas as instalações??
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Re: Quadros da classe II de isolamento?
Olá,
Não pode esquecer "classe II de isolamento ou isolamento equivalente", pois... um quadro de classe I pode ser facilmente trasformado em classe II de isolamento, com a colocaçãod e barreiras...
Obrigado,
mirandes
Não pode esquecer "classe II de isolamento ou isolamento equivalente", pois... um quadro de classe I pode ser facilmente trasformado em classe II de isolamento, com a colocaçãod e barreiras...
Obrigado,
mirandes
- joaoosvaldo
- Team Apoio
sim eu percebo!mirandes Escreveu:Olá,
Obrigado,
mirandes
mas então dito por outras palavras todos os quadros devem garantir a classe II de isolamento quer seja pela utilização de quadros de classe II construídos em fábrica, da classe I e com instalação de barreiras por parte do quadrista ou ainda com a instalação de bloco diferencial associado ao corte geral do quadro sendo este grupo (corte geral + bloco diferencial) instalado em invólucro da classe II (barreiras)?
É isto todos os quadros independentemente da instalação têm de cumprir uma das condições indicadas acima??
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Agradecimento recebido: 4 vezes
Sim, para as instalações abrangidas pelas RTIEBT.
Num PT por exemplo não é obrigatório um quadro da classe II.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Ou seja para instalações industriais, estaleiros, etc., é sempre obrigatório quadros da classe II, é isto? existe algum ponto nas RTIEBT que diga isto explicitamente?amfys Escreveu:Sim, para as instalações abrangidas pelas RTIEBT.
Desculpem estar a insistir no assunto mas preciso de ter a certeza em relação a este assunto!
joaoosvaldo Escreveu:Ou seja para instalações industriais, estaleiros, etc., é sempre obrigatório quadros da classe II, é isto? existe algum ponto nas RTIEBT que diga isto explicitamente?amfys Escreveu:Sim, para as instalações abrangidas pelas RTIEBT.
Desculpem estar a insistir no assunto mas preciso de ter a certeza em relação a este assunto!
Bom dia,
Penso (não tenho a certeza) que, segundo as regras técnicas, se o quadro se situar num local onde só entrem pessoas BA4(instruídas) ou BA5(qualificadas), o quadro pode ser de classe de isolamento I. É uma questão de colocar o quadro num local fechado (se for possível).
A siemens tem quadros de isolamento até 630A
De qualquer maneira pode consultar o anexo V da secção 4 da RTIEBT
Cump.
Augustu
-
- Curioso
- Registado: 20 out 2009, 21:48
Boa tarde,
Onde esta escrito nas RTIEBT que é obrigatorio o uso de quadros da classe II?
nao consigo encontrar... :S
Nuno Gonçalves
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Este documento deve esclarecer a sua dúvida:Nuno Gonçalves Escreveu:Boa tarde,
http://www.vercor.pt/uploads/cms/schnei ... uadros.pdf