Instalação nova !urgente

J.P.
Curioso
Curioso
Registado: 30 ago 2007, 04:32

Instalação nova !urgente

Mensagem por J.P. »

Bem carissimos colegas deparei-me com uma casa toda em tijolo e com uma instalação daquelas a antiga, bem e como aquela instalação ja ardeu e necessario uma nova instalação
os carissimos e presados colegas(loool tanta graxa)) :D
podiam me ajudar?desde as respectivas marcações ate ao fim visto que a sitios que nem iluminação tem....
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Re: Instalação nova !urgente

Mensagem por Varejo »

J.P. Escreveu:Bem carissimos colegas deparei-me com uma casa toda em tijolo e com uma instalação daquelas a antiga, bem e como aquela instalação ja ardeu e necessario uma nova instalação
podiam me ajudar?desde as respectivas marcações ate ao fim visto que a sitios que nem iluminação tem....
Boas, pelo que estás a dizer vai ser uma instalação 100% nova, mas para ajudarmos convem dares mais informação do que queres fazer, e da potencia instalada!!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
J.P.
Curioso
Curioso

Mensagem por J.P. »

sim é uma instalação 100 % nova e monofasica mas tenho de ter em atençao que tambem possui uma bomba de furo que terei que a ligar directamente claro.....a potencia é que ainda não sei visto que aquilo ainda tem de requerer uma baixada a EDP.....mas tenho muita urgencia gostava que os presados colegas ajudassem urgentemente.....e que os trolhas tambem andam lá e querem começar a acabar e aquilo nem quadro tem...
Nefelim

Mensagem por Nefelim »

OLá

Atenção que as novas normas técnicas para habitação obrigam a instalar um quadro por piso

Um abraço
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, informações sobre aparelhos a alimentar, e tambem a arquitectura da casa, quartos pisos etc.!!!

P.s por mim dispenso, caríssimos prezados etc. :wink:
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
J.P.
Curioso
Curioso

Mensagem por J.P. »

Varejo Escreveu:Boas, informações sobre aparelhos a alimentar, e tambem a arquitectura da casa, quartos pisos etc.!!!

ok aki vai.....um unico piso(para já) com 3 quartos uma cosinha de 16 m2 uma casa de banho de 4m2 dois halls em forma de L....e um patio grande ond pelo muro se queria colocar iluminação
sem esquecer a bomba de furo...aparelhos os normais ainda nem o dono sabe o que vai por eu bem pergunto mas ele diz que ainda nao sabe por isso convem fazer uma que aguente bem não vá ele decidir por de tudo, segundo o que ele me tem dito penso eu que será isto na cosinha vai ter forno electrico placa vitroceramica exaustor maq.lav loiça e roupa frigorifico um unico ponto de luz tv e acho que é so alem daquelas coisinhas do microndas torradeira etc
nos quartos julgo que será mesmo so as tvs ponto de luz e acho que mais nada....no hall ele quer meter 3 pontos de luz no tecto com um comutador de escada.
Aproveito para lembrar que aquela cena nem quadro tem....nem sequer marcações tudo 100% novo. mas como digo ele todos os dias me diz um aprelho que quer colocar novo....loool....Mas perciso de fazer isto urgentemente porque os trolhas andam setressados.... :o :wink:

Ah e o ps:. tasse bem na boa vou-me deixar das formalidades do carissimos... :wink:

Abraço
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

J.P. Escreveu:
Varejo Escreveu:Boas, informações sobre aparelhos a alimentar, e tambem a arquitectura da casa, quartos pisos etc.!!!

ok aki vai.....um unico piso(para já) com 3 quartos uma cosinha de 16 m2 uma casa de banho de 4m2 dois halls em forma de L....e um patio grande ond pelo muro se queria colocar iluminação
sem esquecer a bomba de furo...aparelhos os normais ainda nem o dono sabe o que vai por eu bem pergunto mas ele diz que ainda nao sabe por isso convem fazer uma que aguente bem não vá ele decidir por de tudo, segundo o que ele me tem dito penso eu que será isto na cosinha vai ter forno electrico placa vitroceramica exaustor maq.lav loiça e roupa frigorifico um unico ponto de luz tv e acho que é so alem daquelas coisinhas do microndas torradeira etc
nos quartos julgo que será mesmo so as tvs ponto de luz e acho que mais nada....no hall ele quer meter 3 pontos de luz no tecto com um comutador de escada.
Aproveito para lembrar que aquela cena nem quadro tem....nem sequer marcações tudo 100% novo. mas como digo ele todos os dias me diz um aprelho que quer colocar novo....loool....Mas perciso de fazer isto urgentemente porque os trolhas andam setressados.... :o :wink:

Ah e o ps:. tasse bem na boa vou-me deixar das formalidades do carissimos... :wink:

Abraço
Boas, á partida podes colocar um circuito para cada aparelho de potencia na cozinha, forno maquinas lavar secar etc. 1 para as bombas, 1 para luz exterior, 2 de iluminação, 3 para casa de banho (hidromassagem, tomada, terra da estrutura da banheira, 3 para tomadas de serviço (4 tomadas em cada quarto, 6 na sala 2 hall) 1 para as tomadas de serviço da cozinha, 1 para o ATI, e será +- isto falando só de circuitos a sair do quadro eléctrico!!
Atenção se a instalação é nova já obriga a projecto ITED !!!
se precisares de mais ajuda vai falando que vou tentar ajudar mais no que posso!!! :wink:
J.P.
Curioso
Curioso

Mensagem por J.P. »

Varejo Escreveu:
J.P. Escreveu:

Abraço
Boas, á partida podes colocar um circuito para cada aparelho de potencia na cozinha, forno maquinas lavar secar etc. 1 para as bombas, 1 para luz exterior, 2 de iluminação, 3 para casa de banho (hidromassagem, tomada, terra da estrutura da banheira, 3 para tomadas de serviço (4 tomadas em cada quarto, 6 na sala 2 hall) 1 para as tomadas de serviço da cozinha, 1 para o ATI, e será +- isto falando só de circuitos a sair do quadro eléctrico!!
Atenção se a instalação é nova já obriga a projecto ITED !!!
se precisares de mais ajuda vai falando que vou tentar ajudar mais no que posso!!! :wink:

Então terá 9 circuito certo???

ok amanha vou fazer as marcações.... projecto ITED??? esplica....

e que segundo o que o homem me disse ja la esteve um electrcista que queria ligar aquilo sem caixas de derivação sem nada os tubos passavam de tomada para tomada e ia tudo ao quadro que achas???
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, conto 12 circuitos a sair do quadro, e o que vai sem caixas de derivação são os circuitos da cozinha directos, e nas tomadas de serviço tb nao levam caixas de derivação repicas de tomada para tomada, atenção que cada circuito de tomadas de serviço só podem fazer no maximo 8 tomadas cada.
ITED = infra-estruturas de telecomunicações em edificios é o sistema que veio substituir o RITA, podes saber mais no topico de ITED no forum, mas depois posso dar mais umas dicas!!! :wink:

P.s começa mas é a meter caixas e tubo senão os trolhas nao se calam!!! :mrgreen:
J.P.
Curioso
Curioso

Mensagem por J.P. »

yahhh e já o sono o outro ja tinha metido u,as mas vou tiralas... pois nessas não uso é directo ao quadro mas no resto uso claro ne???

e tens razao vou cravar e caixas e passar tubo ah em relação ao tubo ouvi dizer que ja não se passa tubo vd?

em relaçao ao quadro electrico que aconselhas quantos dijuntores etc

e obrigada pela ajuda :lol: :) abraço
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, tudo o que é tomadas praticamente não é necessário caixas de derivação pq vai pelo chão, no resto podes colocar!!!
P.s ainda nem tubos tens e ja queres saber das protecções do quadro ??? :shock:
isso ve-se depois tens de preocupar com caixas e tubo pros trolhas nao te chatearem!!! :wink:

p.s2 podes colocar tubo VD nas paredes!!!
luisguerreiro
Curioso
Curioso
Registado: 17 jun 2007, 17:15

Mensagem por luisguerreiro »

J.P. Escreveu:Bem carissimos colegas deparei-me com uma casa toda em tijolo e com uma instalação daquelas a antiga, bem e como aquela instalação ja ardeu e necessario uma nova instalação
pelo que li nao tens experiencia nenhuma, devias deixar a instalaçao para profissionais e comessares por algo mais pequeno...
nem sequer sabes que tubo utilizar!!! a electricidade tem algumas regras e pelos vistos nao as conheces, nem tens conhecimentos dos materiasis a utilizar, nao e participando num forum que vais consseguir fazer a instalaçao, só se levares contigo o computador para a obra...
:|
Nefelim

Mensagem por Nefelim »

Olá

As novas normas ténicas obrigam nas habitações a "tomadas com obturadores", têm de ser necessárimente tomadas de alvéolos protegidos com terra? Ou tomadas com terra em que se aplica um "obturador" ou seja uma peça que encaixe e proteja os pólos activos.

Atenção que a linha do fogão é a 4mm2 ,

Um abraço
J.P.
Curioso
Curioso

Mensagem por J.P. »

luisguerreiro Escreveu:
pelo que li nao tens experiencia nenhuma, devias deixar a instalaçao para profissionais e comessares por algo mais pequeno...
nem sequer sabes que tubo utilizar!!! a electricidade tem algumas regras e pelos vistos nao as conheces, nem tens conhecimentos dos materiasis a utilizar, nao e participando num forum que vais consseguir fazer a instalaçao, só se levares contigo o computador para a obra...
:|

Boas opiniões como a tua dispenso e pa tua informação tenho experiencia sim...apenas gosto de pedir opiniões... :x
J.P.
Curioso
Curioso

Mensagem por J.P. »

Nefelim Escreveu:Olá

As novas normas ténicas obrigam nas habitações a "tomadas com obturadores", têm de ser necessárimente tomadas de alvéolos protegidos com terra? Ou tomadas com terra em que se aplica um "obturador" ou seja uma peça que encaixe e proteja os pólos activos.

Atenção que a linha do fogão é a 4mm2 ,

Um abraço

taxe obrigado essas normas ja conhecia mas obrigado na mesma!
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”