contador de voltas com sensor indutivo
contador de voltas com sensor indutivo
Tenho um sensor indutivo da siemens que a a frequencia maxima de trabalho é de 300hz, e queria contar as voltas que dá numa roda acoploada a um motor, na roda ja tenho acoplolado o objecto para detecçao, sempre que a roda dá uma volta o sensor junto com um contador electronico conta, o problema é que qd chega a uma certa velocidade (exemplo: 1400 r.p.m.) o sensor nao consegue contar as voltas certas, será que se eu usar um sensor indutivo com uma frequencia de trabalho de 2khz será que vai resolver?
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: contador de voltas com sensor indutivo
1400rpm, dá 23Hz logo à partida daria para contar. Agora falta saber se a largura do impulso é suficiente para contar como impulso. Isso depende do tamanho de detecção. O ideal é que se mantenha 50% ON 50% OFF. Se estiver muito baixo a percentagem, pode dar ideia que a frequencia aparente é maior. A condição 300Hz é para onda quadrada simétrica.HERCULANO Escreveu:Tenho um sensor indutivo da siemens que a a frequencia maxima de trabalho é de 300hz, e queria contar as voltas que dá numa roda acoploada a um motor, na roda ja tenho acoplolado o objecto para detecçao, sempre que a roda dá uma volta o sensor junto com um contador electronico conta, o problema é que qd chega a uma certa velocidade (exemplo: 1400 r.p.m.) o sensor nao consegue contar as voltas certas, será que se eu usar um sensor indutivo com uma frequencia de trabalho de 2khz será que vai resolver?
é tipo isto mas qd anda em na rotaçao maxima , o contador da omron h7ec , conta mas comparado com um mecanico que tem acopolado na maquina atrasa- se , mas só em grande velocidade
- Anexos
-
- IMG.jpg (10.18 KiB) Visto 1277 vezes
O problema nesse caso deve estar no h7ec. veja a sua datasheet: http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet- ... /H7EC.html. Na pagina 2, tabela "ratings", estao indicadas as duraçoes minimas dos impulsos, consoante a frequencia, é uma questão de fazer cálculos e ver se com o seu actuador, estas durações minimas são atingidas.
cumprimentos
cumprimentos
eu ja utilizei um contador electromecanico e nao da na mesma, mas sabes se existe possiblidade de resolver este vproblema , o contador da omron le impusos de frequencia ate 1000hz
- nelmindo
- Team Apoio
Bem se for 300Hz para o sensor e 1KHz para o contador, os parametros estão +/- coerentes para o que se quer fazer:
1400RPM = 23Hz ou 23RPS
1RPS = a 0.043s
se considerarmos um veio de 20 de diametro e uma chaveta de 5 de altura e largura, a circunferencia periférica é de 30 de diametro.
Perimetro = 94.2mm
Largura da chaveta 5mm
se faz 94.2mm em 0.043s, irá fazer 5mm em 0.0023s
Logo o impulso a ON teria esse valor em segundos
No caso do contador 1KHz dá porque o tempo minimo é de 0.0005s, mas se for os de 20 ou 30cps, já não dá. Não será o caso? E o mesmo não se aplicará ao sensor indutivo?
1400RPM = 23Hz ou 23RPS
1RPS = a 0.043s
se considerarmos um veio de 20 de diametro e uma chaveta de 5 de altura e largura, a circunferencia periférica é de 30 de diametro.
Perimetro = 94.2mm
Largura da chaveta 5mm
No caso do contador 1KHz dá porque o tempo minimo é de 0.0005s, mas se for os de 20 ou 30cps, já não dá. Não será o caso? E o mesmo não se aplicará ao sensor indutivo?
Eu nao posso ver os anexos do colega herculano, mas com base nos dados que o colega nelmindo apresenta, parece-me que mesmo a 1Khz não dá, já que o impulso duraria cerca de 2ms e a largura minima de impulso aceitável são 5ms = 0.005s (o Nelmindo tem 0.0005s, por isso visualmente dá ideia que daria).nelmindo Escreveu:Bem se for 300Hz para o sensor e 1KHz para o contador, os parametros estão +/- coerentes para o que se quer fazer:
1400RPM = 23Hz ou 23RPS
1RPS = a 0.043s
Perimetro = 94.2mm
Largura da chaveta 5mm
- nelmindo
- Team Apoio
Era mesmo 0.5ms, por isso à partida dá.
E tem lógica ser o minimo 0.5ms
1/1kHz = 0.001s ou 1ms
Sendo o comprimento temporal da onda completa 1ms, 0.5ms será a largura do impulso
http://downloads.industrial.omron.pt/IA ... asheet.pdf
E tem lógica ser o minimo 0.5ms
1/1kHz = 0.001s ou 1ms
Sendo o comprimento temporal da onda completa 1ms, 0.5ms será a largura do impulso
http://downloads.industrial.omron.pt/IA ... asheet.pdf
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 23 mar 2009, 18:10
Boas
Apenas quero deixar umas dicas.
Para resolver estes problemas existem os encoders e as cartas de contagem rápida para autómatos.
Desta forma é certo que não existe problema, ainda com a vantagem de ter uma resolução maior logo mais precisão
Apenas quero deixar umas dicas.
Para resolver estes problemas existem os encoders e as cartas de contagem rápida para autómatos.
Desta forma é certo que não existe problema, ainda com a vantagem de ter uma resolução maior logo mais precisão