As lâmpadas que a minha namorada tem no hall de entrada são de um branco que fere os olhos. Talvez resultem bem num laboratório mas não numa casa que se quer confortável.
Segundo sei, existem varias lâmpadas com cores diferentes (mais frias ou mais quentes) que dão ambientes diferentes. Hoje ao passar no IKEA, as lampadas que eles tinham disponíveis (economizadoras) eram quase todas demasiado brancas.
Sei que o IKEA nao e o sitio ideal para ver lâmpadas, mas fiquei a pensar se não seria defeito da nova vaga de lâmpadas que vêm substituir as incandescentes. A bem dizer possuo uma lampada ** que possui uma cor bem mais agradavel, mas vem num formato que não se adequa ao candeeiro: parece que a variedade sai ferida.
Outra questão, é a utilização de dimmers com lampadas fluerescentes. Com o gradual desaparecimento das lampadas incandescentes, a casa equipada com dimmers nao funciona(?) com as novas lampadas, assim sendo, qual a alternativa.
Lâmpadas: Temperatura da Cor e dimmers
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Re: Lâmpadas: Temperatura da Cor e dimmers
Bom dia.
As lâmpadas fluorescentes podem ser reguladas com dimmers. Tens é de ter atenção ao tipo de dimmer que tens em casa, pois ele pode não se adequar a lâmpadas fluorescentes.
Quanto à temperatura de cor das lâmpadas economizadoras, penso que também conseguirás encontrar uma que consideres mais agradável. Procura num distribuidor/armazenista eléctrico.
As lâmpadas fluorescentes podem ser reguladas com dimmers. Tens é de ter atenção ao tipo de dimmer que tens em casa, pois ele pode não se adequar a lâmpadas fluorescentes.
Quanto à temperatura de cor das lâmpadas economizadoras, penso que também conseguirás encontrar uma que consideres mais agradável. Procura num distribuidor/armazenista eléctrico.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Lâmpadas: Temperatura da Cor e dimmers
Resposta apenas ao problema da variação:ups Escreveu:As lâmpadas que a minha namorada tem no hall de entrada são de um branco que fere os olhos. Talvez resultem bem num laboratório mas não numa casa que se quer confortável.
Segundo sei, existem varias lâmpadas com cores diferentes (mais frias ou mais quentes) que dão ambientes diferentes. Hoje ao passar no IKEA, as lampadas que eles tinham disponíveis (economizadoras) eram quase todas demasiado brancas.
Sei que o IKEA nao e o sitio ideal para ver lâmpadas, mas fiquei a pensar se não seria defeito da nova vaga de lâmpadas que vêm substituir as incandescentes. A bem dizer possuo uma lampada ** que possui uma cor bem mais agradavel, mas vem num formato que não se adequa ao candeeiro: parece que a variedade sai ferida.
Outra questão, é a utilização de dimmers com lampadas fluerescentes. Com o gradual desaparecimento das lampadas incandescentes, a casa equipada com dimmers nao funciona(?) com as novas lampadas, assim sendo, qual a alternativa.
As lâmpadas fluorescentes compactas (vulgo economizadoras) que se refere, na sua grande maioria não permitem variação, nem mesmo com variadores próprios para lâmpadas fluorescentes normais. A electrónica interna não permite isso.
No entanto já existem marcas (OSRAM é uma delas) que disponilizam lâmpadas fluorescentes compactas com possibilidade de variar a sua intensidade. Apenas resalvam que os variadores a usar devem ser do tipo corte na crista de subida:
OSRAM DULUX® EL 20 W is now available in an infinitely dimmable version. The new OSRAM DULUX® EL DIM can be used in all applications with suitable leading-edge phase dimmers.
Dimming range 3...100 %
Preço destas lâmpadas é actualmente o dobro ou triplo de uma normal.
O mesmo problema acontece com as novas lâmpadas a LEDs. Os drivers não permitem a variação via instalação convencional.
O seu problema e de muita gente, é de que as lâmpadas ao sairem de mercado, a sua instalação convencional terá que ser mudada (ou na pior das hipóteses, comprar um stock de lâmpadas só para essa situação...) para os novos sistemas, ou optar pelo sistemas das nossas avós do tudo ou nada...