Conclusao do inquerito (Recomenda a iluminação a LEDs?)

admin
Admin
Admin
Registado: 02 set 2006, 13:05
Has thanked: 120 times
Been thanked: 140 times
Contacto:

Conclusao do inquerito (Recomenda a iluminação a LEDs?)

Mensagem por admin »

Recomenda a iluminação a LEDs?

inquerito1.jpg
inquerito1.jpg (46.6 KiB) Visto 1849 vezes
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
fisica
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 31 mar 2008, 14:05

Re: Conclusao do inquerito (Recomenda a iluminação a LEDs?)

Mensagem por fisica »

Depende do tipo de utilização que ser quer.
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:08

Mensagem por pedro_mendes »

Isto de falar de iluminação a led é muito bonito, consome menos e tudo, para a maior parte dos consumidores quando se fala em poupar é o melhor! Mas depois no que toca á iluminação nada!
Para iluminação de presença sim os led são bons, agora para uma iluminação eficaz tem que ser outro tipo de lâmpada.
Digo isto porquê, já tive a experiencia para um estabelecimento em que coloquei lâmpadas de led de 1x3W e tive que trocar pelas de baixo consumo!
Led muito bom mas só para presença.
Pedro Mendes
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

pedro_mendes Escreveu:Isto de falar de iluminação a led é muito bonito, consome menos e tudo, para a maior parte dos consumidores quando se fala em poupar é o melhor! Mas depois no que toca á iluminação nada!
Para iluminação de presença sim os led são bons, agora para uma iluminação eficaz tem que ser outro tipo de lâmpada.
Digo isto porquê, já tive a experiencia para um estabelecimento em que coloquei lâmpadas de led de 1x3W e tive que trocar pelas de baixo consumo!
Led muito bom mas só para presença.
isso não é bem verdade! o grande inconveniente é a nível de preço! porque a nível de iluminação no escritório onde trabalho tinhamos uma zona onde tinhamos instalado spots de halogéneo de 50W e substituímos por uns spots led de 7W e o nível de iluminação é quase idêntico tendo o led a vantagem de emitir uma cor mais agradável. (para ter uma boa iluminação com leds não se consegue com leds de 1 ou 3 W)

ver o seguinte link (são as lâmpadas de que estou a falar): http://boramudaromundo.blogspot.com/200 ... ilips.html

outra aplicação muito boa dos leds é nos semáforos de trânsito que apresentão uma iluminação muito melhor com muitas vantagens e economia de consumo! ver link em anexo!

os leds serão o futuro da iluminação, tenho esta convicção, ainda não o são devido aos preços!
Anexos
Semáforos Led's.pdf
(2.07 MiB) Transferido 143 vezes
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

outra excelente aplicação de leds que vi foi num jardim público em que foram utilizados as colunas leds do link seguinte: http://www.indal.es/portal/servicios/ca ... ios&id=HEN

as luminárias aplicadas são de 26W e tem um nível de iluminação excelente só vendo mesmo! qualquer dia vou tirar umas fotos e colocar aqui para verem do que estou a falar!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Na exponor este ano, foram apresentados algumas soluções usando tecnologia LED, tanto em armaduras industrias, iluminação pública e holofotes. Nada que se pareça com as dezenas des Leds de 5mm de muitas soluções. A luz é bastante brilhante e forte e de tom agradável:

http://www.electrocampo.pt/Solar_Index_PT.html
aristocompasso
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 24 nov 2009, 07:07

Mensagem por aristocompasso »

Dizer que o LED é o futuro da iluminação é não perceber a tecnologia que lhe está subjacente e as suas limitações.
Devo dizer a este respeito que já nos anos 60 se disse isso mesmo em relação aos tubos fluorescentes. Viu-se. Os T5 pentafósforos (e 5 ainda assim não chegam) de boa qualidade com balasto electrónico para iluminação indiferenciada ainda escapam, mas foram precisos mais de 40 anos de evolução tecnológica.

O LED tem poucas vantagens, sendo praticamente a única assinalável melhor relação Lux/W (lumen por esferorradiano por watt) emitidos à custa de uma abertura muito estreita ou de uma difusão exagerada, mas isto não invalida que o LED poderá ser a fonte indicada para um reduzido número de aplicações. A fonte vai evoluir, como é óbvio, mas enquanto tiver por base esta tecnologia será sempre LED e será sempre limitada, outra coisa é falarmos numa boa luminária que usa uma fonte LED. Não esquecer que o LED é uma fonte monocromática e que até as LPS foram banidas pela UE apesar de serem as lâmpadas mais eficientes de sempre. De resto nem os consumos nem o tempo de vida são os que são anunciados, que aliás, fazendo vista grossa, são equiparáveis aos valores apresentados pelas CFLs na realidade, ainda assim com tendência a melhorar. Os valores anunciados são sempre em testes de laboratório, temperatura, humidade e atms controladas.

Quem trabalha na área da iluminação, percebe, ou deveria perceber, que a conversão para sistemas de iluminação electrónicos é incutida pela necessidade dos fabricantes agitarem o mercado. Daqui a pouco a febre já passa.
Se eu tivesse de apostar, metia dinheiro em lâmpadas de enxofre como substitutas das lâmpadas de descarga actuais (todas elas desde CFLs até CMHs, MVs, HPSs etc. HIDs em geral), apesar de a tecnologia existir, ainda não é "viável"... para todas as outras existirá sempre um espaço e uma aplicação, nem que seja a passar publicidade em outdoors, no futuro, julgo eu, os LEDs limitar-se-ão a substituir os CCFLs (Cold Cathod FL).
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

aristocompasso Escreveu:Dizer que o LED é o futuro da iluminação é não perceber a tecnologia que lhe está subjacente e as suas limitações.
Devo dizer a este respeito que já nos anos 60 se disse isso mesmo em relação aos tubos fluorescentes. Viu-se. Os T5 pentafósforos (e 5 ainda assim não chegam) de boa qualidade com balasto electrónico para iluminação indiferenciada ainda escapam, mas foram precisos mais de 40 anos de evolução tecnológica.

O LED tem poucas vantagens, sendo praticamente a única assinalável melhor relação Lux/W (lumen por esferorradiano por watt) emitidos à custa de uma abertura muito estreita ou de uma difusão exagerada, mas isto não invalida que o LED poderá ser a fonte indicada para um reduzido número de aplicações. A fonte vai evoluir, como é óbvio, mas enquanto tiver por base esta tecnologia será sempre LED e será sempre limitada, outra coisa é falarmos numa boa luminária que usa uma fonte LED. Não esquecer que o LED é uma fonte monocromática e que até as LPS foram banidas pela UE apesar de serem as lâmpadas mais eficientes de sempre. De resto nem os consumos nem o tempo de vida são os que são anunciados, que aliás, fazendo vista grossa, são equiparáveis aos valores apresentados pelas CFLs na realidade, ainda assim com tendência a melhorar. Os valores anunciados são sempre em testes de laboratório, temperatura, humidade e atms controladas.

Quem trabalha na área da iluminação, percebe, ou deveria perceber, que a conversão para sistemas de iluminação electrónicos é incutida pela necessidade dos fabricantes agitarem o mercado. Daqui a pouco a febre já passa.
Se eu tivesse de apostar, metia dinheiro em lâmpadas de enxofre como substitutas das lâmpadas de descarga actuais (todas elas desde CFLs até CMHs, MVs, HPSs etc. HIDs em geral), apesar de a tecnologia existir, ainda não é "viável"... para todas as outras existirá sempre um espaço e uma aplicação, nem que seja a passar publicidade em outdoors, no futuro, julgo eu, os LEDs limitar-se-ão a substituir os CCFLs (Cold Cathod FL).
não concordo com a opinião, mas respeito-a!

é claro que a tecnologia led ainda tem muito que evoluir, sem dúvida e aqui estamos de acordo, e com certeza ainda vai levar mais algum tempo, mas leve o tempo que levar os led's vão ser com certeza uma solução a ter em conta ainda para mais numa altura em que se fala cada vez mais em eficiência energética, neste momento em termos de consumos não existe nenhum tipo de iluminação que rivalize com os led's, é claro que ainda não podem ser aplicados em todas as situações, mas em algumas situações estes já tem bons resultados basta ver os exemplos dos post's anteriores, o grande problema são os preços que são muito caros! continuo a dizer que os led's serão no futuro uma boa solução!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Sim senhor, é deste tipo de pessoas que precisamos no forum.
Gostei das suas duas intervenções, relativas a estes assuntos de iluminação. Informação técnica qb.

Sabendo que posso ser mal interpretado, gostaria saber a sua opinião relativamente ao facto de haver ou não mercado para as lâmpadas que estão a ser gradualmente a serem retiradas do mercado, se as razões principais da poupança energética é um factor mais importante do que a recolha dos residuos. Estou a falar pricipalmente do mercurio que está nas lâmpadas fluo. compactas.
É que muito se fez para abolir interruptores, termómetros e pilhas de mercúrio e agora generaliza-se o uso de lâmpadas com mercúrio. Já repararm que a informação do mercurio não passa por letras garrafais? Apenas fazem referencia ao simbolo quimico Hg que muitas pessoas desconhecem que material é, e mandam aquilo para os aterros com todos os riscos associados?
E mais não digo
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Dá a sensação de que anda alguém aqui a tentar vender o peixe.
A iluminação a LED é uma excelente solução, quer do ponto de vista energético (tão em voga nos dias de hoje), quer do ponto de visto estético, quer mesmo do ponto de vista de eficácia, e conforto visual.
A luminárias LED hoje em dia, já iluminam tanto como qualquer outro tipo de iluminação. Vejam os projectos que se fazem lá fora. Não se restrijam ao vosso cubículo de 2x2m da vossa empresa, em que só ouvem o que o chefe quer.
aristocompasso
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Tentarei responder a estas questões, que apesar de não me identificarem como alvo da mensagem, assim o deram a entender.

Começando pelo final e porque não me apresentei devidamente ao fórum, sou um desenhador de iluminação com formação superior em PT e no estrangeiro em iluminação para espectáculos e para arquitectura. Não sou um decorador de interiores e o mal deste ramo em portugal, é precisamente ser levado a cabo por arquitectos, engenheiros, electricistas e decoradores (sem qualquer tipo de desprimor ou desrespeito, mas a verdade é que depois sou eu que fico sem trabalho) e que pouco ou nada sabem de iluminação apesar de poderem saber muito sobre lâmpadas. Sendo um pouco redutor, mas não menos verdadeiro, a indústria de iluminação em portugal ainda se resume a uma "vintena" de fabricantes, uns "ateliers" de design com meia dúzia de iniciativas mais ou menos pindéricas e iluminação festiva.

Por estas razões e por outras não estou num cubículo a dizer que sim ao chefe, até porque a tendência do mercado leva normalmente à aceitação do LED como pude constatar por essa Europa fora, normalmente as pessoas que se lhe opõem são "cilindradas"... percebe-se porquê.

Em relação ao factor "ecológico" tanto nos LEDs, como nas FLs, CFLs ou qualquer lâmpada com componentes electrónicos na dita pegada tem de se incluir os custos de eliminação/reciclagem que são muito mais gravosos que uma lâmpada de filamento (mesmo que hoje em dia a quantidade de mercúrio presente em cada lâmpada seja residual, o que é facto é que há cada vez um maior número destas lâmpadas em actividade, o que anula os ganhos na redução das quantidades de mercúrio). Os consumos eléctricos apresentados pelas marcas referem-se exclusivamente à Potência Eléctrica convertida em En. Radiante, não contemplam os gastos do sistema na sua totalidade, nomeadamente funcionamento dos componentes electrónicos e perdas, o melhor é mesmo medir directamente na tomada, e esta margem será tão maior quanto menor a qualidade da lâmpada. Nem quero mencionar o tempo de vida completamente fictício, mas deixo um exemplo, uma T5 aponta para 5000h de vida útil, as T8 antigas podiam chegar às 15000h, e as CCFLs têm um tempo de vida apontado para >40000h, mesmo que descontemos 20%, conseguem perceber onde quero chegar? No caso dos LEDs, dependendo da qualidade da lâmpada e da qualidade da instalação (factor crucial!!) o tempo de vida pode se ficar pelos 50% das horas publicitadas (quem é que vai contar? Até porque a aplicação dos LEDs é quase unitária).

As lâmpadas que estão a ser retiradas do mercado estão a ser vítimas de lobbies de mercado -> decisões políticas, e da mudança da mentalidade. Deixo apenas uma questão, já pensaram a razão dos preços exorbitantes das luminárias LED, ou mesmo dos LEDs em lojas de electrónica, cuja unidade pode chegar aos 5 EUR ou mais, dependendo das especificações? É a bolha!
Quando era puto não havia preocupações ecológicas como agora, ou seja, havia mais: se não se usava a iluminação desligava-se imediatamente, hoje em dia compra-se mais caro e mais eficiente para poder deixar ligado toda a noite em paz de espírito, vai dar exactamente ao mesmo e a EDP sempre a facturar (aliás esta é uma empresa com uma agenda dupla muito hipócrita e maquiavélica, mas nem entro por aqui).

Sobre os efeitos de um determinado tipo de iluminação e respectivas qualidades da luz percebida, na saúde/bem-estar e disposição, isso já seria outro tópico; mas os LEDs não têm de acabar (aliás enquanto houver mau gosto para os meter a fazer de mínimos nos automóveis, eles vão andar por aí), vão baixar de preço quando outro tipo de lâmpadas ficar em voga (as próximas serão as fontes flexíveis), e serão úteis para determinado tipo de aplicações em que farão o serviço mais eficazmente, mas se para iluminar passeios temos CMHs ou até HPSs (estas a norma em Portugal) porque carga de água é que temos de lá meter LEDs, e quem quiser "fritar" os olhos a ler debaixo de LEDs esteja à vontade.
De minha experiência, posso relatar que já se usam LEDs em Teatro e eventos ao-vivo há bem mais anos que para consumidores residenciais, o pessoal no meio percebeu que só serviam para iluminar cicloramas e, mais recentemente, para fazer lavagem de cor (colour wash)... e, meus amigos, lamento dizer mas a arte anda sempre à frente do resto.

Estas são apenas as minhas humildes opiniões apoiadas nos meus estudos e experiências, cada qual é livre de gastar o dinheiro onde quiser, mas antes de gastar rios de dinheiro numa nova instalação, se calhar é melhor falarem com alguém que perceba os porquês e os porque nãos.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Ou andam para aí uma série de fabricantes, de renome internacional, a enganar a malta, ou então não percebo mesmo o que andas a dizer.

link para iluminação LED

link para iluminação LED

Cumprimentos.
aristocompasso
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Caríssimos,

Ńão sou nenhum Anti-LED, muito menos Pro-LED... apenas me limitarei a usar a fonte conforme ela seja, segundo o meu julgamento, a fonte indicada para uma determinada aplicação. Em última análise não existe a lâmpada perfeita, e todas têm vantagens e desvantagens (umas mais importantes que outras).
Percebo que este seja um assunto que levanta alguma controvérsia, mas para ajudar poderei estar cá eu, ou outro... e espero que me ajudem também nas áreas que não domino.
Usar informação de fabricantes é, para mim, logo à partida uma abordagem incorrecta, pois parece-me óbvio que eles irão "condicionar" a informação em favor das vendas. Normalmente não "mentem" mas omitem e "fabricam" estudos que sirvam os seus propósitos.

Espero que estes 2 artigos (em Inglês) ajudem. São artigos sucintos, mas claros e objectivos, não estive a ler tudo mas parece-me que abordam as questões principais e fazem-no de uma forma independente.

http://patmullins.com/ledlightmyths.html
http://ledsmagazine.com/features/2/6/4/1

Qualquer dúvida, poderei tentar explicar melhor.
Cumprimentos.
Última edição por aristocompasso em 24 nov 2009, 17:59, editado 1 vez no total.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

nelmindo Escreveu:Sim senhor, é deste tipo de pessoas que precisamos no forum.
Gostei das suas duas intervenções, relativas a estes assuntos de iluminação. Informação técnica qb.

Sabendo que posso ser mal interpretado, gostaria saber a sua opinião relativamente ao facto de haver ou não mercado para as lâmpadas que estão a ser gradualmente a serem retiradas do mercado, se as razões principais da poupança energética é um factor mais importante do que a recolha dos residuos. Estou a falar pricipalmente do mercurio que está nas lâmpadas fluo. compactas.
É que muito se fez para abolir interruptores, termómetros e pilhas de mercúrio e agora generaliza-se o uso de lâmpadas com mercúrio. Já repararm que a informação do mercurio não passa por letras garrafais? Apenas fazem referencia ao simbolo quimico Hg que muitas pessoas desconhecem que material é, e mandam aquilo para os aterros com todos os riscos associados?
E mais não digo
mt sinceramente não tenho uma opinião formada em relação a essa questão!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

diamjc
Curioso
Curioso
Registado: 24 jul 2008, 15:53

Mensagem por diamjc »

Tenho acompanhado algum projecto de IP a LED, e tenho ficado bastante surpreendido com as performances conseguidas.
A qualidade da iluminação é muito boa, com indices de restituição de cor elevado (claro que depende dos casos).
As minha duvidas actualmente prendem-se com a vida útil efectiva deste equipamento. Todas os fabricantes falam em 60 mil horas, mas, isso é o fabricante.
Diamjc
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”