Poquê o Kva

Responder
Jony
Curioso
Curioso
Registado: 01 out 2008, 22:58

Poquê o Kva

Mensagem por Jony »

Boa tarde, sou uma pessoa que trabalha na área de electricidade à muitos anos, mas agora comecei a trabalhar na área predial á pouco tempo, e tenho reparado que se fala em Kva e não por esemplo em Ampere. Antes de mais gostaria de pedir, a algum colega de profissão que me exemplefica-se o valor do Kva e porque não falam em A.
Até mais e muito obrigado.
gatobravo
Curioso
Curioso
Registado: 15 jun 2009, 17:03
Been thanked: 1 time

Re: Poquê o Kva

Mensagem por gatobravo »

Boa noite.

Gostava de te ajudar, mas acho que não percebi a tua dúvida.
Costuma-se falar em kVA porque é a unidade da potência eléctrica.

Cumprimentos.
norbalves
Curioso
Curioso
Registado: 03 nov 2008, 15:19

Mensagem por norbalves »

Olá,

Em resposta a tua questão, por exemplo, para se obter 1 kW de potência activa quando o factor de potência é unitário (igual a 1), 1 kVA de potência aparente será necessariamente transferida (1 kVA = 1 kW ÷ 1).
Sob baixos valores de factores de potência, será necessária a transferência de uma maior quantidade de potência aparente para se obter a mesma potência ativa. Para se obter 1 kW de potência ativa com um factor de potência 0,2 será necessário transferir 5 kVA de potência aparente (1 kW = 5 kVA × 0,2).

Cump.

Norberto
"Ajudar, é aprender!"
ricardofilipelopes
Curioso
Curioso
Registado: 22 dez 2008, 20:54

Mensagem por ricardofilipelopes »

Boa noite!

Parece-me que no seu caso é facil de explicar, isto porque se trata apenas de uma pequena adaptação.
Isto é, estava abituado a falar unicamente em amperes, e neste momento continua a falar da mesma forma em amperes mas desta vez directamente relacionados com os volts, ou seja, os KVA são a relação directa entre os volts e os amperes, mas com um promenor é que quando fala em determinados valores de KVA tanto pode ter disponiveis por exemplo em corrente monofásica um fornecimento de 1*30A, e com os mesmos KVA pode ser fornecido por 3*10A em corrente trifásica.
Na prática o fornecimento da enrgia é igual, os KVA são iguais mas, estamos a falar de coisas completamente diferentes.
Jony
Curioso
Curioso
Registado: 01 out 2008, 22:58

Mensagem por Jony »

Obrigado a todos vós por me terem tirado esta dúvida, uma vez que já entendi a diferença.
Obrigado
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”