Sensores de Movimento ou dispositivos de deteçao de presença

Responder
colax
Curioso
Curioso
Registado: 20 mai 2009, 21:52

Sensores de Movimento ou dispositivos de deteçao de presença

Mensagem por colax »

Boa noite.
Preciso de ajuda, pois não tenho grandes conhecimentos nesta matéria.
É o seguinte, gostava de saber se existe algum tipo de sensor electrónico de baixo consumo que me detecte movimento.
O algum dispositivo que nos indique ou detecte a presença de pessoa(s), para me activar um dispositivo.(Todo isto com dispositivos electrónicos de baixo consumo).

Gostaria se possível uma ajudinha...

Colax
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Sensores de Movimento ou dispositivos de deteçao de presença

Mensagem por nelmindo »

Defina baixo consumo. À partida, o consumo que os detectores de movimento têm são baixos.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Bom dia.

Os detectores de movimento tem consumos muito baixos, alguns deles, inferiores a 1W. Depende de que instalação queres realizar.

Cumprimentos.
colax
Curioso
Curioso

Mensagem por colax »

Estava-me a referir a consumos na ordem inferior a 1w, por ai.
Algo que consuma significativamente menos que um standby de TV.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

LOL, há "standbys" a consumir entre 5 e 15W.
Se nõa é indiscrição, para que efeito é?
É operando a tensões diferentes, pode obter consumos reduzidissimos.
colax
Curioso
Curioso

Mensagem por colax »

Estou a fazer um projecto para reduzir o standby de certos aparelhos.
Ou seja para que quando as pessoas não estejam em casa ou não haja movimento o standby desactivar.
Dai eu perguntar se existe algum detector de movimento ou algo do género de baixo consumo.
O projecto é muito mais complexo, mas não posso divulgar muito mais.lol
gatobravo
Curioso
Curioso
Registado: 15 jun 2009, 17:03
Been thanked: 1 time

Mensagem por gatobravo »

colax Escreveu:Estou a fazer um projecto para reduzir o standby de certos aparelhos.
Ou seja para que quando as pessoas não estejam em casa ou não haja movimento o standby desactivar.
Dai eu perguntar se existe algum detector de movimento ou algo do género de baixo consumo.
O projecto é muito mais complexo, mas não posso divulgar muito mais.lol
Boa noite.

Pelo que sei, é impossível de desactivar o "stand by" dos aparelhos. É essa particularidade que nos permite ligar, por exemplo, a televisão quando esta está "desligada". A única maneira de não consumir energia nenhuma, é interromper o fornecimento da mesma, mas fazendo isso, não podemos utilizar a função "stand by".
E um detector de movimentos precisaria sempre de energia.
Acho que se queres maior ajuda, tens de te explicar melhor, e esclarecer exactamente o que queres.

Cumprimentos.
colax
Curioso
Curioso

Mensagem por colax »

se calhar não me estou a saber explicar...
vou dar um exemplo. Quando uma tv esta em standby, ela esta a consumir energia. certo? e so deixara de consumir se eu desligar da ficha. Uma tv em media em standby consome cerca de 4.5w. O meu objectivo é fazer um circuito que detecte quando existe alguma pessoa ou não na sala(onde está a tv).Quando não existe uma pessoa na sala o detector indica ao circuito que não há movimento. Esse circuito irá desligar ou ligar o standby da tv consoante haja ou não alguém na sala.
O que eu queria era um sensor de movimento que me consumisse o menos possível (no máximo dos máximos 1w).Pois se me consumir mais que o standby da tv não valerá a pena.
Quanto ao resto do projecto não poderei divulgar.

Fui explicito?
gatobravo
Curioso
Curioso

Mensagem por gatobravo »

Boa noite.

Sem querer ser indelicado, não consigo perceber a utilidade disso.
Experimente este "site". Tem lá vários modelos. Veja se satisfaz as suas necessidades.
http://www.esylux.com/pt/pt/produkte/ka ... 10&lang=pt

Cumprimentos.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

http://blog.eco4planet.com/2009/01/pc-q ... e-energia/
http://www.displayblog.com/2009/01/11/c ... co-lcd-tv/

Já há uma directiva europeia para 2012, que apartir daquela data, todos aqueles equipamentos em standby, devem consumir menos de 1W, agora não sei o que dizer dos 0W. Só se tiverem um bateria ou supercondensador que alimente o circuito, tipo as memórias das calculadoras ou RTC dos PCs...
OU instalar um painel solar para recarregar o dito circuito. Há uns anos atrás, a Casio orgulhava-se de ter máquinas de calcular que consguiam trabalhar à luz de uma vela...
gatobravo
Curioso
Curioso

Mensagem por gatobravo »

nelmindo Escreveu:http://blog.eco4planet.com/2009/01/pc-q ... e-energia/

Já há uma directiva europeia para 2012, que apartir daquela data, todos aqueles equipamentos em standby, devem consumir menos de 1W, agora não sei o que dizer dos 0W. Só se tiverem um bateria ou supercondensador que alimente o circuito, tipo as memórias das calculadoras ou RTC dos PCs...
OU instalar um painel solar para recarregar o dito circuito. Há uns anos atrás, a Casio orgulhava-se de ter máquinas de calcular que consguiam trabalhar à luz de uma vela...
Bom dia.

Eu penso que seja perfeitamente possível, um monitor não consumir energia (0W) quando está em "stand by". Isto porque a alimentação ou mesmo só apenas o sinal de activação, vem do PC (um cabo que liga os dois). Já quanto a um PC tenho sérias dúvidas.
Todo o equipamento que tem botões de pressão ou telecomando, para se activarem, ou melhor, passarem do estado de repouso ("stand by") para o de funcionamento, necessitam de um circuito interno que "interprete" esse sinal de activação. A única maneira de ter consumo 0, é interromper o fornecimento de energia, e isso só é possível com um interruptor. E os interruptores não se activam remotamente. Precisam de energia mecânica. Das mãozinhas :lol: .

Cumprimentos.
Miguel Alves
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 16 fev 2009, 19:07
Been thanked: 9 times

Mensagem por Miguel Alves »

Boas tardes. ! à uns tempos vi na tv uma reportagem que dizia que uma empresa estava a desenvolver um aparelho para colocar em cima da tv para fazer o que pretendes, até já tinham um prototico...! mas em relação ás foto-células que pretendes tenta ver as da "Telemecanique", ou da "Carlo Gavazzi" eu utilizo as duas com grandes resultados em maquinas para a industria das carnes, ex. maq. para lavar botas, lava solas, torniquetes com desifecção das mãos etc.

Um abraço.

Miguel Alves
Anexos
DetetoresIndutivosXS.pdf
(600.42 KiB) Transferido 142 vezes
colax
Curioso
Curioso

Mensagem por colax »

http://blog.eco4planet.com/2009/01/pc-q ... e-energia/

Sim o meu objectivo e que esse circuito seja alimentado por uma bateria, ainda não sei é de que formula a carregar (bateria).Se aplicar painéis solares (O que era óptimo) o circuito era totalmente independente da corrente que chega as nossas casas. Mas essa opção tem um senão, pois tem de ficar dentro de casa e não capta sol. A única forma será carregar a bateria através da corrente que sai das tomadas. Penso eu.
colax
Curioso
Curioso

Mensagem por colax »

Obrigado a todos pela a ajuda...
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”