Boa noite
Tenho um detector de movimentos com 3 fios (azul, preto, castanho). Como devo ligar a um ponto de luz?
Obrigado
Ligar um detector de movimento a um ponto de luz
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 12 nov 2009, 22:06
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Enviou: 16 vezes
- Agradecimento recebido: 39 vezes
Re: Ligar um detector de movimento a um ponto de luz
Bom dia.
Assim sem mais nem menos, torna-se um bocadinho dificil de ajudar, mas...se tens três fios, um deles, o preto (ou castanho) deve ser a alimentação do detector (tens de ligar a um fio de fase). O azul deve ser a alimentação do detector (tens de ligar a um fio de neutro). E o castanho (ou preto), deve ser a alimentação da luminária (tens de ligar à alimentação de fase da luminária).
Como é lógico, a luminária também vai precisar de fio de neutro.
E o detector poderá também ter ligação para o fio de protecção (verde-amarelo).
Cumprimentos.
Assim sem mais nem menos, torna-se um bocadinho dificil de ajudar, mas...se tens três fios, um deles, o preto (ou castanho) deve ser a alimentação do detector (tens de ligar a um fio de fase). O azul deve ser a alimentação do detector (tens de ligar a um fio de neutro). E o castanho (ou preto), deve ser a alimentação da luminária (tens de ligar à alimentação de fase da luminária).
Como é lógico, a luminária também vai precisar de fio de neutro.
E o detector poderá também ter ligação para o fio de protecção (verde-amarelo).
Cumprimentos.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 12 nov 2009, 22:06
Muito obrigado Rainbow
Tenho ainda uma dúvida se é que da iluminária depois não sai tb o neutro, e se sai, onde vai ligar.
São questões elementares para quem percebe do assunto, mas para mim que sou um leigo na matéria é transcendente.
cumprimentos
Tenho ainda uma dúvida se é que da iluminária depois não sai tb o neutro, e se sai, onde vai ligar.
São questões elementares para quem percebe do assunto, mas para mim que sou um leigo na matéria é transcendente.
cumprimentos
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Enviou: 16 vezes
- Agradecimento recebido: 39 vezes
Olá.
Como já tinha dito, a luminária também precisa de neutro.
Vê o esquema anexo.
F-fase
N-neutro
L-luminária
DM-detector de movimento
Fio cor preto - fase
Fio cor castanho - fase
Fio cor azul - neutro
Fio cor verde/amarelo - protecção (pode ou não ter, dependendo do modelo do dispositivo)
PS: ressalvo um aspecto importante que já foi mencionado várias vezes no fórum...se não sabes fazer, chama um técnico. Ao fazeres tu, estás por tua conta e risco.
Cumprimentos.
Como já tinha dito, a luminária também precisa de neutro.
Vê o esquema anexo.
F-fase
N-neutro
L-luminária
DM-detector de movimento
Fio cor preto - fase
Fio cor castanho - fase
Fio cor azul - neutro
Fio cor verde/amarelo - protecção (pode ou não ter, dependendo do modelo do dispositivo)
PS: ressalvo um aspecto importante que já foi mencionado várias vezes no fórum...se não sabes fazer, chama um técnico. Ao fazeres tu, estás por tua conta e risco.
Cumprimentos.