Memoria descritiva para execução
Memoria descritiva para execução
Boa Noite caros amigos, Necessitava da vossa ajuda. Estou a concorrer para um trabalho de uma remodelação eléctrica de um piso, e pediram-me para juntamente com essa proposta uma memoria descritiva, que foca-se alguns aspectos como por exemplo: OS métodos de trabalhos durante a instalação eléctrica de tomadas, armaduras caminhos de cabos, quadros eléctricos. Se algum colega tiver algum documento que foca-se estes itens agradecia que o pudesse disponibilizar. Obrigado pela atenção
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 dez 2007, 14:24
- Enviou: 1 vez
- Agradecimento recebido: 8 vezes
Re: Memoria descritiva para execução
Boa noite! e respondendo ao seu pedido e na minha maneira de ver penso que quem tenha de fazer o pedido da memória descritiva ou apresentação de das medições é o mandatário (dono ou empreiteiro) se não vejamos,vai criar uma situação de que os mesmos com a sua memória discritiva peçam depois a outros colegas o orçamento por si feito.
Quando é assim faço o orçamento na totalidade sem descreminar os tipos de materiais do tipo instalação pois se pedirem uma determinada aparelhagem temos de considerar a mesma e mais nada, pois a execução tem de ser objecto de certificação de acordo com as normas em vigor! e o que eles pretendem por vezes é saberem as dimensões e secções para poderem em seguida pedir novos orçamentos já com os dados dos materiais a utilizar.
Isto é a minha opinião posso estar errado.
Quando é assim faço o orçamento na totalidade sem descreminar os tipos de materiais do tipo instalação pois se pedirem uma determinada aparelhagem temos de considerar a mesma e mais nada, pois a execução tem de ser objecto de certificação de acordo com as normas em vigor! e o que eles pretendem por vezes é saberem as dimensões e secções para poderem em seguida pedir novos orçamentos já com os dados dos materiais a utilizar.
Isto é a minha opinião posso estar errado.
Bom dia!
Já existe a memoria descritiva relativamente ao projecto, assim como o mapa de quantidades e materiais a usar! Não faz muito sentido este tipo de pedido, mas levo a crer que se trata de uma memoria descritiva na qual se descreve o procedimento por ex: na montagem de uma tomada cuidadados a ter....uma especie de manual das boas practicas eléctricas.
Já existe a memoria descritiva relativamente ao projecto, assim como o mapa de quantidades e materiais a usar! Não faz muito sentido este tipo de pedido, mas levo a crer que se trata de uma memoria descritiva na qual se descreve o procedimento por ex: na montagem de uma tomada cuidadados a ter....uma especie de manual das boas practicas eléctricas.
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Enviou: 16 vezes
- Agradecimento recebido: 39 vezes
Bom dia.
Pode não ser isso que eles estão a pedir.
Não será que eles querem uma especificação técnica do material proposto por si?
Cumprimentos.
Pode não ser isso que eles estão a pedir.
Não será que eles querem uma especificação técnica do material proposto por si?
Cumprimentos.
Não, porque eles proprios já fazem menção aos materiais a uzar...Básicamento e um descritivo da instalação dos mesmos...Uma palhada...enfim
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Enviou: 16 vezes
- Agradecimento recebido: 39 vezes
Sim, mas muitas vezes, no Caderno de Encargos, vem especificados iluminação e tomadas de referência. O que significa que o concorrente não é obrigado a propôr aquelas marcas. Por exemplo, aparece um aparelho de iluminação A - Philips TCW 2x58w ou equivalente. E você resolve propôr um aparelho equivalente. Tem de especificar qual é esse aparelho.svalente Escreveu:Não, porque eles proprios já fazem menção aos materiais a uzar...Básicamento e um descritivo da instalação dos mesmos...Uma palhada...enfim
Porque isso que está a pedir, não faz muito sentido, até porque a maior parte das vezes, nas Condições Técnicas Gerais, vem especificado que o empreiteiro deve realizar a instalação "de acordo com as boas regras da arte", e bla bla bla, bla bla bla.
Tem mesmo a certeza que é isso que eles querem???
Se é tem sempre a hipótese de responder...será de acordo com as RTIEBT

Cumprimentos.