Certificação

Responder
moxeh
Curioso
Curioso
Registado: 15 jul 2008, 20:01

Certificação

Mensagem por moxeh »

Boa noite companheiros, tinha uma duvida em relação a certificação das novas instalações ITED.
Bom é o seguinte, neste momento estou a realizar um projecto de uma moradia que vai ser entregue a Camara Municipal. Mas depois a mesma requer o termo de responsabilidade para poder passar a licença de habitabilidade ao requerente do projecto certo? então como não tenho aparelhos para fazer as devidas medições vou ter que recorrer a uma empresa que os tem e ja foi empresa certificadora, só depois de ir a obra e verificar que mesam está conforme o projecto e analisar os resultados dos testes é que posso assinar juntamente com o instalador os termos de responsabilidade? ou tem-se que fazer de outra maneira?
A empresa que vai fazer os teste não pode fazer aditamento ao projecto caso seja necessario e assinar o termo de responsabilidade juntamente com o instalador?
É que esta parte não percebo bem, espero me ajudarem.
Licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Ramo de Energia.
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Re: Certificação

Mensagem por gemini »

Mas vais ser tu o instalador, ou apenas o projectista?

O instalador é que terá de entregar o termo de responsabilidade pela correcta execução da obra, de acordo com o projecto.
Ele é que terá de efectuar os ensaios devidos (através de contratação de serviços externos ou não..).

Que termos queres assinar "em conjunto com o instalador" ?

Para Camara passar a licença de habitabilidade é necessário o termo do instalador, no final da obra..
Learning is the goal!!
moxeh
Curioso
Curioso

Mensagem por moxeh »

Vou ser apenas Projectista, ou seja realizo o Projecto e entrogo ao requerente.
Então por aquilo que estou a perceber só tenho que assinar o termo de responsabilidade que vai junto com a memória e mais nada?
cumprimentos
Ramo de Energia.
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

sim.

só esse TR e o livro de obra.
Learning is the goal!!
Ferreira Cruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 abr 2009, 18:38

Mensagem por Ferreira Cruz »

Boas tardes ilustres;

Ok, o projectista assina só o termo do projecto e o livro de obra; No final da obra o instalador passa o termo pela execução e faz os ensaios de funcionalidade....tb ok!
Supondo, que o instalador, "altera" um pouco a obra; Neste caso, será sempre necessário Proj de alterações, correcto?

Abraço
Ferreira Cruz
moxeh
Curioso
Curioso

Mensagem por moxeh »

Boa noite, Ferreira Cruz tens toda a razão se houver a obra não estiver conforme projecto tem q haver aditamento. Para isso cobra-se muito?
Ah telefonei para a ANACOM em relação aos termos, quando assinar o termo que vai junto com o projecto tenho tambem que enviar uma copia para a ANACOM, coisa que não tinha a certeza..
Obrigado cumprimentos
Ramo de Energia.
Ferreira Cruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 abr 2009, 18:38

Mensagem por Ferreira Cruz »

Boas...
Pessoamente, não cobro nenhuma fortuna :)
Outra coisa: das duas alterações que fiz, entreguei uma cópia ao "dono da obra" e outro para a certificadora. A minha dúvida é: será ou não preciso entregar nas CMT ??

Abraço!
Ferreira Cruz
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”