Computador lento

Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Has thanked: 5 times
Been thanked: 3 times

Computador lento

Mensagem por Electro 99 »

Caros colegas,

Na empresa, tenho um computador, com 1 GB de memória e onde quase só trabalho com Excel e AutoCad.

É certo que criei uma ferramenta em Excel com imensas fórmulas, no entanto, julgo que tal facto não justifica a tremenda lentidão do Computador, ainda por cima, não tendo muita coisa armazenada no disco.

Como não queria formatar o computador nas próximas semanas (estou com imenso trabalho e a precisar muito do computador), gostaria de saber o que posso fazer para tornar o computador um pouco mais rápido. Costumo desfragmenta-lo muitas vezes, o que mais posso fazer?

Cumps,

Electro 99
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Re: Computador lento

Mensagem por patinhofeio »

Boas.
Faz uma limpeza de disco(iniciar->acessorios->ferramentas de sistema->limpeza de disco) e depois nova desfragmentação.
Tenta tambem passar um bom programa de spyware. A lentidão nos computadores devem-se muitas vezes a spywares.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda

patinhofeio Escreveu:Boas.
Faz uma limpeza de disco(iniciar->acessorios->ferramentas de sistema->limpeza de disco) e depois nova desfragmentação.
Tenta tambem passar um bom programa de spyware. A lentidão nos computadores devem-se muitas vezes a spywares.
Abraço
Obrigado amigo,

Na verdade, tenho feito isso antes de desfragmentar, no entanto o problema persiste.

Que spywares recomendas?

Abraço.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Tenta o "Spyware Terminator" é free, e leve.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda

Bem, por incrivel que pareça, é a aplicação que criei em excel (para o cálculo de orçamentos), que está a tornar o PC extremamente lento.

Antigamente só a usava na empresa; hoje experimentei-a no computador de casa e o problema da lentidão persiste :(
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Quantos anos tem? Qual o processador?
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda

Duzia12 Escreveu:Quantos anos tem? Qual o processador?
Bem, o meu portátil é um HP Pavilion, comprado em Novembro de 2006, com:

- 90 Gb de disco;

- 2 GB de RAM;

- Processador de 1,66 GHZ.

Julgo que ainda não está muito fora de moda, daí a minha estranheza na sua lentidão.
WindWalker
Curioso
Curioso
Registado: 30 jun 2009, 00:07
Been thanked: 1 time

Mensagem por WindWalker »

Limpar ficheiros desnecessários: CCleaner
Limpar adware/spyware: Spybot Search & Destroy
Desfragmentar: Defraggler / JKDefrag
nokPT
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 set 2008, 22:45
Been thanked: 2 times

Mensagem por nokPT »

Se o problema está no ficheiro de excel, é aí que tens que focalizar.

Dizes que tem muitas formulas, que tipo de formulas?

=> Estás a ir buscar dados a outros ficheiros (por exemplo: tabela de preços)?

Se sim, então:
1º o melhor é abrires primeiro os ficheiros onde estão esses dados e só depois abrir o teu ficheiro.
2º Verifica o caminho das fórmulas que apontam para o outro ficheiro, se só tiveres o NomeFicheiro!Aba!Célula (ou assim) estão estás a apontar para o ficheiro que está em memória, se tiveres o caminho todo, por exemplo: C:\...\NomeFicheiro!Aba!Célula ou \\Servidor\...\NomeFicheiro!Aba!Célula, ele ainda não está a apontar para o ficheiro em memória, elimina o caminho completo até ao ficheiro (de forma a ficares apenas com NomeFicheiro!Aba!Célula, podes fazer editar uma célula seleccionar o caminho fazes CUT, Enter e depois SUBSTITUIR, o que fizeste CUT por "NADA"). Ao fazer isso, as formulas ficam a apontar para os ficheiros em memória e a velocidade aumenta muito.

Mesmo assim, não invalida o próximo passo. Que também é válido para:

=> Se não estiveres ir buscar dados a outros ficheiros:

Vais às opções do excel, parte dos cálculos e pões em Manual, por norma está em automático, e sempre que alteras um valor, ele calcula a células todas que dependem desse valor, e depois volta a calcular todas as células que dependem das novas alterações/actualizações, ou seja, imagina 1 Ciclo que começa na linha 1, coluna A, percorre todas as linhas e colunas a calcular/verificar se há alterações, se encontrar alterações, ou fizer cálculos volta a correr o ciclo, .... até não haver alterações.

Em ficheiros com milhares de linhas e uma dezena de formulas por linha, é recomendável fazer os cálculos à mão.

Já fiz orçamentos assim, e calculava quando ia ao café (com sorte chegava e já tinha acabado) e quando ia almoçar.
Ricardo Timóteo
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda

nokPT Escreveu:Se o problema está no ficheiro de excel, é aí que tens que focalizar.

Dizes que tem muitas formulas, que tipo de formulas?

=> Estás a ir buscar dados a outros ficheiros (por exemplo: tabela de preços)?

Se sim, então:
1º o melhor é abrires primeiro os ficheiros onde estão esses dados e só depois abrir o teu ficheiro.
2º Verifica o caminho das fórmulas que apontam para o outro ficheiro, se só tiveres o NomeFicheiro!Aba!Célula (ou assim) estão estás a apontar para o ficheiro que está em memória, se tiveres o caminho todo, por exemplo: C:\...\NomeFicheiro!Aba!Célula ou \\Servidor\...\NomeFicheiro!Aba!Célula, ele ainda não está a apontar para o ficheiro em memória, elimina o caminho completo até ao ficheiro (de forma a ficares apenas com NomeFicheiro!Aba!Célula, podes fazer editar uma célula seleccionar o caminho fazes CUT, Enter e depois SUBSTITUIR, o que fizeste CUT por "NADA"). Ao fazer isso, as formulas ficam a apontar para os ficheiros em memória e a velocidade aumenta muito.

Mesmo assim, não invalida o próximo passo. Que também é válido para:

=> Se não estiveres ir buscar dados a outros ficheiros:

Vais às opções do excel, parte dos cálculos e pões em Manual, por norma está em automático, e sempre que alteras um valor, ele calcula a células todas que dependem desse valor, e depois volta a calcular todas as células que dependem das novas alterações/actualizações, ou seja, imagina 1 Ciclo que começa na linha 1, coluna A, percorre todas as linhas e colunas a calcular/verificar se há alterações, se encontrar alterações, ou fizer cálculos volta a correr o ciclo, .... até não haver alterações.

Em ficheiros com milhares de linhas e uma dezena de formulas por linha, é recomendável fazer os cálculos à mão.

Já fiz orçamentos assim, e calculava quando ia ao café (com sorte chegava e já tinha acabado) e quando ia almoçar.
Bem, não estou a ir buscar dados a outros ficheiros.

Estou a usar fórmulas, do género desta:

=SE(OU(P24="";E24="x");"";SE(P24="TOT.CAPIT.";MOEDA(AD24;2);SE(P24="SUB-TOTAL";MOEDA(AJ24;2);SE(P24="TOTAL";MOEDA(AP24;2);SE(G24="x";K24;O24+K24)))))

E tenho bastantes linhas com fórmulas (cerca de 3000).
nokPT
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por nokPT »

Efectivamente 3000 linhas com formulas é muita formula,

2 Alternativas:

1º - Cálculo Manual (desligas o cálculo automático)

2ª - Fórmula em VB (creio que percebes algumas coisa de vb e conheces o blog do JPaulino, de qualquer maneira: http://vbtuga.blogspot.com/2008/06/exce ... zadas.html)
Ricardo Timóteo
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda

nokPT Escreveu:Efectivamente 3000 linhas com formulas é muita formula,

2 Alternativas:

1º - Cálculo Manual (desligas o cálculo automático)

2ª - Fórmula em VB (creio que percebes algumas coisa de vb e conheces o blog do JPaulino, de qualquer maneira: http://vbtuga.blogspot.com/2008/06/exce ... zadas.html)
Sim, eu percebo alguma coisa de VB.

Mas, referes-te às Macros? Às vezes tenho alguma dificuldade de relacionar a linguagem VB com o excel :(

Mas, vou tentar e depois também te digo alguma coisa

Abraço
nokPT
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por nokPT »

[quote="Electro 99"]
Mas, referes-te às Macros? Às vezes tenho alguma dificuldade de relacionar a linguagem VB com o excel :(
/quote]

Eu também tenho alguma dificuldade, mas com algum trabalho (não é tão directo como .NET) vai-se lá.

Tens que seguir os passos do JPaulino e criar uma função que retorne string (ou outro que te dê mais jeito) com uma série de variáveis:
P24
E24
AD24
AJ24
AP24
G24
K24
O24+K24
Por exemplo.

Depois é só fazer ifs ou case como te der mais jeito e retornar o resultado.

Experimenta assim:
Function Fórmula(P As String, E As String, AD As Single, AJ As Single, AP As Single, G As String, O As Single, K As Single) As String
Dim Resultado As String
If P = "" Or E = "x" Then
Resultado = ""
Else
If P = "TOT.CAPIT." Then
Resultado = Moeda(AD, 2)
ElseIf P = "SUB-TOTAL" Then
Resultado = Moeda(AJ, 2)
ElseIf P = "TOTAL" Then
Resultado = Moeda(AP, 2)
Else
If G = "x" Then
Resultado = K
Else
Resultado = O + K
End If
End If
End If

End Function

Outra questão, porque é que estás a usar a função moeda, porque que não te limitas a formatar as células para moeda (Ctrl+F1)?

Já agora mais 1 nota que me esqueci (e não sei se sabes): se optares pelo cálculo manual, na barra de baixo de excel, vai-te a aparecer a informação "Pressione F9 para calcular" sempre que o programa detectar que há alterações para calcular.
Ricardo Timóteo
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda

nokPT Escreveu:
Electro 99 Escreveu: Mas, referes-te às Macros? Às vezes tenho alguma dificuldade de relacionar a linguagem VB com o excel :(
/quote]

Eu também tenho alguma dificuldade, mas com algum trabalho (não é tão directo como .NET) vai-se lá.

Tens que seguir os passos do JPaulino e criar uma função que retorne string (ou outro que te dê mais jeito) com uma série de variáveis:
P24
E24
AD24
AJ24
AP24
G24
K24
O24+K24
Por exemplo.

Experimenta assim:
Function Fórmula(P As String, E As String, AD As Single, AJ As Single, AP As Single, G As String, O As Single, K As Single) As String
Dim Resultado As String
Resultado = ""
Else
If P = "TOT.CAPIT." Then
Resultado = Moeda(AD, 2)
Resultado = Moeda(AJ, 2)
ElseIf P = "TOTAL" Then
Resultado = Moeda(AP, 2)
Else
If G = "x" Then
Resultado = K
Else
Resultado = O + K
End If
End If
End If

End Function

Outra questão, porque é que estás a usar a função moeda, porque que não te limitas a formatar as células para moeda (Ctrl+F1)?

Já agora mais 1 nota que me esqueci (e não sei se sabes): se optares pelo cálculo manual, na barra de baixo de excel, vai-te a aparecer a informação "Pressione F9 para calcular" sempre que o programa detectar que há alterações para calcular.
Excelente amigo,

Estava com dúvidas no modo como se atribuiam as variáveis, sendo as próprias células, julgo estar mais facilitadas as coisas.

Eu ponho a função moeda de propósito, pois esta vai fazer com que os sub-totais apareça logo formatados com €. Ao estar formatado com € também me ajuda a fazer a formatação condicional, para aparecer o resultado dos sub-totaias a negrito.

Abraço e obrigado.
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda

nokPT Escreveu:
Electro 99 Escreveu: Mas, referes-te às Macros? Às vezes tenho alguma dificuldade de relacionar a linguagem VB com o excel :(
/quote]

P24
E24
AD24
AJ24
AP24
G24
K24
O24+K24
Por exemplo.

Experimenta assim:
Dim Resultado As String
Resultado = ""
Else
If P = "TOT.CAPIT." Then
Resultado = Moeda(AD, 2)
Resultado = Moeda(AJ, 2)
ElseIf P = "TOTAL" Then
Resultado = Moeda(AP, 2)
Else
If G = "x" Then
Resultado = K
Else
Resultado = O + K
End If
End If
End If

End Function

Só mais uma pergunta, as células da coluna P tanto podem ser texto, como número. Na atribuição de variáveis, como devemos classificá-las? Como string? Como double?

Cumps.
Responder

Voltar para “Discussão Informática”