Desde já dou os meus parabéns ao fórum, que hoje descobri por pesquisa, mas já li vários tópicos interessante e úteis.
Vou descrever o meu problema para ver se vocês me podem ajudar...
No último inverno instalei um recuperador a lenha na lareira da minha sala, funciona tudo bem excepto num aspecto... O ruído que as "turbinas" dele fazem quando ligado à corrente é um bastante incomodativo. Tem um regulador de velocidade, mas mesmo no mínimo é bastante audível.
Pelo que pude verificar o sistema é composto por duas "ventoínhas", um transformador para uma tensão mais baixa (acho eu porque existe uma pequena placa electrónica com alguns componentes), e um pequeno regulador de velocidade. O recuperador tem um disjuntor exclusivo no quadro eléctrico.
O que eu pretendia era conseguir baixar ainda mais a velocidade de modo a baixar também o ruído. Qual a Solução possível num caso destes...?
Ideias de quem percebe muito pouco de electricidade:
- Reduzir a voltagem com algum aparelho logo no quadro eléctrico (tipo 220V para 110V fazendo com que a voltagem baixe também nas "ventoínhas")
- Alterar o próprio regulador de velocidade já existente no recuperador...
Se acharem conveniente posso postar algumas fotos para perceberem melhor, e desculpem alguma bacorada...

Fiquem bem.