esquema electrico
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 21 jan 2007, 12:38
esquema electrico
Quero fazer a seguinte ligação electrica:
ligar duas lampadas indepentes com um interruptor duplo, mas só com um cabo com 3 condutores.
Agradeço envio do respectico esquema.
ligar duas lampadas indepentes com um interruptor duplo, mas só com um cabo com 3 condutores.
Agradeço envio do respectico esquema.
-
- Velha Guarda
- Registado: 03 fev 2007, 23:08
- Contacto:
Por acaso ando com ideias de fazer pequenos tutoriais de ligações simples há já muito tempo que se calhar ainda as posto aqui, normalmente os fóruns onde participo pouco têm a ver com este tipo de situações e, como tal, pouca vontade tenho tido para os fazer...
Também posso usar as esquemáticas dos catálogos da Legrand / Efapel e postá-las aqui
, é só passá-las num digitalizador (ou Scanner) 

Também posso usar as esquemáticas dos catálogos da Legrand / Efapel e postá-las aqui

Re: esquema electrico
Olá
Já vi aí um atalho para um link de electricidade que tem muitos esquemas neste forum.
De acordo com as novas normas técnicas todos os circuitos têm de levar fio de terra.
Um abraço
Já vi aí um atalho para um link de electricidade que tem muitos esquemas neste forum.
De acordo com as novas normas técnicas todos os circuitos têm de levar fio de terra.
Um abraço
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Re: esquema electrico
Boas, que eu saiba a pergunta foi como ligar um comutador de lustre para 2 lampadas com 1 cabo de 3 condutores, portanto não percebo pq vem a terra logo ao barulho e locais húmidos etc., que eu saiba num comutador de lustre basta 1 cabo com 3 condutores (1fase 2retornos vai á caixa de derivação e posso ter lá 2 saídas independentes para as lâmpadas tb com cabos com 3 condutores (1retorno 1 neutro 1 terra), mais uma vez alguém pergunta as horas, e como de costume alguns respondem com a história do relógio!!! 

Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!