Veículos Eléctricos
Veículos Eléctricos
Bom dia,
Pergunto se algum dos colegas sabe qual a potência a considerar para alimentação de veículos eléctricos, e se cada veículo a alimentar terá de possuir um circuito próprio. Obrigado
Abraços
Pergunto se algum dos colegas sabe qual a potência a considerar para alimentação de veículos eléctricos, e se cada veículo a alimentar terá de possuir um circuito próprio. Obrigado
Abraços
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Veículos Eléctricos
Depende muito da tecnologia usada para carregar o veiculo. Normamalmente, 3,45kVA deverá satisfazer a maior parte das utlizações.a32491 Escreveu:Bom dia,
Abraços
Sim deverá incluir um circuito para cada veiculo.
- nelmindo
- Team Apoio
Exemplo: http://www.carroselectricos.org/mitsubishi-i-miev/
se a bateria de 16kW para ser carregada necessita de 6h, considerando um rendimento de carregador+bateria de 0,85 (já é muito bom), necessita uma instalação pronta a fornecer 3,14kW.
se a bateria de 16kW para ser carregada necessita de 6h, considerando um rendimento de carregador+bateria de 0,85 (já é muito bom), necessita uma instalação pronta a fornecer 3,14kW.
Muito obrigado. Ainda existe muita pouca informação e legislação sobre este assunto.
Agradeço, caso alguém conheça alguma fonte de informações de carácter legislativo ou até mesmo informal sobre este assunto, me possa facultar essa informação.
Não sei qual a finalidade. Mas a Escola S. Tecnologia de Viseu, já tem um carro a andar na estrada - tudo dentro da lei. o sistema de carregamento, é um simples cabo de 2,5mm2 a ligar a uma tomada de 230V
Eu queria projectar um parque de estacionamento para um hotel. A instalação deveria pelo menos ficar já com algumas garantias para que num futuro que se adivinha próximo consiga dar resposta à necessidade de carregar vários veículos em simultâneo. Contudo não encontro legislação que me garanta que não cometo nenhuma transgressão.
Obrigado.
abraços
Obrigado.
abraços
- nelmindo
- Team Apoio
Nesse caso, recomendaria colocar uma tomada / um disjuntor e prever um factor de utilização de 50%. Se por alguma razão, a potencia não for suficiente no futuro, aí sim o cliente teria que pedir um aumento de potência. Para isso a instalação deverá estar certificada para isso.
Ilegalidades não comete.
Pode é instalar as tomadas dentro de caixas com chave e quem quiser usufruir do serviço, pagaria uma taxa por exemplo, como acontece com os parques de campismo. Quem quer energia paga pelo disponibilidade do serviço, mas não pela quantidade consumida...
Ilegalidades não comete.
Pode é instalar as tomadas dentro de caixas com chave e quem quiser usufruir do serviço, pagaria uma taxa por exemplo, como acontece com os parques de campismo. Quem quer energia paga pelo disponibilidade do serviço, mas não pela quantidade consumida...
A questão também se prende pela legalidade de poder vender a energia eléctrica comprada à rede de distribuição.
- nelmindo
- Team Apoio
Eu acho que é um serviço. Eu não sei em que ponto se enquadra o serviço disponbilizado nos parques de campismo, mas lá não pagamos a energia consumida, mas sim o serviço. O mesmo acontece nas marinas.
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Bom dia.a32491 Escreveu:Eu queria projectar um parque de estacionamento para um hotel. A instalação deveria pelo menos ficar já com algumas garantias para que num futuro que se adivinha próximo consiga dar resposta à necessidade de carregar vários veículos em simultâneo. Contudo não encontro legislação que me garanta que não cometo nenhuma transgressão.
Obrigado.
abraços
Não vejo motivo para se poder pensar que estaria a cometer alguma transgressão. A não ser que saia legislação que fale sobre isso.
Aconselho (é claro que também dependo do tamanho do parque) a implementar "postos de abastecimento eléctrico" em cerca de 5% dos lugares, de preferência todos juntos e num espaço que possa no futuro, ser facilmente modificado (acessos, espaço disponivel, etc).
Quanto à parte eléctrica, seria deixar reserva de potência e de espaço no quadro do estacionamento, canalizações (tubagem e cabos) e caixas terminais para se poder depois instalar o equipamento necessário junto aos lugares de estacionamento preparados para o efeito. Relativamente à potência em causa, ainda existe pouca informação, até porque ainda não existe uma "normalização" entre os fabricantes (penso eu), por isso talvez fosse aconselhável deixar cerca de 5kVA por cada lugar de estacionamento, em circuito individual.
Cumprimentos.