Fiscalização da ANACOM

Responder
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Been thanked: 1 time

Fiscalização da ANACOM

Mensagem por carlos_cfr7 »

Criei este tópico para partilhar informaçoes sobre as acçoes de auditoria e fiscalização da anacom.

recebi ha dias a cartinha da anacom que umas das obras, que fiz o projecto, ia ser fiscalizada, ao abrigo do dec. 123/09, ja que a anocom agora tem poderes de fiscalizaçao.

la andaram a tirar fotos, a verificar incoerencias com o projecto, e disseram que eram apenas auditores. depois a anacom é que ia avaliar o relatorio deles e aplicar as multas ou sansoes que entendesse, ao projectista e ao instalador.. mas por acaso ate parecia que estava tudo bem..

ja aqui alguem teve uma vistoria da anacom?
Eng. de electrónica e telecomunicações
tekl
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 15 nov 2007, 23:33

Re: Fiscalização da ANACOM

Mensagem por tekl »

não sabia disso, eu envio sempre os termos para a anacom, provavelmente sou um dos próximos...

mas penso estar a fazer o meu trabalho correctamente! pq quem não deve não teme!
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Has thanked: 10 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por eng_jersilva »

sem dúvida que isto agora vai "apertar"!! convém que quem assine o TR saiba conforme esta a obra.. se não arrisca-se a perder a licença ou a ve-la suspensa por um periodo de tempo.

abraço João Silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

humm... estou a ver que vai apertar mesmo..

mas só vão fiscalizar a obra pronta, ou ainda em fase de execução?

Novamente surge a questão do livro de obra.
O projectista faz o projecto, o instalador só tem de cumprir o projecto. Se assim for, assina-se o livro de obra nesse sentido.
Caso contrário, não foi instalado como projectado e portanto eu não assino o livro de obra. E julgo que nesse caso, se surgir essa inspecção, deverá ser responsabilizado o instalador por não ter cumprido o projecto.

Digo eu..
Learning is the goal!!
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37

Mensagem por carlos_cfr7 »

sim, a obra ja estava pronta e com pessoas a morar la. o projecto foi de 2007..
Eng. de electrónica e telecomunicações
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Has thanked: 10 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por eng_jersilva »

se tu não assinas o livro de obra(enquanto projectista) a obra não pode ser dada como concluida :).
se assinares das duas uma:
ou foste ver a obra e verificas te que está tudo de acordo com o projecto logo não tens problemas( anão ser q o project esteja mal feito).
ou não foste ver a obra e assinaste na mesma e corres o risco de a obra n estar igual ao projecto e ai leva o projectista (por ter assinado e n ter ido ver) e apanha por tabela quem assinou o TR de execução( pq Não compriu o q estava projectado).

a anacom só vai ver as obras das quais foram enviados os TR de execução(ou seja estejam concluidas).

abraço João Silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

tekl Escreveu:não sabia disso, eu envio sempre os termos para a anacom, provavelmente sou um dos próximos...

mas penso estar a fazer o meu trabalho correctamente! pq quem não deve não teme!
como é que envião os termos para a anacom, por email? Futuramente estão a criar uma plataforma para enviar os termos mas para já enviamos por email?! E o que dizer no email: Termo do projecto "xpto"!!!

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
kartilos
Curioso
Curioso
Registado: 17 dez 2008, 16:04

Mensagem por kartilos »

Isto é tudo um pouco confuso. Vou dar-vos um exemplo real.

Antes do dec. 123/09, a ANET permitia que assinasse projectos ited (passava declarações) sem perguntar sequer se tinha formação em ited para tal. Por acaso até tinha alguma... apesar de ser do ramo energia. Fiz alguns projectos e enviei os termos de responsabilidade par a anacom.

Após do dec. 123/09, a ANET já não emite declarações para quem for do ramo energia e não comprovar que tem formação em ited (que axo bem), no entanto, e agora se eu não actualizar a minha formação ited, que responsabilidade tenho ou que legitimidade tenho em assinar o livro de obra no que respeita ao ited????

Cá está uma questão que ainda ninguém me soube responder.
satantec
Curioso
Curioso
Registado: 30 out 2007, 18:12
Has thanked: 26 times

Mensagem por satantec »

kartilos Escreveu:Isto é tudo um pouco confuso. Vou dar-vos um exemplo real.

Antes do dec. 123/09, a ANET permitia que assinasse projectos ited (passava declarações) sem perguntar sequer se tinha formação em ited para tal. Por acaso até tinha alguma... apesar de ser do ramo energia. Fiz alguns projectos e enviei os termos de responsabilidade par a anacom.

Após do dec. 123/09, a ANET já não emite declarações para quem for do ramo energia e não comprovar que tem formação em ited (que axo bem), no entanto, e agora se eu não actualizar a minha formação ited, que responsabilidade tenho ou que legitimidade tenho em assinar o livro de obra no que respeita ao ited????

Não percebi muito bem a tua dúvida, no entanto, todos os projectistas têm 1 ano para fazer uma formação e actualizar os seus conhecimentos. Sem essa formação os projectistas vão deixar de poder realizar os projectos ITED e ITUR.
kartilos
Curioso
Curioso
Registado: 17 dez 2008, 16:04

Mensagem por kartilos »

satantec Escreveu:
kartilos Escreveu:Isto é tudo um pouco confuso. Vou dar-vos um exemplo real.

Não percebi muito bem a tua dúvida, no entanto, todos os projectistas têm 1 ano para fazer uma formação e actualizar os seus conhecimentos. Sem essa formação os projectistas vão deixar de poder realizar os projectos ITED e ITUR.
Olá, o meu comentário foi precipitado. Quem já estava inscrito na ANACOM continua a poder realizar projectos ITED.
Claro, para o ITUR e ITED2 deverá ser feita uma formação, que estou plenamente de acordo.
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”