Resistência de terra

joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Resistência de terra

Mensagem por joaoosvaldo »

Boas.

Alguém já fez um projecto para uma zona em que o solo é arenoso, ou seja, com resistividade muito elevada? É porque estou a fazer um projecto para a Ilha do Porto Santo ainda por cima junto à praia em que o terreno "é só areia", como devo fazer a nível de projecto da rede de terras? De notar ainda que a instalação vai ter um Posto de Transformação, ou seja, para poder ligar as terras de serviço e de protecção do PT à terra do anel este tem de ter resistência menor que 1 ohm!!!

É porque apenas o anel de terra ligado às fundações do edifício não chega de certeza!! Existe algum programa de cálculo?

Espero que me possam ajudar. Obrigado.

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Re: Resistência de terra

Mensagem por Mário »

Boas

Utiliza betonite para impermeabilizar o solo, costuma dar resultado.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

Não sei, mas uma das técnicas é furos em profundidade, de 10 a 15m para chegar a solo em condções, mas isto só sabendo a viabilidade económica.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

mas a nível de projecto como faço? estava a pensar fazer um anel de terras em redor do edifício ligado às fundações com piquet's de terra de 5 em 5 metros e depois fazer genero de uma malha no anel, "quadriculado" (não é a mesma coisa mas é tipo uma gaiola de faraday que se faz nas coberturas)!!! mas mesmo assim não sei se será suficiente! Existe alguma fórmula de cálculo que se possa utilizar?

também existem os electrodos de grafite! acham que vale a pena colocar este tipo de eléctrodos? a diferença de preço para os "normais" piquet's é muita?
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

gatobravo
Curioso
Curioso
Registado: 15 jun 2009, 17:03
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por gatobravo »

Boa noite.

Na minha empresa, tivemos uma situação complicada parecida com a que provavelmente vais ter em mãos.
Era uma urbanização, que tinha 3 PTs, e num deles para fazer a terra (o valor inicial era de 500 ohms), tivemos de ir colocando eléctrodo atrás de eléctrodo (piquets e chapas), colocámos carvão...bem, aquilo foi uma complicação que nem imaginas.
Isto para dizer que, no projecto, o PT tinha apenas lá os dois eléctrodos, para a terra de serviço e outro para a de protecção. Não fui eu que fiquei encarregue dessa obra, por isso, não posso afirmar com certeza, mas penso que na memória descritiva vinha definido claramente qual deveria ser o valor (máximo) da terra.
Não é possível adivinhar como será o terreno (se bem que no teu caso, já tens alguma ideia), pelo que será de responsabilidade do empreiteiro assegurar que as terras estarão de acordo com o caderno de encargos.
Penso que no projecto deves mencionar qual deverá ser o valor máximo das terras, e facilitar um pouco o trabalho da empresa que irá fazer as instalações eléctricas (uma vez que já tens noção do terreno), desenhando uma rede de terras que se adeque ao terreno (coloca um bom número de eléctrodos...também não disseste o que vai ser a instalação, mas não poupes nos eléctrodos).

Cumprimentos.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

gatobravo Escreveu:Boa noite.

Na minha empresa, tivemos uma situação complicada parecida com a que provavelmente vais ter em mãos.
Era uma urbanização, que tinha 3 PTs, e num deles para fazer a terra (o valor inicial era de 500 ohms), tivemos de ir colocando eléctrodo atrás de eléctrodo (piquets e chapas), colocámos carvão...bem, aquilo foi uma complicação que nem imaginas.
Isto para dizer que, no projecto, o PT tinha apenas lá os dois eléctrodos, para a terra de serviço e outro para a de protecção. Não fui eu que fiquei encarregue dessa obra, por isso, não posso afirmar com certeza, mas penso que na memória descritiva vinha definido claramente qual deveria ser o valor (máximo) da terra.
Não é possível adivinhar como será o terreno (se bem que no teu caso, já tens alguma ideia), pelo que será de responsabilidade do empreiteiro assegurar que as terras estarão de acordo com o caderno de encargos.
Penso que no projecto deves mencionar qual deverá ser o valor máximo das terras, e facilitar um pouco o trabalho da empresa que irá fazer as instalações eléctricas (uma vez que já tens noção do terreno), desenhando uma rede de terras que se adeque ao terreno (coloca um bom número de eléctrodos...também não disseste o que vai ser a instalação, mas não poupes nos eléctrodos).

Cumprimentos.

em relação à instalação vai ser um Hotel! Obrigado pelas dicas.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

Se é hotel (a altura deve de ser já razoável) possivelmente vão utilizar o sistema de estacas para estabilizar o solo, podes usar a armação de aço da estacaria antes da betonagem para se ligar todas as estacas entre si à terra. "genero de uma malha no anel"

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
gatobravo
Curioso
Curioso
Registado: 15 jun 2009, 17:03
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por gatobravo »

Bom dia.

Só para complementar o que tinha dito antes...isto é um extracto da memória descritiva, não do projecto que tinha mencionado anteriormente, mas de um cine-teatro.

""7 - ELECTRODOS DE TERRA
Os eléctrodos de terra a executar serão constituídos por vara(s) de aço cobreado com dois metros de comprimento e 5/8" de diâmetro e/ou chapa(s) de cobre com 1.000x1.000x2mm, enterrada(s) verticalmente no solo e por forma a que a sua parte superior fique a pelo menos 0.8m de profundidade.
O número de elementos a utilizar nos eléctrodos (varas e/ou chapas) deverá ser por forma a que assegure uma resistência de terra não superior a 20 ohm, em qualquer época do ano.
A ligação do condutor ao(s) piquet(`s) ou chapa(s) far-se-á por intermédio de braçadeiras metálicas de cobre nú ou bronze, de aperto mecânico, próprias para o efeito.
A ligação dos eléctrodos aos respectivos barramentos, quando nada for indicado em contrário nas peças desenhadas, será feita por intermédio de condutor do tipo H07V-RG35 (Verde/Amarelo), no qual será intercalado um ligador amovível que permita a sua interrupção
para efeitos de medição da resistência da terra.""

Cumprimentos.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Mário Escreveu:Boas

Se é hotel (a altura deve de ser já razoável) possivelmente vão utilizar o sistema de estacas para estabilizar o solo, podes usar a armação de aço da estacaria antes da betonagem para se ligar todas as estacas entre si à terra. "genero de uma malha no anel"

Cump.
Mário
por acaso até é baixo o hotel tem apenas 4 pisos, estende-se mais na horizontal do que propriamente em altura!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

Se fica à beira do mar, (eu não disse nada, eles que ponham a chapa de terra, escavada na praia mas dentro de agua 3 a 4 metros de profundidade) e quando medirem o eléctrodo de terra está do melhor.

Depende do electricista a fazer o serviço.

Cump.
Mário
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Se fica à beira do mar, (eu não disse nada, eles que ponham a chapa de terra, escavada na praia mas dentro de agua 3 a 4 metros de profundidade) e quando medirem o eléctrodo de terra está do melhor.

Depende do electricista a fazer o serviço.

Cump.
Mário
A solução é interessante, mas não viável. Com o passar do tempo, a água do mar vai corroer a chapa.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

"A solução é interessante, mas não viável. Com o passar do tempo, a água do mar vai corroer a chapa."

Pode ser em inox 316 ou em bronze. E se durar 10 ou 15 anos (dura muito mais) creio que será viável.

Cump.
Mário
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Mensagem por rainbow »

"A solução é interessante, mas não viável. Com o passar do tempo, a água do mar vai corroer a chapa."

Pode ser em inox 316 ou em bronze. E se durar 10 ou 15 anos (dura muito mais) creio que será viável.

Cump.
Mário
Uma coisa é a resistência à corrosão atmosférica, outra coisa é enterrar o material em água salgada.
Continuo a dizer que a solução não é viável.
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Agradecimento recebido: 80 vezes

Mensagem por asalopes »

Olá "joaoosvaldo",

Se usares Terras comuns (Serviço e Protecção) estás obrigado a conseguir 1 Ohm como máximo de resistência de Terra mas se implementares Terras separadas aquele valor sobe para 20 Ohm como limite máximo regulamentar.

Apesar de falares em terreno arenoso, deverias avaliar a resistividade do terreno, em dois níveis diferentes, e então depois partir para o dimensionamento e chegar a uma opção razoável em termos de execução.

Cumprimentos.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

"Uma coisa é a resistência à corrosão atmosférica, outra coisa é enterrar o material em água salgada."

A corrosão atmosférica é superior.
A corrosão dentro de agua salgada (agua do mar) é menor que a atmosférica dado que não tem o oxigénio a actuar.
Um caso simples são os cascos de aço dos navios que se afundaram e ainda se encontram no mar, assim como os canhões das caravelas que eram em bronze.

Não disse que era viável, apenas dei uma ideia que funciona.

Cump.
Mário
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”