Boas!
Estou a executar um quadro electico para um restaurante, este contem varios sinalizadores (38 no total), para sinalização de avarias, funcionamento, filtros, etc...
O que voces aconcelham? fazer a sinalização com leds ou com sinalizadores (costumo usar uns da telemecanique).
A fazer com leds, com os ligava? uma resistencia em serie com o led? tenho um transformador de 24V para os comandos.
Agardeço a vossa atenção, qualquer sugestão é bem vinda.
Obrigado,
Luis
Sinalização em quadro electrico
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 29 nov 2008, 21:37
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Re: Sinalização em quadro electrico
Boas.
A solução ideal é usar leds. Seja em sinalizador de quadro, seja em painel sinóptico. O uso de lâmpadas para sinalizar avarias, causa muitas chatices, pois quando se fundem, raramente são substituídas e la se vai a sinalização de avaria.(não se vê, suspeita-se estar funcional)
Para sinalizar avarias, convém que a sinalização fique em local acessível e visível pelos responsáveis do estabelecimento. Sendo nesse caso um restaurante, tem de avaliar junto com o proprietário qual a melhor solução, se no quadro ou num painel destacado.
Para usar led´s em painel destacado, terá de colocar uma resistência em serie com cada led, podendo depois juntar todos os negativos para ligar à massa.
O valor da resistência, depende da tensão a aplicar, e das características do led. Em led´s correntes costumo contar 15mA. Se a tensão for de 24v, a resistência será de cerca de 1.6K
(V=R*I) logo 24/0.015=1600Oms <=>1.6KOms
Em tempos fiz uns painéis sinópticos deste tipo mas foi para áreas técnicas numa fábrica, onde tinham a planta com o desenho dos componentes eléctricos, e nesse desenho coloquei os leds com o estado dos equipamentos..
Ficam as dicas.
Abraço
A solução ideal é usar leds. Seja em sinalizador de quadro, seja em painel sinóptico. O uso de lâmpadas para sinalizar avarias, causa muitas chatices, pois quando se fundem, raramente são substituídas e la se vai a sinalização de avaria.(não se vê, suspeita-se estar funcional)
Para sinalizar avarias, convém que a sinalização fique em local acessível e visível pelos responsáveis do estabelecimento. Sendo nesse caso um restaurante, tem de avaliar junto com o proprietário qual a melhor solução, se no quadro ou num painel destacado.
Para usar led´s em painel destacado, terá de colocar uma resistência em serie com cada led, podendo depois juntar todos os negativos para ligar à massa.
O valor da resistência, depende da tensão a aplicar, e das características do led. Em led´s correntes costumo contar 15mA. Se a tensão for de 24v, a resistência será de cerca de 1.6K
(V=R*I) logo 24/0.015=1600Oms <=>1.6KOms
Em tempos fiz uns painéis sinópticos deste tipo mas foi para áreas técnicas numa fábrica, onde tinham a planta com o desenho dos componentes eléctricos, e nesse desenho coloquei os leds com o estado dos equipamentos..
Ficam as dicas.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 29 nov 2008, 21:37
Boas,
Muito obrigado pelas vossas respostas.
O que tenho de fazer é mesmo um painel sinóptico, vou se guir o concelho do nosso amigo "patinhofeio", mas com leds de 12V, uma vez que tenho uma tensão de comando de 12v.
Um abraço.
Muito obrigado pelas vossas respostas.
O que tenho de fazer é mesmo um painel sinóptico, vou se guir o concelho do nosso amigo "patinhofeio", mas com leds de 12V, uma vez que tenho uma tensão de comando de 12v.
Um abraço.
Luis Magalhaes
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 fev 2008, 14:38
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 6 times
Viva
Experimente esta solução, pois pode-se adaptar para o seu caso
http://www.ermax.pt/quadro_desarme_painel.html
Experimente esta solução, pois pode-se adaptar para o seu caso