Calculo de gastos de energia

Responder
magano
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 26 mai 2008, 15:29

Calculo de gastos de energia

Mensagem por magano »

Desde já os meus cumprimentos a todos no forum.
Não sou electricista nem trabalho na area, mas devido a uma duvida fui obriga a procurar na net a resposta para a minha duvida, mas como não percebo nada o mais provavel é ter passado por ela e não a ter visto.
O que se passa é o seguinte eu utilizo um salão que tem o seguinte material electrico com as seguintes caracteristicas:

8 lampadas flurescentes de 56 watts
1 amplicador de som: 220V
50/60 Hz
750 VA
1 mesa de mistura: 220V
50/60 Hz
15 VA
e 1 leitor de dvds da marca Dunlop do qual não tirei as informações mas no caso de ser preciso assim o farei.
Será possivel me dizer quantos kwh eu gasto por hora com este material todo ligado?
Caso precisem de mais alguma informação por favor digam que eu tento fornecer.
Desde já muito obrigado.
PJFC
Curioso
Curioso
Registado: 16 out 2009, 09:52
Contacto:

Re: Calculo de gastos de energia

Mensagem por PJFC »

magano Escreveu:Desde já os meus cumprimentos a todos no forum.
Não sou electricista nem trabalho na area, mas devido a uma duvida fui obriga a procurar na net a resposta para a minha duvida, mas como não percebo nada o mais provavel é ter passado por ela e não a ter visto.
O que se passa é o seguinte eu utilizo um salão que tem o seguinte material electrico com as seguintes caracteristicas:

8 lampadas flurescentes de 56 watts
1 amplicador de som: 220V
50/60 Hz
750 VA
1 mesa de mistura: 220V
50/60 Hz
15 VA
e 1 leitor de dvds da marca Dunlop do qual não tirei as informações mas no caso de ser preciso assim o farei.
Será possivel me dizer quantos kwh eu gasto por hora com este material todo ligado?
Caso precisem de mais alguma informação por favor digam que eu tento fornecer.
Desde já muito obrigado.

tudo depende do tempo de utilização... mas se for uma hora por dia, o consumo será:

8 lampadas flurescentes de 56 watts --- 8x56x1h= xxwh
750 VA --- 750x1h=750wh (mais ou menos, uma vez que estamos a consederar 750VA=750W)

etc... ou seja, é a potência vezes 1hora de utilização...

tem também ao seu dispor uns simuladores em:
http://www.estv.ipv.pt/PaginasPessoais/paulocorreia/
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

Boas.
Só para acrescentar, se as armaduras fluorescentes tiverem balastro convencional ferromagnético, o conjunto consome um pouco mais que a potencia da lâmpada.
Para cálculos exactos, só mesmo usando um contador de energia.(por vezes aparecem umas coisas giras numa loja de 4 letras amarelas em fundo azul.:P)
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
magano
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por magano »

Desde já muito obrigado a todos. Fiz as contas e deu-me uns miseros €0,15 por hora, não acham um preço muito baixo?
Última edição por magano em 01 nov 2009, 12:28, editado 1 vez no total.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Não, é mesmo assim, os preços são irisórios. Experimente saber quanto é que custa um portátil a trabalhar por hora. O preço que pagamos em casa, é o acumular de horas de funcionamento e esses miseros vão-se somando.
Além de mais, 40% do custo da nossa electricidade, nas habitações é para o frigorifico/arcas.
Mas está a ter problemas com o senhorio?
nokPT
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 set 2008, 22:45
Been thanked: 2 times

Mensagem por nokPT »

nelmindo Escreveu:Não, é mesmo assim, os preços são irisórios. Experimente saber quanto é que custa um portátil a trabalhar por hora. O preço que pagamos em casa, é o acumular de horas de funcionamento e esses miseros vão-se somando.
Além de mais, 40% do custo da nossa electricidade, nas habitações é para o frigorifico/arcas.
Eu diria que a principal % é o custo do "aluguer" do contador.
Ricardo Timóteo
magano
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por magano »

nelmindo Escreveu:Não, é mesmo assim, os preços são irisórios. Experimente saber quanto é que custa um portátil a trabalhar por hora. O preço que pagamos em casa, é o acumular de horas de funcionamento e esses miseros vão-se somando.
Não é senhorio no verdadeiro sentido da palavra mas sim é com a pessoa que paga a luz.
Para ficarem a entender é o seguinte: É uma associação recreativa na qual funciona um bar à exploração, nesta associação existe um auditorio para 200 pessoas e um salão onde se pratica dança de salão e um campo de futsal.
acontece que ficou estipulado que o bar pagaria a electricidade da associação descendo por isso o preço do aluguer, e estamos a falar em diferenças de 100 a 200 euros a menos, quando o bar começou a funcionar nós praticavamos 4 horas por semana no salão, acontece que como qualquer escola as coisas evoluiram e estamos perto de entrar em competição, o que obriga a mais treinos sendo agora de 7 horas por semana.
As facturas da luz tem oscilado com diferenças de 100 a 150 euros, mas entretanto houveram obras, jogos de futsal e espectaculos no auditorio, e a dona do bar põe as culpas todas da electricidade a mais nas ditas aulas de dança. Eu fartei-me de a ouvir tirei as informações dos aparelhos e coloquei aqui no forum para ver se alguem me ajudava. Agora que sei o que gastamos, já vou falar com ela de outra maneira. :)

Obrigado a todos.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

pois, por estas e por outras, que por vezes mais vale instalar um contador para estas situaçoes azedas. Mas por outro lado, é proibido revender energia eléctrica, daí a situação melindrosa que o coloca.
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Boas.
Para evitar essas chatices, é sempre preferível prever um contador de energia extra. Embora não se possa revender electricidade, podemos sempre ajustar a renda em função da electricidade gasta(não discriminando a electricidade).
Nesse caso em concreto, o contador é dispensável. Se a condição de entrada desse explorador do café foi ser ele a pagar a energia eléctrica, só o tem de fazer, ou mudar de "café".
Quanto mais gente e actividades existirem no clube, mais negocio fará esse explorador no café. Como tal, e se foi esse o acordo, ou se sujeita às condições, ou desfaz/rectifica o acordo.
Abraço

PS: Essa diferença de electricidade, pode ser justificada com o tal espectáculo que fizeram, ou talvez com mudança no equipamento do café. Uma torradeira/tostadeira nova, outro frigorífico ou arca de gelados, vitrinas, etc.
Se quiserem evitar complicações, podem reformular o contracto de exploração, colocando contador para a electricidade gasta no café(de preferência em local comum, para não permitir a quem explora o café fazer mafia), ajustando a renda apenas a essa electricidade(retirando então os descontos praticados para que ela pagasse a renda do clube), e pagam a restante luz a nível de clube.(o acréscimo de renda em virtude de ela não pagar a luz, pode chegar para a vossa parcela.
PJFC
Curioso
Curioso
Contacto:

Mensagem por PJFC »

nelmindo Escreveu:pois, por estas e por outras, que por vezes mais vale instalar um contador para estas situaçoes azedas. Mas por outro lado, é proibido revender energia eléctrica, daí a situação melindrosa que o coloca.

Para todos os efeitos não pode colocar outro contador... mas ninguém o proíbe de comprar e instalar lá um (custam á volta de 47 euros, em 2ªmão - recuperados).
Assim acaba de vez com os problemas... vê ao fiz do mês quanto consumiu e prontos.
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra

PJFC Escreveu: Para todos os efeitos não pode colocar outro contador... mas ninguém o proíbe de comprar e instalar lá um (custam á volta de 47 euros, em 2ªmão - recuperados).
Assim acaba de vez com os problemas... vê ao fiz do mês quanto consumiu e prontos.
Boas.
Permita-me que discorde da sua afirmação. Ninguém me proíbe a mim nem a ninguém de instalar contadores numa instalação. O que não é permitido(tal como já foi dito anteriormente) é a revenda da energia eléctrica.
Sobre contadores, há contadores novos relativamente baratos e discretos. "AQUI" esta um exemplo da hager.
Há outras marcas e modelos. Basta pesquisar qual o que melhor se encaixa na solução pretendida.
Abraço
PJFC
Curioso
Curioso
Contacto:

Mensagem por PJFC »

patinhofeio Escreveu:
PJFC Escreveu: Para todos os efeitos não pode colocar outro contador... mas ninguém o proíbe de comprar e instalar lá um (custam á volta de 47 euros, em 2ªmão - recuperados).
Boas.
Permita-me que discorde da sua afirmação. Ninguém me proíbe a mim nem a ninguém de instalar contadores numa instalação. O que não é permitido(tal como já foi dito anteriormente) é a revenda da energia eléctrica.
Sobre contadores, há contadores novos relativamente baratos e discretos. "AQUI" esta um exemplo da hager.
Há outras marcas e modelos. Basta pesquisar qual o que melhor se encaixa na solução pretendida.
Abraço
Concordo.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”