Projecto Electrico comercio e serviços
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Enviou: 10 vezes
- Agradecimento recebido: 17 vezes
Projecto Electrico comercio e serviços
boas tardes caros colegas.. mais uma vez venho pedir a vossa ajuda.
tenho em mãos um projecto para um edificio de comercio e serviços e sinceramente não sei por onde começar. ao longo deste projecto irei concerteza ter inumeras dúvidas e espero sinceramente contar com a vossa grande ajuda.
o edificio tem a seguinte constituição:
cave - constituido por uma garagem(area=1366 m2) que será comum a 2 edificios, para os utilizadores dos edificios e publico em geral.
acima da cave vão existir dois edificios.. 1 edificio(rés do chão e 1 piso) terá um zona comum( para acesso ao 1 piso e garagem) e 4 comércios( no R/C) cada um deles com acesso pelo exterior, no 1 piso teremos uma zona comum e 6 salas(fraçoes independentes) o 2 edificio será identico ao 1 mas 4 com pisos,no R/C teremos 2 comercios e uma zona comum de acesso aos pisos superiores nos restantes 3 pisos teremos zonas comum e com 5 salas (fracções independentes)por piso.
sei que é chato estar a pedir isto mas se alguem podesse arranjar projectos identicos(comercio e serviços) ficaria muito agradecido.
no entanto tenho alguma duvidas a esclarecer....
garagem- provavelmente terei que a classificar como zona recebendo publico.. mas onde vejo o indice de ocupação para classificar quanto a categoria!??!??
nas sala para serviços que tipo de classifcação é que tem qto a utilização!??
estando este edificio "dividido em dois" classico o edificio quanto a categoria separadamente (cada sala tem uma categoria) ou somo o total das categorias de cada compartimento!??
se me poderem ajudar caros colegas agradecia!!!!
abraço João Silva
tenho em mãos um projecto para um edificio de comercio e serviços e sinceramente não sei por onde começar. ao longo deste projecto irei concerteza ter inumeras dúvidas e espero sinceramente contar com a vossa grande ajuda.
o edificio tem a seguinte constituição:
cave - constituido por uma garagem(area=1366 m2) que será comum a 2 edificios, para os utilizadores dos edificios e publico em geral.
acima da cave vão existir dois edificios.. 1 edificio(rés do chão e 1 piso) terá um zona comum( para acesso ao 1 piso e garagem) e 4 comércios( no R/C) cada um deles com acesso pelo exterior, no 1 piso teremos uma zona comum e 6 salas(fraçoes independentes) o 2 edificio será identico ao 1 mas 4 com pisos,no R/C teremos 2 comercios e uma zona comum de acesso aos pisos superiores nos restantes 3 pisos teremos zonas comum e com 5 salas (fracções independentes)por piso.
sei que é chato estar a pedir isto mas se alguem podesse arranjar projectos identicos(comercio e serviços) ficaria muito agradecido.
no entanto tenho alguma duvidas a esclarecer....
garagem- provavelmente terei que a classificar como zona recebendo publico.. mas onde vejo o indice de ocupação para classificar quanto a categoria!??!??
nas sala para serviços que tipo de classifcação é que tem qto a utilização!??
estando este edificio "dividido em dois" classico o edificio quanto a categoria separadamente (cada sala tem uma categoria) ou somo o total das categorias de cada compartimento!??
se me poderem ajudar caros colegas agradecia!!!!
abraço João Silva
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Enviou: 4 vezes
- Agradecimento recebido: 89 vezes
Re: Projecto Electrico comercio e serviços
Boas,
Com os elementos que disponibilizas-te penso que para este tipo de edifício sejam instalações eléctricas do Tipo C .
Mas para esclareceres a maioria das questões colocadas pede que te enviem o projecto de segurança,
em principio já estará definido o tipo de utilização por espaço.
Com os elementos que disponibilizas-te penso que para este tipo de edifício sejam instalações eléctricas do Tipo C .
Mas para esclareceres a maioria das questões colocadas pede que te enviem o projecto de segurança,
em principio já estará definido o tipo de utilização por espaço.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
- eng_jersilva
- Velha Guarda
boa tarde amigo amoreira, desde ja obrigado pela disponibilidade em ajudar. sim é um facto que este será um edificio do TIPO C.
normalmente para classificar quanto a lotação utilizamos o indice q é apresentado nas tabelas do RTIEBT de acordo com a utilização que o edificio terá, mas o problema é não existe esse tipo de tabelas para garagens... é q essa categoria irá influenciar o tipo de iluminação de segurança a projectar na garagem.
Ps- ainda n existe projecto de segurança.
abraço joão Silva
normalmente para classificar quanto a lotação utilizamos o indice q é apresentado nas tabelas do RTIEBT de acordo com a utilização que o edificio terá, mas o problema é não existe esse tipo de tabelas para garagens... é q essa categoria irá influenciar o tipo de iluminação de segurança a projectar na garagem.
Ps- ainda n existe projecto de segurança.
abraço joão Silva
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
-
- Quadro de Honra
Veja o regulamento em anexo de segurança.
- Anexos
-
- DL220-2008-Reg_Jur-Seg_Contra_Inc_Edificios.rar
- (598.74 KiB) Transferido 107 vezes
- eng_jersilva
- Velha Guarda
as categorias de risco que se se encontra no SCIE não corresponde ao mesmo que o indicado na RTIEBT...
abraço João Slva
abraço João Slva
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
-
- Quadro de Honra
Para complemento do documento anterior.
- Anexos
-
- 1532_2008.rar
- (584.2 KiB) Transferido 93 vezes
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Enviou: 18 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
uma vez tive esta mesma dúvida em relação a um parque de estacionamento que fazia parte de um Pavilhão Gimnodesportivo! é porque o cálculo da lotação nos parques de estacionamento público está omissa nas RTIEBT a minha opinião e foi como resolvi no projecto do Pavilhão foi fazer o cálculo da lotação para as restantes áreas do edifício não contemplando o parque de estacionamento no cálculo da lotação, visto que o parque era de uso exclusivo ao edifício (particular) que penso que seja também o seu caso, logo, se contemplar todas as outras áreas no cálculo da lotação em princípio já está comtemplada a pior situação, visto que o estacionamento tal como o próprio nome diz é para estacionar
, logo, não é um local de permanência de pessoas!

- eng_jersilva
- Velha Guarda
bom dia colegas.
pois mas o problema é q a partida este parque poderá servir não so "funcionarios das lojas e serviços asssim como pessoas(comuns) que venham aos comercios ou aos serviços.
mas se calhar vou fazer como o amigo osvaldo diz calculo a lotação do edificio não comtemplando a garagem. e ja agora o que conta para a lotação do edificio!!!'?? (as salas + espaços comuns( corredores de acesso+wc)) ou (só as salas) ou cada sala individualmente!???...
abraço João Silva
pois mas o problema é q a partida este parque poderá servir não so "funcionarios das lojas e serviços asssim como pessoas(comuns) que venham aos comercios ou aos serviços.
mas se calhar vou fazer como o amigo osvaldo diz calculo a lotação do edificio não comtemplando a garagem. e ja agora o que conta para a lotação do edificio!!!'?? (as salas + espaços comuns( corredores de acesso+wc)) ou (só as salas) ou cada sala individualmente!???...
abraço João Silva
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
- joaoosvaldo
- Team Apoio
No cálculo da lotação consideras só as salas. As zonas de circulação, wc's, etc., não são contabilizados para o cálculo da lotação.eng_jersilva Escreveu:bom dia colegas.
abraço João Silva
Em caso de dúvida sobre o tipo de iluminação de segurança a utilizar, visto que os dados sobre o tipo de ocupação dos comércios e salas ainda não estar definido (penso eu!!), acho que é boa ideia utilizar blocos autónomos do tipo permanente e assim já ficas salvaguardado. Não esquecer o telecomando nos locais recebendo público como é o caso dos comércios!!!
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
-
- Quadro de Honra
Boas,
O comércio com comunicação directa para o exterior também não entra no
cálculo do efectivo.
O comércio com comunicação directa para o exterior também não entra no
cálculo do efectivo.
- eng_jersilva
- Velha Guarda
ok amigos muito obrigado.
sim de facto em nenhum dos compartimentos(salas e comercios) esta definido qual a sua futura utilização!!
ok então so entram as salas para a contabilização e os comércios é aparte.. agora digam me uma coisa.. calculo a lotação das salas individualmente e classifico-as quanto a sua categoria tambem individalmente e por consequencia vão ter um determinado tipo de iluminação de segurança!?... OU calculo a lotação de cada umas das salas, depois somo essas lotações ( que irá dar uma lotação TOTAL do edificio) e consoante essa lotação total classifico todo o edificio (não separado por salas)quanto a sua categoria e por consequencia vai ter um determinado tipo de iluminação de segurança, iluminação essa que será aplicada em todo o edificio( zonas comuns, salas, wc)???!!!!!
outra questão sendo este um edificio recebendo publico posso colocar aparelhagem de comando de iluminção nas zonas comuns e salas OU nas zonas comuns a iluminação terá que ser ligada directamente no quadro geral e nas salas é que posso colocar essa aparelhagem de comando!?? penso que será a 2 opção certo!??
mais uma vez obrigado pela vossa ajuda
abraço joão Silva
sim de facto em nenhum dos compartimentos(salas e comercios) esta definido qual a sua futura utilização!!
ok então so entram as salas para a contabilização e os comércios é aparte.. agora digam me uma coisa.. calculo a lotação das salas individualmente e classifico-as quanto a sua categoria tambem individalmente e por consequencia vão ter um determinado tipo de iluminação de segurança!?... OU calculo a lotação de cada umas das salas, depois somo essas lotações ( que irá dar uma lotação TOTAL do edificio) e consoante essa lotação total classifico todo o edificio (não separado por salas)quanto a sua categoria e por consequencia vai ter um determinado tipo de iluminação de segurança, iluminação essa que será aplicada em todo o edificio( zonas comuns, salas, wc)???!!!!!
outra questão sendo este um edificio recebendo publico posso colocar aparelhagem de comando de iluminção nas zonas comuns e salas OU nas zonas comuns a iluminação terá que ser ligada directamente no quadro geral e nas salas é que posso colocar essa aparelhagem de comando!?? penso que será a 2 opção certo!??
abraço joão Silva
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
- joaoosvaldo
- Team Apoio
se o acesso às salas é comum, ou seja se existem zonas comuns de acesso, para o cálculo da lotação fazes a lotação de cada sala e depois somas tal como disseste!eng_jersilva Escreveu:ok amigos muito obrigado.
abraço joão Silva
em relação à aparelhagem de comando nas zonas comuns não vejo qq problema em colocar, também podes fazer nas zonas comuns com detectores de movimento, automáticos de escada, etc.
- eng_jersilva
- Velha Guarda
boas caros colegas mais uma vez venho colocar mais uma dúvida, espero que alguem me possa ajudar!
que potencia devo considerar para cada uma das salas( não estando definido qual a sua futura utilização). 30 VA/m2!???
um exemplo
a maior sala do edificio terá 49.40 m2, se multiplicar mos por 30 VA temos:
49.40x30=1482 VA= 1.48 KVA. I =1482/230 = 6.44 A, Não será pouco!???
qual a potencia a considerar para 1 elevador!? e para 2 elevadores( neste caso usamos algum factor de simultaneidade!??
abraço João Silva
que potencia devo considerar para cada uma das salas( não estando definido qual a sua futura utilização). 30 VA/m2!???
um exemplo
qual a potencia a considerar para 1 elevador!? e para 2 elevadores( neste caso usamos algum factor de simultaneidade!??
abraço João Silva
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
- joaoosvaldo
- Team Apoio
esses 30 VA/m2 referidos nas RTIEBT são para o valor mínimo a considerar o que na maior parte dos casos é muito pouco!!eng_jersilva Escreveu:boas caros colegas mais uma vez venho colocar mais uma dúvida, espero que alguem me possa ajudar!
um exemplo
abraço João Silva
na minha opinião e não tendo informação do que vão ser as lojas e partindo do pressuposto que não vão existir nas lojas equipamentos trifásicos é de considerar 6,9 ou 10,45 kVA monofásicos.
para os elevadores embora sejam dois na minha opinião não se considera qualquer coeficiente para estes até porque podem funcionar os dois ao mesmo tempo! quanto à potência para cada um dos elevadores o melhor é perguntar a um fabricante potências tipo mas se considerares 4kVA por cada elevador em principio não tens problemas!
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Em relação à potência dos elevadores deves considerar um pouco mais do que eu disse no post anterior, fui ver a proposta para fornecimento de elevadores de um projecto que estou a fazer e as potências são as seguintes:
1 - elevador de 675Kg, 5 pisos, 9 passageiros: 4,6kW;
2 - elevador de 1125Kg, 3 pisos, 15 passageiros: 7,7kW.
Para o teu caso o elevador 1 deve ser mais que suficiente!! Mas de qualquer forma o ideal é consultar a empresa que vai fornecer os elevadores!
1 - elevador de 675Kg, 5 pisos, 9 passageiros: 4,6kW;
2 - elevador de 1125Kg, 3 pisos, 15 passageiros: 7,7kW.
Para o teu caso o elevador 1 deve ser mais que suficiente!! Mas de qualquer forma o ideal é consultar a empresa que vai fornecer os elevadores!