Infra-estrutura alta, média e baixa tensão? Efeitos na Saude

nunorosadosilva
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 26 out 2009, 20:27

Infra-estrutura alta, média e baixa tensão? Efeitos na Saude

Mensagem por nunorosadosilva »

Caros amigos e utilizadores deste fórum... Preciso da vossa ajuda urgentemente!!!
Estou em vias de comprar uma casa que tem, a uma distancia de 50m, uma infra-estrutura electrica que não sei do que se trata ao certo mas fico apreensivo - tenho uma criança de 6 anos e temo os polémicos campos electro-magnéticos, referenciados como indutores de problemas oncologicos, como Leucemia, por exemplo.
Sei que não há estudos conclusivos nestas materias mas queria pedir-vos 2 respostas, atendendo a imagem de satelite do local (ver link do google maps):

http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s ... 01097&z=19

a) que tipo de infra-estrutura é?
b) é nociva ou há possibilidade de riscos para a saúde?

Fico-vos muito grato pela vossa atenção e espero contar com a vossa ajuda!
kakai
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 22 jan 2007, 19:24

Re: Infra-estrutura alta, média e baixa tensão? Efeitos na Saude

Mensagem por kakai »

Boas

Conheço isso como as palmas das minhas mãos :lol: :lol: :lol: , isso é conhecido como substação da Aboboda, EDP e todos esses postes e linhas que ai estão plantados não teem tensão, são utilizados para formação em rede aerea.

Os unicos postes que teem tensão é o que está á frente da porta principal, é o apoio mais alto.

Cpts
kakai
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas nunorosadosilva

Vai ler, http://www.diariodasaude.com.br/news.ph ... 611&nl=sit

Quando quiseres uma resposta não faças 3 perguntas todas interligadas.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
S Brás
Curioso
Curioso
Registado: 24 jul 2008, 14:56

Mensagem por S Brás »

Facto: para a Organização Mundial de Saúde os campos electromagnéticos das linhas de alta tensão estão na mesma categoria que o café - "possível cancerígeno".

Facto: os monitores CRT dos computadores expõem o utilizador a várias vezes o campo eléctrico de uma linha de alta tensão que se encontre na proximidade.

Facto: uma linha enterrada produz à superfície um campo electromagnético maior que uma linha aérea. Apenas não são contestadas porque não se veêm.

Outras fontes que vale a pena consultar:
- http://www.google.pt/url?sa=t&source=we ... YSJeeJ-eig
- http://www.google.pt/url?sa=t&source=we ... Bdjxgxw92g

Encontro entre cientistas e deputados sobre o assunto:
http://www.cienciaviva.pt/mediaplayer/i ... deofile=11

Cumprimentos
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

realmente foi criado um mito em relação às linhas de alta tensão!

se tiverem oportunidade consultem a revista "o electricista" n.º 28 e vejam um artigo de opinião que tem logo no inicio da revista do Presidente da Sociedade Portuguesa de Física (Augusto Barroso).

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
PJFC
Curioso
Curioso
Registado: 16 out 2009, 09:52
Contacto:

Mensagem por PJFC »

Olá boa tarde,

em relação ao assunto, a minha opinião, após ter lido muitos artigos (principalmente norte-americanos - com casos provados dos efeitos nocivos), penso que nunca se deve arriscar. Onde há fumo há fogo.

eu moro perto de uma subestação, e por precaução medi em minha casa a radiação que lá chegava... estava muito abaixo dos valores perigosos. no entanto existe uma casa mesmo por baixo de uma linha de AT. nem imaginam a radiação que lá medi... muito acima dos valores perigosos...

Por curiosidade medi tb junto do microondas... quase que o aparelho ficava sem escala. No entanto aí, estamos sujeitos a um curto espaço de tempo... Mas é só para vermos ao que estamos sujeitos todos os dias...
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Outro local é na cama. Passamos lá algumas horas e os equipamentos junto da cabeça por vezes até são alguns e com poder para criar radiação electromagnética. É o caso do transformador do rádio-despertador. Nunca medi, não tenho possibilidade de medir, mas gostava de saber qual radiação recebida, por exemplo nesta condição.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

nelmindo Escreveu:Outro local é na cama. Passamos lá algumas horas e os equipamentos junto da cabeça por vezes até são alguns e com poder para criar radiação electromagnética. É o caso do transformador do rádio-despertador. Nunca medi, não tenho possibilidade de medir, mas gostava de saber qual radiação recebida, por exemplo nesta condição.
pois no nosso dia à dia estamos sujeitos a radiações bem superiores às das linhas de alta tensão!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
PJFC
Curioso
Curioso
Contacto:

Mensagem por PJFC »

nelmindo Escreveu:Outro local é na cama. Passamos lá algumas horas e os equipamentos junto da cabeça por vezes até são alguns e com poder para criar radiação electromagnética. É o caso do transformador do rádio-despertador. Nunca medi, não tenho possibilidade de medir, mas gostava de saber qual radiação recebida, por exemplo nesta condição.

Pior do que isso, é dormir com o telemóvel por perto...
sagan
Curioso
Curioso
Registado: 01 set 2008, 19:46

Mensagem por sagan »

Para quem se preocupa com radiações electromagnéticas, deve começar por evitar a mais potente radiação electromagnética que recebemos, ainda por cima vinda de um gigantesco reactor termonuclear.

Sim, estou a falar da luz solar. :wink:
PJFC
Curioso
Curioso
Contacto:

Mensagem por PJFC »

sagan Escreveu:Para quem se preocupa com radiações electromagnéticas, deve começar por evitar a mais potente radiação electromagnética que recebemos, ainda por cima vinda de um gigantesco reactor termonuclear.

Não confundir radiações naturais com artificiais... Com frequências e intensidades diferentes.

Pesquisem um pouco, sobretudo literatura dos EUA e verão alguns casos relatados, comprovados (cancro) quer por estudos, quer mesmo em tribunais.

Não esquecer que o perigo está em receber radiações constantes durante muito tempo.

PS: porque acham que os médicos não deixam fazer mais de que um TAC de x em x tempo???
S Brás
Curioso
Curioso

Mensagem por S Brás »

PJFC Escreveu:
sagan Escreveu:Para quem se preocupa com radiações electromagnéticas, deve começar por evitar a mais potente radiação electromagnética que recebemos, ainda por cima vinda de um gigantesco reactor termonuclear.

Não confundir radiações naturais com artificiais... Com frequências e intensidades diferentes.

Pesquisem um pouco, sobretudo literatura dos EUA e verão alguns casos relatados, comprovados (cancro) quer por estudos, quer mesmo em tribunais.

Não esquecer que o perigo está em receber radiações constantes durante muito tempo.

PS: porque acham que os médicos não deixam fazer mais de que um TAC de x em x tempo???
Caro colega,
posso-lhe dizer que não há um único caso cientificamente provado de cancro causado por linhas eléctricas ou antenas.
O que existem são alguns estudos epidemiológicos estatísticos.
Nunca se conseguiu em laboratório mostrar que radiações emitidas pelas linhas tenham efeitos nefastos ao nível das células.
Para a OMS o café está na mesma categoria que as radiações das linhas eléctricas. Aplicando o princípio que o colega defende não se deveria beber café.

Isto só para dizer que cuidados devemos todos ter, mas que sejam racionais e informados.

Cumprimentos
Sérgio
PJFC
Curioso
Curioso
Contacto:

Mensagem por PJFC »

S Brás Escreveu:
PJFC Escreveu:

Caro colega,
posso-lhe dizer que não há um único caso cientificamente provado de cancro causado por linhas eléctricas ou antenas.
O que existem são alguns estudos epidemiológicos estatísticos.
Nunca se conseguiu em laboratório mostrar que radiações emitidas pelas linhas tenham efeitos nefastos ao nível das células.
Para a OMS o café está na mesma categoria que as radiações das linhas eléctricas. Aplicando o princípio que o colega defende não se deveria beber café.

Isto só para dizer que cuidados devemos todos ter, mas que sejam racionais e informados.

Cumprimentos
Sérgio

Caro colega,
é evidente que não podem existir casos comprovados, pois isso só poderia ser possível se colocassem uma pessoa desde que nasce debaixo de uma linha de MAT, até ela ter cancro.

Mas existem muitos estudos, muitos mesmos (por exemplo - estudo do National Radiological Protection Board (NRPB) conduzido pelo Dr. Richard Doll da Cancer Studies Unit em Oxford, Reino Unido) de famílias inteiras que vivem debaixo de linhas de MAT e que afirmam que as CEM provocaram a leucemia. Aliás há normas que delimitam as radiações máximas a que se pode estar exposto.

No que diz em relação ao café, certamente não se bebe café por exemplo 8horas seguidas, que é o que acontece quando está a dormir debaixo de uma linha de MAT.

Num relatório publicado no final de Agosto, os investigadores e profissionais de saúde pública do projecto BioInitiative (www.bioinitiative.org), apresentam um conjunto de provas científicas.

è evidente que esta é a minha opinião, mas como digo onde há fumo ...
S Brás
Curioso
Curioso

Mensagem por S Brás »

Viva,
obrigado pelas referências.
Pela leitura diagonal que fiz, parece-me que a BioInitiative além de bastante polarizada no seu relatório não apresenta novidades. É apenas uma síntese de estudos e artigos que não provam a perigosidade das radiações.

Alguns estudos epidemiológicos quer no Reino Unido quer nos EUA sugerem um correlação entre as linhas de alta tensão e a leucemia infantil. No entanto estes estudos podem ser muito perversos.

Imagine-se que pretendo provar que tocar em tecido causa problemas nas articulações dos dedos. Realizo um estudo com pessoas que tocam frequentemente em tecidos e outras que não e vejo quantas num grupo têm os problemas e quantas do outro grupo também têm. Para surpresa de muita gente o estudo revela que tocar em tecido causa problemas nas articulações dos dedos. O erro que foi cometido neste estudo foi que o que causava os problemas era o facto de passar horas seguidas a cozer e a fazer com as mãos movimentos repetidos. É por isso que estudos estatísticos podem ser muito enganadores.

Eu não digo que não faz mal, assim como não posso dizer que comer bananas não faz mal, tal nunca foi provado.
Só afirmo que depois de considerar todas as evidências, a minha opinião é não se provou a perigosidade das linhas de alta tensão.

Cumprimentos 8)
sagan
Curioso
Curioso
Registado: 01 set 2008, 19:46

Mensagem por sagan »

PJFC Escreveu:
A radiação electromagnética é rigorosamente igual, quer seja natural, quer seja artificial. Quanto às frequências, a luz solar tem componentes na zona do ultravioleta, que é uma frequência comprovadamente perigosa e que pode provocar lesões cancerígenas (isto está mais que comprovado).

Quanto à intensidade, a luz solar chega a ter 1 KW por m2. Não conheço nenhuma linha de alta tensão com uma intensidade deste tipo...

Em resumo, a luz solar é comprovadamente cancerígena e no entanto... preocupam-se com as linhas de alta tensão...
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”