Esquema de ligação de 2 Candeeiros e 2 tomadas duplas

Responder
j.pereira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 21 ago 2009, 12:37

Esquema de ligação de 2 Candeeiros e 2 tomadas duplas

Mensagem por j.pereira »

Boa tarde

Estou com uma duvida, tenho neste momento na minha sala, 2 candeeiros com um interruptor simples na entrada da sala (que só me acende 1 dos candeeiros) e no outro extremo da sala um interruptor 2 que me acende os dois candeeiros.Dadas as circunstancias esta situação cria algum desconforto na utlização dos mesmos ou seja para acender os 2 candeeiros tenho que me dirigir ao extremo da sala .Gostaria de saber qual a forma de ligação (esquema) para poder ter dois interruptores duplos e poder acender ou apagar as luzes em qualquer um dos interruptores.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Re: Esquema de ligação de 2 Candeeiros e 2 tomadas duplas

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

O que tu precisas é duma ligação em comutação de escada (permite comandar os dois pontos de luz em simultâneo, a partir de qualquer uma das duas entradas da sala).
esquema 2.jpg
esquema 2.jpg (24.82 KiB) Visto 922 vezes
Ou então, podes passa dois condutores da lâmpada que acende até aquela que não acende, e passas a poder acender as duas lâmpadas a partir de cada interruptor (para apagares tens de desligar o interruptor que ligou).

Cumprimentos.
lmpmartins
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 24 out 2009, 09:48

Re: Esquema de ligação de 2 Candeeiros e 2 tomadas duplas

Mensagem por lmpmartins »

Boas
O esquema anterior esta correto,partindo do principio que queres acender e apagar as duas lampadas ao mesmo tempo.
Como percebi que pretende acender nos dois pontos a ponto luz 1 ou 2 como entender,podendo uma estar apagada e outra acdesa o esquema sera o seguinte (desculpe a forma arcaica,mas foi o que se arranjou derrepente).

Vai precisar ao invés dos 2 comutadores de escada simples do esquema anterior,de dois comutadores de escada duplos.

Se como percebi a instalaçao e existente,vai ser complicado os enfiamentos,pois provavelmente a tubagem n estara dimensionada para tal,mas no entanto,mais que nao seja a titulo de curiosidade,aqui vai.
Anexos
esquema0001.jpg
(280.66 KiB) Transferido 82 vezes
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”