Amanhã, este movimento ecologista integra um protesto de várias organizações espanholas, que exigem o encerramento desta central nuclear situada nas margens do Tejo, a cerca de 200 quilómetros de Portugal. O Greenpeace espanha considera que a central acarreta enormes riscos para a região, que também afectariam Portugal.
A contaminação radioactiva por um acidente no reactor nuclear chegaria a Portugal quer trazida pelas águas do Tejo, quer arrastada pelos ventos de quadrante Leste.
Segundo os ecologistas, a central, que funciona desde os anos 80, já ultrapassou a sua vida útil – estipulada internacionalmente em 25 anos – e com cada vez mais frequência ocorrem ali problemas que já levou ao seu encerramento por diversas vezes e às consequentes aumentos de libertação de radioactividade.
Recorde-se que o pior acidente nuclear na Europa ocorreu a 26 de Abril de 1986, com a explosão do 4º reactor da central nuclear de Chernobil, na Ucrânica, então integrada na URSS. Um cenário idêntico pode ocorrer em Alamaraz.
fonte: http://www.correiomanha.pt/noticia.asp? ... l=21&p=200