Alternativa a tomadas sem terra

Responder
thyogo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 01 out 2009, 23:12

Alternativa a tomadas sem terra

Mensagem por thyogo »

Boa noite a todos,

Estou actualmente no processo de compra de um apartamento no entanto ha uma coisa que me preocupa. As tomadas são todas sem terra há excepção de uma na cozinha.
Qual a melhor maneira de dar volta há situação? tenho lido que não é fácil de arranjar uma solução genérica e que para aparelhos mais susceptíveis de sofrerem com a electricidade estática devo comprar umas extensões com protecção.

Qual a vossa opinião?

Eu já pensei que se uma das fichas tem terra é so questão de puxar o cabo e faze-lo passar pelo varios tubos internos até chegar a todas as tomadas... mas não sei bem se isso é assim tão directo.

Obrigado pela vossa atenção
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Alternativa a tomadas sem terra

Mensagem por nelmindo »

Boas, embora o trabalho até seja relativamente fácil, por quetões relacionadas com a segurança, durante e depois dos trabalhos, recomendo que seja feito por profissionais.
thyogo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por thyogo »

nelmindo Escreveu:Boas, embora o trabalho até seja relativamente fácil, por quetões relacionadas com a segurança, durante e depois dos trabalhos, recomendo que seja feito por profissionais.
muito obrigado, pelo menos fico a saber que não complicado e pode-se fazer a alteração sem esburacar nada :)
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

thyogo Escreveu:
nelmindo Escreveu:Boas, embora o trabalho até seja relativamente fácil, por quetões relacionadas com a segurança, durante e depois dos trabalhos, recomendo que seja feito por profissionais.
muito obrigado, pelo menos fico a saber que não complicado e pode-se fazer a alteração sem esburacar nada :)
Isso não é bem verdade! se as tomadas estiverem tds no mesmo circuito, ou seja se existirem tubos que interligam tds as tomadas é só repicar dessa tomada que tem condutor de terra e fazer os enfiamentos novamente para as outras tomadas, mas como quase de certeza que não estão tds no mesmo circuito em todos os circuitos independentes tens de enfiar o condutor de protecção a partir do quadro eléctrico e de notar que terás de fazer os enfiamentos para as tomadas todos de novo inserindo o condutor de protecção em cada um dos circuitos, isto porque dificilmente se concebe enfiar um fio numa canalização já com fios inseridos a não ser que seja uma canalização curta, o melhor é desenfiar tudo e voltar a enfiar novamente!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
thyogo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por thyogo »

Mais uma vez obrigado pela informação.
De qualquer modo penso mesmo que estejam separadas por isso esta informação é importante.
marioteg
Curioso
Curioso
Registado: 16 out 2008, 15:20

Mensagem por marioteg »

penso que deves ver cada tomada e tentar nos percursos mais curtos fazer enfiamento novo, onde nao for possivel , vais ter de passar o condutor de terra por calha tecnica
Electricista
Projectista/Instalador ITED
mario gonçalves
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”