Pilhas recarregaveis + inversor

Responder
iasilv
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 14 jan 2008, 16:33

Pilhas recarregaveis + inversor

Mensagem por iasilv »

Boas!

Gostaria de saber qual o resultado prático :roll: da utilização de um inversor 12V CC - 220V AC - 100W juntamente com um conjunto de pilhas 1.5V a 2700 mAh (8 pilhas = 12 V a 2700 mAh).

Caso a minha dedução esteja correcta :idea: , é possivel a utilização de uma lampada :idea: de 100 W durante quanto tempo? :?:

Caso a pergunta seja de resposta demasiado obvia :mrgreen: as minhas desculpas... :mrgreen: de electricidade conheço os choque electricos... hehehe :D

Os meus antecipados agradecimentos.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Pilhas recarregaveis + inversor

Mensagem por nelmindo »

iasilv Escreveu:Boas!

Gostaria de saber qual o resultado prático :roll: da utilização de um inversor 12V CC - 220V AC - 100W juntamente com um conjunto de pilhas 1.5V a 2700 mAh (8 pilhas = 12 V a 2700 mAh).

Caso a minha dedução esteja correcta :idea: , é possivel a utilização de uma lampada :idea: de 100 W durante quanto tempo? :?:

Caso a pergunta seja de resposta demasiado obvia :mrgreen: as minhas desculpas... :mrgreen: de electricidade conheço os choque electricos... hehehe :D

Os meus antecipados agradecimentos.
Se considerarmos um rendimento de 100% seriam 19 min. Mas como o rendimento por razões obvias é inferior, considerando 70% seriam pouco mais de 13min. Por outro lado a capacidade real é inferior à nominal. Se considerarmos 80% que pode ser ainda inferior podendo ir até 50%, devido à violencia da descarga deste caso, se chegar a 10min é uma sorte.
Outro ponto importante, é que se estivermos a falar de pilhas de hidreto-metálico de niquel, a tensão nominal é de 1,2V por pilha, logo para fazer o pack, precisas de 10 e não de 8.
iasilv
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 14 jan 2008, 16:33

Mensagem por iasilv »

Obrigado pela dica! :D

já agora quais as formulas :?: que nos permitem chegar ao calculo dos 19 minutos (que tal como referido serão menos devido ao rendimento).

se colocarmos 2 blocos em paralelo de 10 pilhas em série ficariamos com 12 V a 5400 mAh? :roll:

podemos considerar um rendimento por aproximação de 50% ? ou seria uma aproximação demasiado grosseira?

Um muito obrigado!

PS
no forum onde poderei apresentar um projecto que que estou a contruir?
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

iasilv Escreveu:Obrigado pela dica! :D

já agora quais as formulas :?: que nos permitem chegar ao calculo dos 19 minutos (que tal como referido serão menos devido ao rendimento).

P=100W
“Capacidade nominal”=2700mA ou 2.7Ah
U=12V
Epilhas=2,7x12=32.4Wh ou 116 640J

Plampada=100W, numa hora precisa de 100Wh ou 360 000J

60 min ------ 360 000
x min------- 116 640

x = 19,44min

se colocarmos 2 blocos em paralelo de 10 pilhas em série ficariamos com 12 V a 5400 mAh? :roll:

Sim

podemos considerar um rendimento por aproximação de 50% ? ou seria uma aproximação demasiado grosseira?

Não, seria uma aproximação demasiado optimista. Quando muito uma aproximação de 30 a 40% seria aceitável

Um muito obrigado!

PS
no forum onde poderei apresentar um projecto que que estou a contruir?
Podes anexar imagens tipo jpg, dos esquemas ou fotos tiradas ao equipamento: "Se deseja anexar um ou mais Ficheiros preencha use os campos abaixo:"
Cuidado com a qualidade das pilhas usadas. A descarga nestas condições é muito violenta. Estamos a falar de passar na pilhas, correntes na ordem dos 20A a 30A, isto sem falar nas secções dos fios a utilizar, que podem aquecer ao ponto de se incendiarem.
joao2004
Curioso
Curioso
Registado: 17 set 2008, 15:26

Mensagem por joao2004 »

Atenção que pilhas não suportam essa corrente de descarga...

Quanto maior a corrente de descarga, menor a capacidade útil da pilha... é preciso também contar com a impedância interna da pilha (por exemplo uma nimh AA 2700mAh da sanyo, das melhores pilhas do mercado, tem uma impedância de 0.025 ohm)

Para a aplicação que pretendes terias de usar pilhas tipo D (e de qualidade)
Responder

Voltar para “Dúvidas”